França

Pérouges, cidade medieval pertinho de Lyon

França | 30/11/12 | Atualizado em 03/06/22 | 13 comentários

Eu falei que acabaram os posts sobre Lyon, mas ainda tava faltando falar de um passeio muito legal e barato ali pertinho. Parece até uma cidade cenográfica, mas Pérouges, a 34 km de Lyon, é de fato uma pequena vila medieval totalmente preservada – e ainda habitada ;) Uma manhã ou tarde são suficientes pra visitar a cidade e se encantar com suas ruas de paralelepípedos e casas com a mesma aparência de centenas de anos atrás.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Pra chegar lá, basta pegar um trem ou ônibus até Meximieux, cidade que fica na base da colina onde está situada a vila medieval. A dica é optar pelo ônibus, que tem seu ponto de partida em frente ao suntuoso Hôtel-Dieu, em Lyon. Além de mais barato que o trem, ele lhe deixa mais perto do destino (em frente à delegacia da cidade, se eu não me engano. E aí é só seguir a estrada que vai subindo a colina). Por lá, a circulação é toda a pé, e quem chega de carro pode estacionar do lado de fora das muralhas.

~IMG_4658

~IMG_4711

Não é certo, mas tudo indica que Pérouges foi fundada por uma colônia gaulesa que voltava de Perugia, na Itália. Seja como for, difícil é caminhar pelas labirínticas ruas e não imaginar como era a vida entre aquelas muralhas no século 12. E a sensação de fazer parte de um filme não é mero acaso: a vila já serviu de cenário pra alguns deles, entre os quais Os Três Mosqueteiros.

~IMG_4718

~IMG_4746

Ao chegar à cidade, dê uma passada no guichê de informações turísticas e compre o mapa com informações sobre o local, que custa apenas 0,20 € e serve de guia na visita pelos velhos poços cobertos de flores, a igreja que servia de fortaleza e pequenas lojas que vendem de geleias caseiras à tradicional galette de Pérouges, uma espécie de pizza coberta de açúcar. Não que você realmente precise do mapa – Pérouges é, de verdade, bem pequenina. Mas é legal saber por onde tá passando, né? E ainda fica de recordação :)

Procurando hospedagem em Lyon? Clique aqui e veja as melhores opções para as datas da sua viagem

~IMG_4770

~IMG_4772

~IMG_4705

E pra viajar no tempo, vale tudo. Desde fazer visitas guiadas com direito a anedotas sobre a vida cotidiana na época até participar de passeios noturnos temáticos com fantasias, além de assistir a concertos e apresentações de teatro no local. Tudo isso pode ser contratado no tal guichê de informações turísticas – mas o melhor é se informar sobre a disponibilidade das atividades antes de ir. De todo jeito, Pérouges é uma fofura ^^

~IMG_4812

~IMG_4800

Mais sobre Lyon:

Colina de Fourvière e Vieux Lyon

Presqu’île, Croix-Rousse e Parc de la Tête D’Or

Museus 

Gastronomia

Vida Noturna

Transporte

Francês na Alliance Française de Lyon

Francês na Alliance Française de Lyon – FAQ

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

13 Comentários

  1. Que coisa mais linda. Estou encantada. Quero ir! RFK

  2. Li (e guardei)a reportagem na época pois fiquei louca para conhecer. Meu filho estava indo em janeiro, para um intercâmbio da UFPE em Lyon, e como eu iria visitá-lo, decidi conhecer a cidade, olha aqui resultado: http://tiupar.com/2013/05/15/perouges/

    • Que coisa boa, Ana Luiza! Fico feliz :) Espero que seu filho tenha aproveitado muito o intercâmbio. Fiquei com água na boca com a tal carne lá hehe. Um abraço!

  3. Julyana

    Oi Luisa, li esses dias o seu blog procurando por uma cidade perto de Lyon para ir e voltar no mesmo dia… Estou morando em Lyon tem 3 meses e claro, querendo conhecer tudo!
    Enfim… pegamos o carro e fomos conhecer Perouges, eu e meu “namorido”…
    Aiiiii aiii (leia acompanhado de suspiros profundos) que coisa mais linda, aconchegante, deliciosa, romântica e tranquila!!!
    Uma das melhores dicas que alguém pode me dar para um passeio de um dia!!! (mesmo pensando que morri de amores por Annecy também, mas como é mais longe, fico com a sua dica em primeiro lugar haha)
    Nós comemos a Gallete em dois lugares no Ostellerie du Vieux Peroges que gostamos muitooo e acompanhamos com um chocolate quente dos deuses, mas também compramos uma inteira em um outro local que realmente nao achamos nada de mais… Onde sera que voce comeu??
    Adorei seu blog e estou lendo tudinho para conhecer ainda mais Lyon, parabéns!!!
    Obrigada pelas dicas :)
    Beijinhos

    • Luísa Ferreira

      Oi, Julyana! Invejinha de você morando em Lyon! <3 haha :) Que bom que você curtiu a dica! A cidade é muito fofa mesmo, né? Bom que você comentou porque percebi que preciso atualizar as imagens no post ;) Não lembro onde comprei a galette, mas vou me lembrar de ir lá na Ostellerie se voltar à cidade um dia! :) Um abraço e obrigada pelo comentário

  4. Cilene

    Oi Luisa td bem?
    Luisa quero ir de Lyon para Pérouges, eu e meu esposo queremos ir de trem.
    Em qual estação devemos descer? É fácil chegar até a cidade? Não tem táxi por lá?
    Obrigada,
    bj

    • Oi, Cilene! Não fui de trem, porque me informaram que de ônibus seria mais fácil, então fiz o que indiquei no post e infelizmente não sei te informar sobre a estação. Na cidade em si não entram carros, mas nos arredores deve ter táxi. Boa viagem! :)

  5. Ana Luiza

    Olá Luisa,
    Gostaria de saber quanto tempo vc acha que devo deixar separado para conhecer a cidade!
    Obrigada

  6. Ótima reportagem, mesmo nós que moramos em Lyon, ficamos com vontade! :)
    Gostaria de me colocar à disposição para passeios e visitas na região :
    http://www.gimtravel.com/lyon Recebemos com muito carinho nossos conterrâneos por aqui.
    Sinceramente,
    Pryscila

  7. caroline

    oie td bem? não consegui achar os horários dos transportes , sabe onde encontro ?

Deixe o seu comentário