Paraná

Parque das Aves: uma ótima surpresa em Foz do Iguaçu

Paraná | 20/01/17 | Atualizado em 05/01/23 | Deixe um comentário

Eu nunca tinha pensado em visitar o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, porque não tinha um interesse particular por pássaros e não curto a ideia de bichos enjaulados. Mas minha simpatia pelo lugar, que fica ao lado do Parque Nacional do Iguaçu, começou quando conheci a história por trás dele.

O parque foi inaugurado em 1994 por um casal que se apaixonou por aves depois de ganhar um filhote de Papagaio-do-Congo, quando moravam na Namíbia. Um amigo sugeriu à família que fosse pra Foz, e Dennis Croukamp e sua esposa Anna embarcaram nessa aventura. Infelizmente, Dennis morreu dois anos depois da inauguração, mas sua esposa continuou cuidando do espaço.

Leia também: Onde ficar em Foz do Iguaçu: de resorts a opções gratuitas

Corta pra os dias de hoje: o Parque das Aves é o maior da América Latina, com mais de 1320 aves de 143 espécies diferentes. Mas o mais legal dessa história não é só a realização de um sonho, e sim o trabalho que eles fazem por lá.

É que 50% das aves que vivem ali foram resgatadas de maus tratos e do tráfico, depois de apreensões realizadas pela Polícia Ambiental, Polícia Federal e pelo Ibama. Muitos desses animais são resgatados de ambientes em que sofriam maus tratos ou do tráfico, enquanto outros sofreram acidentes.

Vários chegam fisicamente debilitados: com asas cortadas, bicos e membros parcialmente amputados, cegos e sem condições de voo, esses animais muitas vezes não são aceitos por outros zoológicos, porque precisam de cuidados especiais.

E lá no Parque das Aves eles têm uma equipe capacitada pra tratar dos bichinhos, especialmente os que não podem voltar à natureza e ficam vivendo em ambientes que simulam o habitat de cada espécie. Além disso, 43% das aves do parque, muitas delas espécies ameaçadas, nasceram lá mesmo.

parque-das-aves2

parque-das-aves7

Leia mais:
Todos os posts sobre Foz do Iguaçu

Mas tudo isso seria “apenas” a história de uma instituição legal, se a visita não fosse tão legal quanto. O lugar é superorganizado e bem cuidado, com uma sinalização colorida e lúdica pra conquistar os pequenos (não vou negar que achei superfofo também).

parque-das-aves16

Na hora de comprar o ingresso você recebe um mapinha que indica o que vai ver a seguir, mas é só ir percorrendo a trilha pra observar a diversidade de tamanhos, formatos e cores de pássaros – a maioria deles desconhecidos pra mim. Tem de periquitos a avestruzes, passando por harpias, corujas e flamingos.

parque-das-aves8

parque-das-aves15

parque-das-aves9

Sim, flamingos, animais que não por acaso estão super na moda – afinal, eles arrasam, né? O interessante é que essas criaturas elegantemente cor de rosa ficam rodeadas de espelhos. É que no habitat natural, eles tão acostumados a ter muitos migos ao redor, então usaram essa estratégia pra eles sentirem que tão num bando maior. São tão lindos que inclusive merecem uma overdose de fotos aqui. ;)

parque-das-aves6

parque-das-aves5

parque-das-aves4

parque-das-aves3

Entre os pontos altos da visita tá o Viveiro das Araras, um espaço enorme (também o maior da América Latina) por onde os visitantes podem circular enquanto araras azuis e vermelhas e papagaios voam pra lá e pra cá e até assustam a galera com uns rasantes. Dá vontade de passar horas ali, sentada, se sentindo no meio da floresta.

parque-das-aves17

parque-das-aves18

Outro espaço parecido é o Viveiro Pantanal, onde você passa por uma passarela e também dá de cara com uns pássaros bem lindos, com destaque pra os maravilhosos tucanos. Achei eles bem divos, comendo e fazendo pose pra fotos com aquele bico nada discreto. Parecem de mentira!

parque-das-aves10

parque-das-aves12

parque-das-aves11

Pra conquistar meu coração de vez, tem também um Borboletário, onde o desafio é reconhecer as borboletas que ficam meio camufladas no meio das plantas. Esperava mais borboletinhas coloridas, mas achei lindo.

Além de torcer pra uma delas pousar em mim, fiquei admirando os beija-flores que aparecem vez ou outra. Ah, e uma parte interessante são os “aquários” que mostram borboletas em suas diferentes fases, do casulo à versão “adulta”, passando por lagartas não tão charmosas assim. :P

parque-das-aves21

parque-das-aves19

parque-das-aves22

parque-das-aves20

Você também encontra no parque alguns répteis, como cobras, tartarugas e jacarés.

parque-das-aves13

E além de todos esses simpáticos animais, lá você encontra wi-fi grátis, ótimo pra postar várias fotos dos bichinhos fofos, como eu fiz, hehe.

Também tem uma lanchonete bonita, chamada Tropicana (com preços um pouco salgados), e no final um restaurante (Recanto dos Flamingos, que não tive tempo de visitar) e uma lojinha de souvenir onde encontrei até umas coisas compráveis (tipo o calendário de mesa que agora fica aqui do meu lado e custou R$ 8).

parque-das-aves14

É bom ir com roupas leves e confortáveis, mas em comparação com as trilhas das cataratas achei o passeio bem tranquilo – até porque o percurso não é muito longo e, apesar de úmido, o lugar não tem tanto sol por ser todo arborizado. Ah, e me aconselharam passar repelente antes de ir; não vi muitos insetos, mas não custa prevenir.

Dá pra fazer o passeio em menos de duas horas, mas eu reservaria um pouco mais pra caminhar com calma e tirar muitas fotos.

Atualização em dezembro de 2019: eles oferecem atualmente um passeio opcional chamado Backstage Experience, que permite entrar em contato direto com algumas das aves e saber mais sobre o trabalho de conservação do parque.

Geralmente não sou a favor de atrações que promovam interação direta com animais. No entanto, de acordo com o parque, esse momento de interação é sempre monitorado por especialistas e feito em pequenos grupos, focando no bem estar do animal. Lembre-se de nunca tocar ou alimentar animais silvestres por conta própria, pra sua segurança e a deles.

parque-das-aves25

Serviço

Parque das Aves
Av. das Cataratas, Km 17.1
Horário: todos os dias das 8h30 às 17h
Telefone: 45 3529-8282
Ingressos: R$ 45
Aqui você encontra informações sobre linhas de ônibus

Atenção: As informações práticas, horários e valores informados no post são referentes ao mês de dezembro de 2016 e podem mudar a qualquer momento. Antes de viajar, por favor confirme as informações. O Janelas Abertas não se responsabiliza por mudanças nas atrações após a data em que foi feita a visita. Se alguma coisa mudar e você puder vir contar aqui nos comentários pra eu atualizar o post, agradeço muito! Boa viagem. \o/

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário