Chile

Valparaíso e Viña del Mar: cidades charmosas perto de Santiago do Chile

Chile | 16/01/13 | Atualizado em 03/06/22 | Deixe um comentário

A cerca de 120 km da capital chilena, as charmosas Viña del Mar e Valparaíso (ou Valpo, para os íntimos) oferecem passeios pra ficar na memória, seja com um simples bate e volta desde Santiago ou dedicando um tempo a mais pra conhecer as delícias dessas cidades litorâneas. É uma boa oportunidade pra ver de perto as águas azuis e frias do Pacífico :)

Os estilos das duas cidades se complementam. Enquanto Viña é um chique balneário praiano, Valparaíso é uma cidade portuária e informal, onde o charme maior fica por conta de uma série de morros com centenas de casas coloridas que se espalham desordenadamente.

Viña del Mar

Chegando a Viña, percorra a costa e pare em uma das praias mais famosas, como a Playa Reñaca, nem que seja só pra apreciar a paisagem. No passeio pela orla, também são ótimas pedidas sentar em um restaurante e saborear deliciosos frutos do mar – o Chile é um dos maiores exportadores mundiais de peixes – ou observar um grupo de leões-marinhos tomando sol nas pedras (coisa mais fofa!).

Procurando hospedagem em Viña del Mar? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços.

Também conhecida como Cidade Jardim, Viña tem como ponto tradicional de parada um relógio de flores. Quem já foi a Garanhuns, no Agreste Pernambucano, ou a Genebra, na Suíça, vai ter uma sensação de déjà vu… O primeiro a ser criado foi o suíço, que a Wikipedia diz que data de 1955. Já o de Viña foi inaugurado em 1962 e a versão pernambucana veio ao mundo 17 anos depois ;)

~100_6583

Outra atração é o Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck, com uma ampla coleção dedicada à Ilha de Páscoa, arqueologia pré-colombiana e história natural. Infelizmente não pude entrar, mas também tem um presentinho do lado de fora: um dos únicos Moai – esculturas feitas pelo povo que vivia na Ilha de Páscoa – que está fora do arquipélago.

~100_6542

Também vale a pena dar uma olhada no sofisticado Cassino Municipal, inaugurado em 1930. O prédio de estilo neoclássico é conjugado a um resort, boates, spa, bares e restaurantes.

Valparaíso

A vizinha Valparaíso reúne mais atrativos para visitantes com espírito de poeta. Um dos motivos é que lá se encontra La Sebastiana, uma das três casas do poeta chileno Pablo Neruda abertas à visitação (o lugar me conquistou tanto que dedicarei a ele um post à parte). As outras duas estão em Santiago e em Isla Negra, balneário que também fica a cerca de 120 km da capital chilena. Fui na de Santiago e também adorei, apesar de a de Valpo ter um charme a mais.

Leia mais:

Roteiro para um ou dois dias em Valparaíso
Visita à casa de Pablo Neruda em Valparaíso
Todos os posts sobre o Chile

Mas não é só do autor de Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada que vive Valpo. A cidade é a capital da província de mesmo nome e sede do poder legislativo do Chile. Do seu porto sai e chega a maioria das exportações e importações do país e, como se não bastasse, seu centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Valparaiso-Chile

Foto: Divulgação/www.chile.travel

Na cidade baixa fica a área comercial e vários cafés e restaurantes, escondidos entre ruas simpáticas e rodeados de casas meio mal-cuidadas (pessoalmente, acho que dá até um charme a mais ao lugar). Pra chegar até seus cerros (morros), o ideal é usar um dos 15 elevadores antigos (ascensores), declarados monumentos nacionais. O próprio percurso já é um passeio imperdível. Chegando ao topo, fica ainda melhor: ruas serpenteadas, coloridas casas de zinco e a vista da praia e do porto disputam sua atenção.

Procurando hospedagem em Valparaíso? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços.

~100_6620

O cenário enche os olhos e é fácil – e prazeroso – perder-se pelas ruelas de Valparaíso. Ao fim do dia, dá pra aproveitar o pôr do sol sentando-se em frente a um dos mirantes. Depois dessa primeira viagem, voltei lá e dediquei um dia inteiro a explorar essa lindeza. Confira o post aqui.

Esse post é uma adaptação de uma matéria de minha autoria publicada no Jornal do Commercio no final de 2010. 

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário