Suíça

Mürren: visitando uma vila nos Alpes Suíços

Suíça | 21/03/13 | Atualizado em 03/06/22 | 8 comentários

Eu já contei aqui que uma das expectativas pra viagem de fim de ano que fiz com minha mãe e irmã pela Suíça era ter um Natal branquinho. Só que o clima tava relativamente quente, então a saída – que foi melhor que a encomenda – foi ir atrás da neve, num bate-volta até os Alpes. :) Pegamos o carro, acionamos nosso querido GPS (carinhosamente apelidado de Gina) e fomos nos aproximando das montanhas nevadas até a charmosa Mürren. Mas antes, deixa eu explicar como fomos parar lá.

No caminho :)

No caminho :)

Estávamos em Berna e nos arredores o que não faltavam eram opções de cidades, vilarejos e montanhas fofos, mas preferimos ir um pouco mais pra cima pra garantir que encontraríamos neve. Nessa região, acho que a cidade mais famosa é Interlaken, que fica entre os lagos (hehe, daí o nome) Brienzersee e Thunersee e serve como boa base pra visitar com mais calma as os picos ao redor.

Entre eles, o bambambam é o Top of Europe (Jungfraujoch), o ponto mais alto da Europa que pode ser acessado de trem. Lá em cima tem de tudo: palácio de gelo, mirantes, restaurantes e mais um monte de atrações. E o melhor: neve o ano todo! Além disso, outras montanhas em volta não fazem feio, como a Mönch e a Eiger. Pra saber mais sobre a região, veja esse Guia de Interlaken do blog Viajando e Viajando.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

No entanto, contudo, entretanto… Não fomos até lá, já que a subida inclui um monte de baldeações e leva umas boas horas. Pra aproveitar mais o tempo, resolvemos passar direto de Interlaken e estacionar nosso carrinho Gino (criatividade é boia) em Stechelberg, de onde pegamos o teleférico que vai até o topo de outra montanha, a Schiltorn (a 2.970 m acima do nível do mar).

O grande txans dela é que lá em cima, na última parada do funicular, fica o restaurante panorâmico e giratório Piz Gloria, que foi cenário pra o filme On Her Majesty’s Secret Service, do célebre agente 007 (interpretado por George Lazenby, em 1969).

O percurso do teleférico

O percurso do teleférico

Chegando em Stechelberg...

Chegando em Stechelberg…

Chegamos! :)

Chegamos! :)

A subida dura meia hora, mas só vale a pena em dias de céu limpo, já que a graça maior é a vista. Como não estávamos com taaanta sorte e as condições atmosféricas não estavam das melhores, os teleféricos não tavam indo até lá em cima.

Sinceramente, achei até melhor, porque assim compramos uma passagem mais barata e tivemos mais tempo pra curtir o simpático vilarejo de Mürren (sim, finalmente cheguei no verdadeiro assunto do post!), que fica no caminho pra o pico da Schiltorn.

O teleférico ;)

O teleférico ;)

Vista na subida

Vista na subida

Subindo...

Subindo…

Essa cidadezinha é mesmo uma graça, com pousadas, restaurantes e cafés charmosos e famílias esquiando pra lá e pra cá. Chalés de madeira com neve nos telhados, criancinhas empacotadas sendo puxadas em trenós, tudo uma fofura só ^^Mürren fica a 1.650 m acima do nível do mar e tem vistas pra Eiger, Mönch e Jungfrau (aquelas montanhas  amigas que citei lá em cima). É basicamente uma vila turística, já que tem muito mais quartos de hotel do que habitantes, mas tem uma atmosfera bem romântica ;)

~IMG_4232  ~IMG_4231

Dá pra conferir aqui os horários do teleférico, mas os funcionários tanto de Stechelberg quanto de Mürren foram muito solícitos e nos deram boas orientações. Lá em cima, o tempo passou rápido entre passear, fazer boneco de neve (hehe) e comer essa DELÍCIA ABSURDA de maçã que vocês veem na foto, com direito a uma das vistas mais lindas, mesmo com o tempo fechado.

