Espanha

Bares em Valladolid: a atmosfera de conto de fadas do Colmao de San Andrés

Espanha | 07/10/12 | Atualizado em 03/01/18 | Deixe um comentário

Sair pra tapear e tomar uma caña (cerveja) ou uma copa de vino ou do que for é um dos hábitos mais espanhóis. Por isso mesmo, aqui em Valladolid é difícil encontrar uma rua, por menor que seja, que não tenha pelo menos um bar. Naqueles mais concorridos (que têm tapas mais gostosas ou baratas), o pessoal se espreme e come/bebe em pé mesmo, e os garçons ficam enlouquecidos. Em dias de clima agradável, as mesas se espalham pelas calçadas e todo mundo – de bebês a velhinhos fofinhos – fica pela rua até bem tarde. Mas é claro que alguns bares são mais especiais que outros. Minha sorte é que mal cheguei e conheci uma vallisoletana muito simpática chamada Ines, que tem me mostrado alguns desses tesouros :)

Pretendo voltar muitas vezes em cada lugar onde já fomos, mas um deles chamou mais minha atenção – e fica bem pertinho da minha casa, então nada mais justo do que ir lá dois dias seguidos. Trata-se do Colmao de San Andrés, um bar meio escondidinho por trás da Iglesia de San Andrés, na Calle Párroco Domício Cuadrado. Difícil passar por lá por acaso, mas chegando na pequena rua, não tem erro: a casinha azul com mesas e estantes do lado de fora é percebida de longe e a placa que diz, em letras infantis, “Érase una vez… El Colmao de San Andrés” tira qualquer dúvida.

O nome colmao remete a antigos estabelecimentos onde as pessoas iam comer, beber e ver apresentações de flamenco. Esse lugar, no entanto, é muito mais que isso. É uma viagem no tempo diretamente à infância – ou, como bem observou minha amiga Larissa, é como entrar no baú de uma contadora de histórias ^^


Mesas, cadeiras e poltronas de diferentes tipos, bules de chá, brinquedos antigos, marionetes, um piano, livros, roupinhas de boneca, chapéus, relógios e todo tipo de quinquilharia se espalham por todo o espaço disponível – inclusive o teto – do estabelecimento. Há quem diga que é informação em excesso, mas eu achei incrível a atmosfera do lugar, aconchegante e onírica :)


O bar foi criado em 2004 pelo casal Juan e Mayte, que optou pela decoração descontraída, reaproveitando itens de variadas origens, pra exercitar a criatividade e, de quebra, economizar. Em entrevista, Juan observou que sua clientela é “intergeracional”, indo desde os 20 e poucos anos até mais de 60. Gente de toda idade e estilo que se junta pra tomar uma caña, um tinto de verano ou um vermute e provar uma das muitas tostas preparadas na hora.


Periodicamente, o Colmao recebe exposições de pintura ou fotografia e promove rodas de música com amigos. Anualmente, também editam um calendário com cliques divertidos feitos por 13 diferentes fotógrafos no próprio bar.

Se for passar por lá, não deixe de me chamar :) O Colmao de San Andrés fica aberto até as 23h.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário