Livros

Meu Livro do Rio: para (re)descobrir a Cidade Maravilhosa

Livros | 01/03/16 | Atualizado em 03/06/22 | Deixe um comentário

Meio guia, meio almanaque de curiosidades, o Meu Livro do Rio me deixou com ainda mais vontade de conhecer melhor o Rio de Janeiro. De leitura rápida, ele traz um bocado de informações práticas e curiosidades – eita apuração trabalhosa! – e aborda de forma divertida o espírito de uma cidade já tão retratada em todo lugar.

Palmas ao jornalista Luiz André Alzer e ao cartunista Bruno Drummond por reunir tantas dicas legais num formato interessante. Em algumas horinhas de leitura pude saber a história do Biscoito Globo, descobrir várias curiosidades sobre as praias da cidade, ver quais são os ônibus que passam em cada parte da orla, aprender alguns termos do “carioquês”, conferir uma lista de lugares delícia pra comer bem e até saber quais são as infrações de trânsito mais comuns na cidade.

meu-livro-do-rio4.2

O livro também tem uma pegada meio “interativa”, com espaços em branco pra serem preenchidos pelo leitor – você pode colar ingressos de shows, dar notas pra restaurantes e dizer quais escolas de samba deveriam ter sido campeãs em cada ano. Não são tantos espaços assim, mas pode ser uma forma de compor um souvenir legal pra quem passa um tempo na Cidade Maravilhosa. ;)

Leia mais:

Todos os posts sobre livros

meu-livro-do-rio5.2

Várias informações já foram direto do livro pra o meu protótipo de roteiro pra próxima ida à cidade: comer um sanduíche de pernil, abacaxi e queijo no Cervantes; ver o pôr do sol na varanda do Restaurante do Bira e no Parque da Cidade; sentar na beirinha da Ponte da Saudade, em Paquetá; tomar café da manhã e passar o dia no Instituto Moreira Salles; tomar sorvete no Mil Frutas; ver a missa solene do Mosteiro de São Bento, com canto gregoriano; tomar um café no Pérgula, no Copacabana Palace… E por aí vai. :)

Sem falar nas dicas de restaurantes centenários, bares interessantes e feiras descoladas, além de um pequeno guia de coisas inusitadas que você encontra no Saara e de duas listas de lojas legais pra conhecer no Cadeg e no Mercadão de Madureira.

E enquanto eu não volto pra lá, dá até pra fazer uma pequena viagem pela cidade através do cinema, já que o livro traz uma compilação de filmes rodados por lá, ou então através da culinária, testando receitas tradicionais cariocas (ainda que seja melhor comer as versões originais, é claro :D).

meu-livro-do-rio7.2

meu-livro-do-rio3.2

meu-livro-do-rio2.2

meu-livro-do-rio8.2

Ah, e curti também a lista de aplicativos úteis, que inclui desde o Bike Rio (pra usar as bicicletas laranjinhas de aluguel) e o Rio ao Vivo (que mostra imagens em tempo real de várias câmeras) a apps que dão dicas de programas interessantes na cidade, como o Agenda Carioca e o A Carioca, e outros que facilitam a vida de quem usa transporte público, como o Metrô Fácil e o Moovit. <3

meu-livro-do-rio6.2

Sacou a vibe, né? O livro é útil pra quem ainda não conhece a cidade, pra quem já a visitou um punhado de vezes e, arrisco dizer, até pra quem nasceu e cresceu por lá – que deve ter ainda um par de coisas pra descobrir ou relembrar. Despretensioso e leve, o Meu Livro do Rio é quase tão gostoso quanto a cidade. ;)

Comprei o livro e o recomendei por iniciativa própria, mas se você comprá-lo pela Amazon usando o botão ou os links acima, o blog ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. O Janelas Abertas preza pela transparência com os leitores: você não vai encontrar aqui nenhum conteúdo de caráter comercial que não esteja sinalizado como tal. As opiniões expressas no texto são minhas e não sofreram influência de terceiros. Para saber mais sobre as políticas do blog, clique aqui

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário