Espanha

O que fazer em Burgos, na Espanha

Espanha | 02/10/12 | Atualizado em 03/06/22 | 3 comentários

Pouco depois de chegar na cidade espanhola de Valladolid, onde fiz meu mestrado, fui visitar Burgos, a segunda cidade mais povoada de Castilla y León. Ela fica a 245 km de Madrid e 125 km daqui. Fomos (eu e um grupo de meninas alemãs, francesas e belgas) de trem, em uma viagem de pouco mais de uma hora. Quer saber o que fazer em Burgos? Vem que eu te conto.


Chegando à estação, que fica a uns 20 minutos do centro, pegamos o ônibus 25 (0, 95 ) até a Plaza de España, onde tomamos um café pra nos esquentar e encontramos um casal de alemães que nos mostrou a cidade :)

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.


Antes de mais nada, aquele breve contexto histórico: Burgos foi fundada como fortaleza em 884 e, durante a Guerra Civil Espanhola, foi sede do governo de Franco. A cidade é atravessada pelo Caminho de Santiago (vi vários idosos com mochilão, coisa fofa) e é famosa por ser rica em arte gótica. Nesse tópico, a grande atração é a Catedral de Santa María La Mayor de Burgos, mais conhecida simplesmente como Catedral de Burgos. Enorme e lindona!

Ela é bem diferente da maioria dos templos religiosos que se vê na Espanha. Pudera: sua construção foi inspirada em modelos franceses como a de Reims. É o monumento mais representativo da cidade, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. Além dela, há também vários monastérios e igrejas que merecem uma olhada.

Circuito religioso à parte, outro ponto turístico da cidade é o Castillo de Burgos, que, na verdade, não é mais um castelo – dele, restaram apenas as ruínas, e a gente só descobriu isso ao chegar lá :P Pelo que sobrou, não dá pra discernir muita coisa da construção original, mas a visita vale pela vista (ele fica em uma colina a 75 metros do nível da cidade) e pela ida às galerias subterrâneas, que parecem estreitas cavernas (claustrofóbicos devem passar longe).

Procurando hospedagem em Burgos? Clique aqui e encontre as melhores opções para sua viagem


O edifício já serviu pra defesa, foi alcázar real, prisão e alojamento pra nobres. Em volta dele, tem um parquinho com brinquedos pra crianças, jardins e, descendo um pouco a colina, a melhor parte: um mirador, de onde se vê uma grande panorâmica da cidade, com boa visibilidade da catedral.


De volta ao nível da cidade, tive um gostinho de parque (que eu amo). Margeando o Rio Arlanzón, desde a altura da catedral até um pouco depois da Plaza Mayor, está o Paseo del Espolón, um caminho arborizado e ajardinado super agradável, com um coreto charmoso. 


E, é claro, não dá pra deixar de fora a própria Plaza Mayor. Diferentemente da maioria das suas irmãs, como a de Valladolid, a de Salamanca e a de Madrid, ela é irregular, e não quadrada. Há algumas centenas de anos, o lugar era o maior centro de atividade comercial da cidade. Desde o século 18, no entanto, foi implantado ali o centro administrativo da cidade e é onde fica o prédio do ayuntamiento (prefeitura).

Já no quesito comida, os pratos típicos da cidade incluem a morcilla (embutido escuro, à base de sangue) e o queijo de Burgos (branco e macio, originalmente feito com leite de ovelha). Infelizmente não provei nenhum dos dois (shame on me), mas almoçamos em um restaurante/bar bem legal. O Comidillas de San Lorenzo, na Calle San Lorenzo, tem decoração clean e fofa e um ambiente bem agradável. 

E, o que é melhor, um bom custo/benefício ;) Enquanto no térreo se come tapas (pequeninas porções de comida), o primeiro andar tem mesas e um cardápio de raciones (porções maiores). Comi uma tosta de solomillo con queso brie (em linhas gerais, um pão com carne de porco e queijo, acompanhado de batatas) por uns 5 euros. Tava delícia e fiquei suuuper satisfeita. Recomendo uma sangría pra acompanhar ^^

 

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Antonio Inacio

    Estoy muy encantado con los pontos turisticos, la culinaria,las cidades de Espanha y con las chicas

  2. Márcia Ribeiro

    Adorei todas as dicas estou visitando a Espanha alugamos um motor home uma experiência incrível. Suas dicas tem me ajudado muito. Beijos

    • Oi, Márcia! Que delícia! Tenho o sonho de viajar de motorhome um dia :) Fico feliz demais por ter ajudado. Obrigada por comentar! Aproveite a viagem :)

Deixe o seu comentário