Ceará

O que fazer no Centro de Fortaleza

Ceará | 21/10/15 | Atualizado em 13/10/22 | 8 comentários

Da última vez em que fui a Fortaleza, dei o azar de pegar chuva quase todo dia, logo numa cidade onde as praias estão entre as principais atrações. Ainda assim, deu pra curtir a vista nublada da Praia de Iracema e um dia de sol com direito a caranguejo e até massagem na Praia do Futuro! Mas esteja o céu nublado ou ensolarado, tá tranks: tem muito mais o que fazer em Fortaleza além de se bronzear.

Já falei neste post sobre as comidinhas delícia que provei por lá, e aqui vai o roteirinho básico pelo Centro da cidade e arredores, começando pela região da Praia de Iracema. Dá pra percorrer todos esses pontos a pé, em uma tarde apressada ou em um dia inteiro com mais calma.

Veja também:
Onde se hospedar em Fortaleza
Passeios guiados e excursões em Fortaleza e arredores

print-instagram

Clique aqui pra abrir o mapa acima no Google Maps

O que fazer em Fortaleza: roteiro pelo Centro

Centro Dragão do Mar

Começamos o tour por lá porque ele ficava perto do nosso hostel e é um dos points mais concorridos entre turistas e moradores. Confesso que bateu a invejinha por não ter um igual no Recife ;) O Dragão do Mar é um complexo cultural cheio de atrações, como um cinema, um planetário, um teatro, a deliciosa Cafeteria Santa Clara, um teatro a céu aberto, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense e vários barzinhos que ficam super animados no cair da noite (achei a vibe meio adolescente, mas pode ter sido impressão).

Sem falar nos muros pintados lindões e nas feirinhas independentes que rolam no pátio e eu tive a sorte de presenciar. Lá no site oficial você encontra a programação de cada semana, com muita coisa gratuita. Se der, faça o roteiro ao contrário, porque o ideal é ir mais pra o fim da tarde, pra pegar mais atrações abertas. Ou então volte no Dragão depois e fique direto pra night, que nem eu fiz!

Rua Dragão do Mar, 81 

~IMG_0016

~IMG_0244

~IMG_20150307_110511372

~IMG_0161

Tem tempo sobrando na capital cearense? Veja dicas de passeios de um dia partindo de Fortaleza no blog Vamos por aí. Ou, se tiver ainda mais dias, vá até a charmosa Jeri! Veja no blog Volto Logo o que fazer em Jericoacoara.

Mercado Central

Esse é um mercado público tradicional, cheio daqueles artesanatos lindinhos que você encontra em muitos lugares do Nordeste. A diferença pra outros mercados que já visitei é que ele é enorme, com vários andares, e bem organizado. Isso torna a visita mais prática, mas sem o charme de um mercado como o de São José, aqui no Recife.

Vale a pena a visita, principalmente pra quem procura coisinhas típicas pra levar pra casa, de cachaças a itens de couro. No térreo, você encontra um centro de informações turísticas, onde aproveitamos pra pegar mapinhas e um guia oficial do Estado. Dica: compre castanhas caramelizadas <3

Av. Alberto Nepomuceno, 199   

~IMG_0035

~mercado-colagem

~IMG_0045

Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção

Quase em frente ao Mercado você encontra esse forte que tem o mesmo nome pelo qual a cidade era chamada originalmente. A fortificação foi construída em 1649 pelos holandeses em suas tentativas de ocupar o Nordeste. Depois, a Coroa Portuguesa se apossou da construção. Atualmente, o lugar sedia o Quartel-General da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro.

Catedral Metropolitana

A Igreja da Paróquia de São José chama atenção por seu estilo gótico. Não entrei, mas vale a pena dar uma olhada, nem que seja de fora mesmo, já que ela se destaca na paisagem e também fica bem pertinho do Mercado e da Fortaleza.

~IMG_0052

Passeio Público

Caminhando mais uns minutinhos você chega ao Passeio Público, também conhecido como Praça dos Mártires. Falei dele no post de turismo comilônico, porque ele abriga o charmoso Café Passeio, que serve uma feijoada deliciosa aos sábados, no esquema self-service. Mesmo que você não vá comer, o lugar é superagradável e arborizado, tendo sido revitalizado em 2007 depois de muitos anos de abandono. Ah, e ainda dá pra ver o mar :)

~IMG_0076

~IMG_0078

~IMG_0059

Cadeia Pública (Emcetur)

Logo mais à frente você chega à antiga Cadeia Pública da cidade, um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade. As antigas celas hoje abrigam lojas de artesanato e no primeiro andar você encontra o Museu de Arte Popular e o Museu da Mineralogia, que não cheguei a visitar.

Rua Senador Pompeu, 350

~IMG_0106

~IMG_0116

Theatro José de Alencar

Saindo de lá, pegue a Rua General Sampaio até chegar no Theatro José de Alencar. Nesse caminho você vai passar pelo centrão mesmo, com lojas populares, feira de roupas e tal. Não é dos percursos mais bonitos, mas é massa pra ver um lado menos turístico da cidade, e o ponto final é uma ótima recompensa: que lindeza esse teatro, viu?

Rolam visitas guiadas em vários horários, mas no dia em que eu fui elas estavam suspensas. Ainda assim, é liberado circular pelas partes externas, e passei um bom tempo passeando e sendo atacada por pássaros, como registra a foto abaixo :P

R. Liberato Barroso, 525

~IMG_0141

Daí, dá pra visitar também a Praça do Ferreira, o Museu do Ceará, a Praça General Tibúrcio (também conhecida como Praça dos Leões), a Academia Cearense de Letras, a estátua da escritora Rachel de Queiroz… Mas eu confesso: pulei essa parte e fui me arrumar pra ir tomar uma cervejinha ;) Saudades, Fortaleza! <3

Voluntariado em Fortaleza

Se você quiser viver uma experiência mais imersiva em Fortaleza e ainda economizar bastante na viagem, uma dica é fazer um voluntariado pela Worldpackers. Através dessa plataforma você troca algumas horas semanais de trabalho por acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Além de não gastar com hospedagem, você tem a chance de aprender coisas novas, curtir o destino com mais calma e conhecer pessoas interessantes de várias partes do Brasil e do mundo.

Existem vagas muito legais de voluntariado em Fortaleza e várias outras cidades do Ceará, com funções que vão de recepção de hostel e produção de conteúdo para redes sociais a ajudante em agrofloresta e cuidado de animais.

Quando for fazer seu cadastro, use o cupom JANELASABERTAS e ganhe 20% de desconto. Para saber mais, confira o guia completo sobre troca de trabalho por hospedagem aqui no blog.

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Bóia

    Oi, Luisa. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    • Luísa Ferreira

      Massa! Valeu, Natalie :)

    • Luísa Ferreira

      Massa! :) Valeu, Natalie!

  2. Mônica

    Gostei muito das informações, especialmente o modo estruturado e leve que você fez. Beleza Luísa.

    • Luísa Ferreira

      Que bom, Mônica! :D Obrigada!!

  3. FERNANDO ALBERTO DUTRA FERNANDES JUNIOR

    Boa dica gostei muito, queria saber se domingo é um bom dia pra fazer esse passeio, pq tenho medo das coisas estarem fechadas ? Obrigado

    • Oi, Fernando! Eu não moro em Fortaleza e já faz alguns anos que fui lá pela última vez, então não sei te confirmar qual o funcionamento atual dos lugares mencionados no post :/ Tenho quase certeza de que o Centro Dragão do Mar e o Theatro José de Alencar funcionam aos domingos, mas recomendo buscar as informações através dos sites, redes sociais ou telefones oficiais de cada atração :) Um abraço!

  4. sesiom

    fortaleza e um centro historico assim como nossas praia por onde andou iracema a virgem dos labios de mel faz parte de nossa historia assim como outros raquel de queiroz variedades com gente hospitaleira e um swou de humos como nenhum lugar tem assim como os humorista cde nossa terra amo meu ceara amo minha nossa fortaleza

Deixe o seu comentário