~IMG_4278  ~IMG_4277

 

Um momento daqueles em que fico sem acreditar na minha sorte. Fomos também super bem atendidos (e a garçonete, assim como muuuuita gente que encontramos na Suíça, falava um ótimo português!), mas absurdamente não anotei o nome do lugar :( Foi no restaurante de um hotel do lado direito de quem sai da estação do funicular… Na altura dessa vista aí embaixo, ó:

O hotel/restaurante ficava logo aí à direita! :)

O hotel/restaurante ficava logo aí à direita! :)

Se passar por lá, procura esse lugar e come por mim, pelamor! E, se não for pedir muito, vem aqui me dizer o nome depois ;) Hehe. – Atualização: no dia 16/12/2015, o leitor Elias foi lá e descobriu que o nome do hotel onde fica o restaurante é Hotel Alpina. :D

A família feliz ;)

A família feliz ;)

Leia Mais:

Berna – Roteiro

Berna – Hostel

Vevey e Château de Chillon

Lausanne – Roteiro

Lausanne – Hostel

Genebra – Roteiro

Suíça e sul da França – Roteiro

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Rebecca

    Que lindo! Mais um lugar para minha lista de lugares para conhecer :)

  2. Elias

    O nome do local onde fica o restautante é Hotel Alpina e ele fica para a esquerda quado se sai da estação de trem que vai pra Mürren, partindo de Lauterbrunnen, e à direita de quem sai do funicular. Na verdade fica no meio do caminho entre os dois. Quando passei por lá hoje (16.12.2015) a subida até o Schiltorn tava CHF 80,00 e o hotel, assim como o restaurante, fechado.

    • Oi, Elias! Que legal que você realmente veio me dizer o nome <3 hehe. Muito obrigada! Mas que pena que estavam fechados :( Espero que você tenha aproveitado o passeio! Um abraço!

  3. Wilson Moreno

    Parabéns pela viagem, muito bonito mesmo. Eu gostaria muito de conhecer nem que seja um pouquinho os Alpes Suíços.
    Você tem ideia Luíza qual seria a opção mais rápida e barata para ir de Paris até alguma região da Suíça onde se tenha pelo menos a vista dos Alpes com neve no mês de outubro e voltar no dia seguinte?

    • Oi, Wilson! Que bom que você gostou :) Infelizmente não sei :/ Uma das principais bases pra visitar os Alpes suíços é Interlaken, mas são umas 7h de viagem a partir de Paris… Não sei se vale a pena ir num dia e voltar no outro. De Paris até essas cidades que eu visitei na Suíça são umas 6h de carro. Na região Rhône Alpes, na França, uma das cidades mais charmosas pra quem quer curtir os alpes é Chamonix Mont-Blanc, mas fica ainda mais longe. Pra ver a melhor forma de ir de uma cidade pra outra recomendo que você use o site Rome2Rio :) Um abraço!

  4. Sandra Oliveira

    Oi Luísa! Este post foi perfeito para a viagem que vou fazer com meus filhos. Vamos fazer Lugano/Lucerna/Zuirich/Berna(Interlaken e Zermatt)/Gruyere/Lucerna/Chamonix, onde vamos passar o Natal. Então suas dicas nesta época de Natal estão sendo preciosas. Alugamos um carro de Zurich em diante e estou ressabiada de usar carro com muita neve. Vi que foram de carro na região de Murren. Poderia me tranquilizar se realmente é possível ir de carro nestas partes? Teria algum lugar que vc considera imperdível e que está fora deste roteiro? Vamos ficar de 13 a 25/12. Estamos em 4, eu com 56 anos e eles são jovens de 20 a 23 anos. Suas dicas foram um presente pra mim e se ainda tiver mais conselhos, são muito bem vindos. Um beijo Sandra

    • Oi, Sandra! Por onde passamos não tinha muita neve (só no topo das montanhas mesmo, onde não dava pra chegar de carro). Além disso, eles estão preparados pra isso e limpam as estradas, então foi bem tranquilo. Mas é importante se informar antes. Pergunte na locadora de carro se é preciso usar pneu de inverno e se o modelo que vocês escolheram vem com ele. Tem algumas dicas pra dirigir na neve nesse blog aqui: http://pelomundoblog.com/2015/12/15/dicas-de-como-dirigir-na-neve/
      Eu amei Lausanne (tem post aqui no blog), mas não acho nada realmente “imperdível” – seu roteiro tá cheio de cidades lindas! Um abraço e muito boa viagem :) Esse passeio pela Suíça em família foi uma das melhores viagens da minha vida, espero que vocês curtam muito também. Um abraço!

  5. Eliete alves

    Oi me chamo Eliete eu queria saber se tem como alguém me ajudar a me dizer como é que eu faço para me inscrever para ir morar em Alpes na Suíça o telefone ou o e-mail da prefeitura ou do prefeito Eu agradeceria muito obrigada

Deixe o seu comentário