Aprendizado e trabalho

Como aprender espanhol online: recursos gratuitos

Aprendizado e trabalho | 14/01/17 | Atualizado em 02/01/24 | Deixe um comentário

É meio doido pensar que, apesar de estarmos rodeados de hispanohablantes, grande parte dos brasileiros não fala nada de espanhol (não além do portuñol, pelo menos). Tá certo que somos um país enorme e que a colonização cultural impõe o inglês como língua internacional, mas vale a pena fazer um esforcinho pra desenrolar o idioma de nossos companheiros de continente, né? Além do mais, é bem fácil aprender espanhol online de graça, então não tem muita desculpa.

Já falei aqui sobre várias formas de estudar línguas online de graça e fiz posts focados em dicas pra aprender ou praticar francês e alemão, mas ainda não tinha feito o mesmo pra o idioma de Cervantes, que me levou a viver experiências incríveis em Buenos Aires, Sevilha e Valladolid.

Confira, agora alguns recursos disponíveis na nossa querida internet, no maravilhoso esquema 0800, pra você ir além da enrolación e aprender espanhol online.

Recursos para aprender espanhol online

Aulas de espanhol online

Se o que você procura são aulinhas propriamente ditas, existem várias opções que ajudam a começar ou a revisar algum assunto. Se você entende inglês, uma boa opção é o BBC Languages, que tem aulas pra iniciantes, frases úteis pra viagens, um guia básico da língua, links úteis e outros recursos.

Já o Practica Español, da Agência EFE, tem uma versão voltada pra o público brasileiro, com dicas de gramática e vocabulário, notícias e músicas.

Apesar do layout sem graça, achei o Bom Espanhol interessante também. Ele tem páginas de vocabulário, frases úteis e gramática, além de aulas e uma série de recursos úteis como fórum pra tirar dúvidas, conjugador de verbos, músicas com a letra, joguinhos…

O Espanhol Grátis, também meio feioso, é outra opção pra aprender espanhol online. O site inclui aulas simples online, assuntos de gramática, exercícios, textos, diálogos e outros materiais.

Sites de notícias em espanhol

Como o espanhol é parecido com o português (mas não tão parecido que não seja preciso estudá-lo, hein?), depois que você adquire um vocabulário básico não é assim tão difícil ler textos no idioma. Por isso, uma boa forma de aprender espanhol online é ler notícias em sites de jornais como El País e El Mundo, BBC Mundo ou publicações de países latino-americanos.

Você também pode buscar os sites de revistas focadas em coisas que você curte. Alguns exemplos são as versões espanholas da National Geographic e da Vogue e a Traveler da Condé Nast, mas existem muitas outras. Um bom recurso pra explorar diferentes meios de comunicação em espanhol é o site Kiosko.net, que tem índices divididos por categorias.

Leia também:
16 razões para aprender novos idiomas
Guia completo sobre estudos no exterior
Guia completo sobre aprendizado de idiomas
Como aprender ou praticar idiomas de graça na internet

Livros em espanhol

Existe um punhado de livros em espanhol nas principais listas de clássicos da literatura, desde nomes como Miguel de Cervantes a escritores mais atuais como Gabriel García Marquez.

Por isso, o difícil é escolher entre os grandes nomes de vários países, como os argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, a nicaraguense Gioconda Belli, os chilenos Isabel Allende, Pablo Neruda e Roberto Bolaño e o espanhol Carlos Ruiz Zafón. Pra quem ainda tá num nível intermediário, recomendo apostar em contos e crônicas.

Alguns desses livros podem ser encontrados pra download gratuito pela internet (tem os que estão sob domínio público, como Don Quijote), ou por preços baixos em sites como Estante Virtual, que reúne vários sebos do Brasil, e livrarias. Uma dica é baixar a amostra do eBook no site da Amazon, se houver, pra conferir se o nível de dificuldade do livro tá adequado pra você antes de comprá-lo.

TV e rádio em espanhol

Já está desenrolando na leitura, mas não entende nadica quando alguém começa a falar em espanhol? Não se desespere: de fato, a compreensão oral pode ser bem mais complicada. Pra melhorar nesse aspecto, como sempre, é preciso prática. E esse é outro aspecto bem legal de praticar ao estudar espanhol online.

Pra quem tá começando, recomendo recursos como o site News in Slow Spanish, que traz uma compilação de notícias em espanhol falado bem devagar, pra quem está aprendendo mesmo. O site é em inglês, mas dá pra mexer nele mesmo sem saber o idioma, porque o “grosso” do conteúdo é em espanhol.

E quando você já estiver com mais segurança no idioma, pode partir pra os sites de canais de TV hispânicos normais, como RTVE, Canal Sur, La Sexta e TeleMadrid. Eles têm alguns vídeos disponíveis online, e as imagens dos VTs também ajudam na compreensão quando o repórter falar rápido demais.

Outra dica é procurar podcasts em espanhol, usando plataformas de áudio como o Spotify. E o site TuneIn também dá acesso a rádios “normais” de países hispanohablantes.

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Séries em espanhol

Pra uma pegada mais de entretenimento, a dica é acompanhar séries. Olha só que delícia: você pode passar o dia no Netflix sem culpa, porque tá “estudando”. Pra quem está no comecinho, costumo indicar a série Extr@, uma sitcom criada pra o ensino de idiomas, que você encontra no Youtube buscando por “Extra en español”. Os episódios são bobinhos, mas os diálogos são ótimos pra nível iniciante.

E, mais uma vez, se você já tem um nível mais alto de compreensão, se jogue nas séries “normais”. Amigos me indicaram as argentinas Los Simuladores e Estocolmo e a mexicana Club de Cuervos.

Sem falar em La Casa de Papel, que virou um grande sucesso aqui no Brasil. Ah, e também tem a famosa Narcos e a Pablo Escobar, produção colombiana que também conta a história do traficante. Outras que falam sobre tráfico de drogas e também estão na Netflix são El Cartel e La Reina Del Sur.

aprender espanhol online com séries de TV

Filmes em espanhol

Sua vibe é mais cinema mesmo? Então o que não faltam são ótimos filmes em espanhol, de diversos países. Algumas sugestões que achei na Netflix são os argentinos O Segredo dos Seus Olhos, Elefante Branco e Tese sobre um Homicídio e os espanhóis A Pele que Habito e Tudo Sobre Minha Mãe. Mas vale dar uma olhada também em outros serviços de streaming!

E Tua Mãe Também, Um Contratempo, O Labirinto do Fauno, Um Conto Chinês, Medianeras, Volver, Diários de Motocicleta, Fale com Ela e Relatos Selvagens são outros ótimos títulos.

Palestras do TED em espanhol

Sabe quando a vida tá corrida (tipo sempre) e você só tem aquela meia horinha de almoço pra manter o idioma em dia? Nesses casos, uma dica pra aprender espanhol online é ver palestras da série de conferências TED, que são curtinhas e quase sempre interessantes.

Esse perfil do Youtube do TED em espanhol tem todo tipo de assunto pra escolher, de tecnologia a arte, e nesse Tumblr você encontra alguns vídeos das versões independentes do evento, os chamados TEDx.

aprender espanhol online com palestras do TED

Música em espanhol

E eu não podia deixar de mencionar, é claro, um dos métodos mais clássicos pra aprendizado de idiomas “por osmose”: música. Quem nunca adquiriu vocabulário em inglês ouvindo uma Britney Spears da vida, né?

Nessa área não tenho tantas dicas legais, já que na época em que estudava espanhol eu ouvia basicamente Alejandro Sanz (não me julguem, músicas bregas são as melhores pra cantar), Julieta Venegas e Calle 13.

Mas você pode dar uma conferida em rádios online tipo a TuneIn e explorar o Spotify, o Youtube… E também compartilhar aqui os artistas hispânicos que você recomenda! Se tiver o costume de usar músicas pra aprender espanhol online, conta aí nos comentários.

Outros recursos para aprender espanhol online

Esses recursos que mencionei no post são específicos pra quem quer aprender espanhol online, mas existem várias outras formas de usar a internet com esse objetivo. Pra conferir mais dicas de dicionários, fóruns, gramáticas, aplicativos e plataformas pra intercâmbio de idiomas, dê uma olhada nesse post em que compilei recursos pra o aprendizado de várias línguas. As dicas são todas no esquema 0800 que a gente ama!

Você tem outras dicas pra aprender espanhol online? Já usou algum dos recursos acima? Conta aí nos comentários.

Crédito da foto em destaque: Pexels – licença Creative Commons Zero (CC0)

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário