Portugal

Porto: Passeio de barco pelo Douro e ônibus turístico

Portugal | 27/10/14 | Atualizado em 30/09/21 | 13 comentários

Ahhh, o Douro! Uma das beiras de rio mais lindas que já vi é a do Porto. E por tabela, de Vila Nova de Gaia, a cidade que fica do outro lado do dito cujo. Já falei aqui de algumas coisas legais que você pode fazer nessa parte delícia das duas cidades irmãs, mas tem outro jeito massa de curtir a paisagem: fazendo um passeio de barco ;) Sou fã de rios e pontes, então já dei um rolé pelo rio em Sevilha, Budapeste, Paris, Amsterdã e onde mais consegui. Acho massa ter essa visão diferente do entorno, e no Porto, com o clima maravilhoso de junho e aquela atmosfera incrível da Ribeira, não podia pular o passeio.

Os barquinhos turísticos saem da margem do Cais da Ribeira e a passagem custa a partir de € 10 por pessoa. Várias empresas oferecem o passeio, mas algumas opções são a Douro Azul e a Via Douro. Fiz esse último, por motivos de economia que explico mais adiante, e achei bem legal. O tour que eles chamam de “cruzeiro das seis pontes” dura cerca de uma hora e faz um percurso bem legal, saindo do cais da Estiva e passando pela Ponte D. Luís, o Mosteiro da Serra do Pilar, a Ponte do Infante, a Ponte D. Maria Pia, a Ponte de S. João e a Ponte do Freixo. No caminho, você passa por várias casas lindinhas, coloridas e desiguais <3 E no caso da Douro Azul, os barcos funcionam no esquema hop on – hop off, ou seja, você pode descer num ponto e depois pegar a embarcação de novo :)

~IMG_9152

~IMG_9155

E já que estamos falando de passeios turísticos, outro que fiz por lá foi o daqueles ônibus hop on – hop off que existem em várias cidades mundo afora. Normalmente prefiro bater perna, mas meu pai adora ter essa visão mais geral da cidade e é fã desse esquema. No Porto, achei que valeu à pena, porque além de ter essa noção melhor de como a cidade se organiza, passei pelas praias, que ficam um pouco mais afastadas. Sem falar que adoro essa visão de camarote, sentada no primeiro andar ^^ E é uma boa opção pra quem tem pouco tempo e quer ver muita coisa, né?

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Procurando hospedagem no Porto? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços

~IMG_8889

Existem pelo menos duas empresas que fazem o passeio: a City Sightseeing e a Yellow Bus. Escolhi a segunda, que tem duas opções de roteiros: Porto Histórico e Porto dos Castelos, cada um com duração de mais ou menos duas horas (se você ficar descendo e subindo em várias paradas, obviamente demora mais. hehe). Existem também vários “combos” com outros passeios. Se quiser combinar o rolê no ônibus turístico com um passeio de bonde e uma viagem no Funicular dos Guindais pagando menos que no site oficial, acesse o site da Ticketbar, parceira do blog.

Além de percorrer praticamente todos os lugares que mencionei no post sobre o Centro Histórico e no da Ribeira, o tour passa por outros pontos como o Museu do Carro Elétrico, a Foz do Douro, a Anêmona (essa escultura/instalação meio estranha aí de baixo), as Praias de Matosinhos, o Castelo do Queijo, a Fundação Serralves e a Casa da Música (que entram no último post da série sobre o Porto). Resumindo: se você não estiver viajando no nível hard de economia e pretender visitar todas as atrações do “combo”, vale muito a pena! :D

Compre seu ingresso com desconto para o passeio de ônibus Hop on Hop off + passeio de bonde + funicular

~IMG_9395

~IMG_9383

~IMG_8845

~IMG_8852

~IMG_8858

Leia mais:

O tradicional São João do Porto

Porto: Explorando o Centro Histórico

Porto: Ribeira e caves de vinho do Porto

Posts Relacionados

13 Comentários

  1. Luciano Pimenta Gnone Filho

    Obrigado pelas informações. Foram de muita ajuda para o meu planejamento de viagem ao Porto. Parabéns pelo seu trabalho, o que mostra o seu altruísmo. Me orgulho de ser seu conterrâneo.

    • Oi, Luciano! Que alegria ler esse comentário :) Muito obrigada! Espero que sua viagem seja incrível. Um abraço!

  2. Renata Santos

    Adorei ter encontrado seus comentários.
    Muito úteis, objetivos e tem tudo que é necessário. Devo ir a Portugal em março e não conheço o Porto. Fiquei com vontade de incluí-lo na minha viagem. Obrigada.

    • Oi, Renata! Vale a pena incluir sim! Portugal tem muitos lugares incríveis que ainda não conheço, mas o Porto é uma graça :) Um abraço!

  3. Rosa Maria Rabelo

    Olá Luísa pretendo fazer uma viagem a Portugal (já conheço), mas, a idéia é explorar bem o Porto e fazer o cruzeiro pelo D’Ouro. O que você aconselha de melhor? Vamos ter de 15 a 20 dias diponíveis.
    Qual a melhor época?
    Obrigada, abraços
    Rosa Maria

    • Oi, Rosa! Em Portugal, só conheço Lisboa e o Porto mesmo, por enquanto :) O ideal é ir pra o Porto na primavera ou no outono, porque faz bastante calor no verão e imagino que vente bastante no inverno, mas também vale a pena ir no São João, como eu fiz, se você tiver interesse em ver como é essa festa tão tradicional por lá. Pra conhecer a cidade com calma, uns quatro dias são suficientes, mas tem muita coisa interessante pra explorar nos arredores! Um abraço

  4. Ana Maria Nunes

    Bom dia Luisa! Sou de Recife ,estou indo ao Porto em fevereiro com meu marido , esses passeios que você mencionou é feito também nesse mês ? Obrigada antecipadamente pela resposta. Adorei seu post.

  5. Marcia

    Por favor, gostaria de saber se esse passeio está disponível em janeiro por ser inverno.
    Grata, parabéns
    Márcia

  6. camila stela

    Olá luísa
    Estou adorando suas dicas , que nos ajuda muito . Se você puder me orientar se posso deixar para comprar o ingresso em Porto no dia , ou devo comprar antecipadamente . vou no final de maio . desde já ,agradeço .

    • Oi, Camila! Que bom que as dicas têm sido úteis :D Normalmente é tranquilo comprar no dia, sim, mas algumas empresas oferecem desconto pra compra antecipda :) Um abraço!

  7. Camila

    Gostei das dicas e me fale mais dos barcos prq esta o mesmo valor, mas vc mencionou questão de economia .pode me ajudar? Vou c minha mae de 70 anos.

Deixe o seu comentário