Irlanda

Dublin: como ir do aeroporto ao centro

Irlanda | 17/12/12 | Atualizado em 04/07/23 | 20 comentários

É bem tranquilo ir do aeroporto ao centro de Dublin. Entre as várias possibilidades de transporte tem o ônibus Airlink, o ônibus comum, o Aircoach (que parece ser legal pra quem vai mais pra longe) e, claro, táxis. Não posso falar sobre esses dois últimos porque não usei, mas acredito que pra quem vai ficar hospedado no centro e não tem milhões de malas os dois primeiros (Airlink e ônibus comum) são as melhores opções.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Do aeroporto pra o centro com o ônibus Airlink

O que eu usei foi o Airlink (ônibus 747), uma linha especial que sai do aeroporto e vai até a estação de trem (Heuston Rail Station), passando pela O’Connell Street. Escolhi essa opção pela praticidade, porque tava doida pra chegar logo no hostel e ir ver a cidade e assim que desci a escada rolante pra sair do aeroporto dei de cara com o ponto de onde ele saía.

É importante checar os horários e preços atualizados. Hoje, o ônibus sai a cada 15 minutos das 6h45 às 20h30 e o percurso até a O’Connell dura uns 30/40 minutos, mas eles avisam que entre 15h e 19h esse tempo pode aumentar pra quase uma hora.

O bilhete de ida custa hoje 6 euros, mas se você comprar ida e volta (return) sai por 10 ao todo. Comprei o meu com um carinha da empresa de ônibus que ficava vendendo na fila, antes da gente subir no bus, mas também dá pra comprar no ponto de informações turísticas do aeroporto e da estação de trem, ou em máquinas automáticas.

Eles avisam quais são as próximas estações, então é só ficar ligado em qual é a sua. O ônibus tem primeiro andar, mas só tem lugar pra guardar as malas (estilo prateleiras) embaixo, então se quiser ficar de olho na sua bagagem é bom tentar entrar logo.

Leia mais:
Todos os posts sobre a Irlanda

Do aeroporto pra o centro com ônibus comum

A outra opção é pegar o ônibus comum 16a (O’Connell Street). Foi o que fez minha amiga Lorena, que eu encontrei no começo do seu mochilão, e era o que eu tava pensando em fazer antes de dar de cara com a parada do outro bus. :P Ela disse que também é bem prático, apesar de o percurso ser mais demorado, já que o ônibus faz mais paradas. A vantagem é que a passagem é mais barata: são hoje uns 2,30 euros por trecho.

Pra mais informações sobre o roteiro que ele faz e tudo o mais sobre andar de busão na capital irlandesa basta clicar aqui. Fique ligado porque nos ônibus de Dublin só dá pra pagar em moedas ou com o cartão pré-pago deles. Funciona assim: você entra, diz pra o motorista pra onde quer ir e aí ele te fala quanto você tem que pagar. Você coloca as moedas na maquininha que fica em frente ao motorista e pega o ticket (que você deve guardar pra o caso de aparecer algum controlador).

Se você não tiver as moedas exatas pra sua passagem, recebe um papel que dá direito a ir pegar o troco na sede do Dublin Bus (que também fica na O’Connell), o que é meio chato se você estiver passando poucos dias na cidade, mas fazer o quê… Pelo menos dá pra se deslocar pelo centro usando apenas as próprias pernas, então você deve precisar pouco (ou nunca) do busão depois da chegada.

Posts Relacionados

20 Comentários

  1. Dublin – Mongolian barbecue e Irish breakfast « Janelas Abertas

    […] Dublin – Chegando e andando de ônibus […]

Deixe o seu comentário