Espanha

Saudades antecipadas de Valladolid

Espanha | 10/07/13 | Atualizado em 16/12/17 | 19 comentários

Mais uma vez, tá chegando a hora da despedida. Meu período em Valladolid acaba em breve, e como sempre, passou absurdamente rápido. Parece que foi ontem que eu subi três andares de escada com minha malas de 30kg e ouvi Joaquín (o dono do apê) me explicar como ligar e desligar o gás. Desde o dia 1º tou sozinha no apartamento, o que a princípio foi muito estranho depois de 10 meses com outras três meninas, mas confesso que tou curtindo. E depois de mil despedidas e pedacinhos do meu coração indo embora, começou a clássica fase do “aaai, é a última vez que em passo nessa rua”, “ahhh, é a última vez em que vamos nesse bar”, “oooh, quando vou comer tigres y leones de novo?”.

Justo agora, inventei de reler alguns posts do meu blog antigo, da época do intercâmbio em Sevilha. Li sobre meu deslumbre ao chegar em Lisboa e conhecer esse mundo organizado, onde as paradas de ônibus mostram o tempo que falta pra o busão chegar :P Há quase quatro anos eu tinha menos preocupações e começava a descobrir a Europa, e nessa época escrevi um post falando do que mais gostava na cidade. Ler aquilo agora foi como ver um curta na cabeça com imagens do intercâmbio, revivendo sensações que já tavam esquecidas. Daí que claro que eu tinha que escrever o mesmo sobre Valladolid, né? Pra daqui a quatro anos voltar aqui e me lembrar do que dá pra descrever – porque os cheiros e sabores têm que ficar na memória mesmo. Muitas dessas coisas também estiveram presentes em outras viagens, mas só se reforçaram nesses 10 meses. E o que mais me encanta em viver na capital de Castilla y León é:

A liberdade, segurança e mobilidade, em primeiro lugar: poder voltar pra casa a qualquer hora da madrugada sem me preocupar, além de ir e voltar andando a qualquer parte da cidade. Mas também tem outras coisas como continuar fazendo novos amigos tão facilmente (e estreitando laços) até os últimos dias, comprar (e comer, lógico) comidas delícia e baratinhas da “marca blanca” do Mercadona, aprender sobre outros países e ensinar sobre o meu entre uma caña e outra, a Catedral meio na sombra meio no sol, a Iglesia de la Antigua na hora em que o pessoal sai da missa, o Café Beluga, o Tio Molonio, o Las Tres Bellotas e todos os outros bares de tapas, a rua das livrarias, os jantares aqui em casa, a multidão passeando pelas ruas aos domingos, a calle Santiago e as lojas-tentação, a Plaza Mayor e os bares sob o sol, os velhinhos sentados nos bancos conversando e vendo a vida passar, conhecer novas comidas, continuar me perdendo depois de 10 meses mas sempre me achar (e continuar descobrindo coisas novas pelo caminho), os botellóns, o horário espanhol (tudo começa tarde e termina tarde, puro amor), as aulas instigantes (não foram tantas, mas marcaram), pegar o ônibus pra Madrid mil vezes, chegar de mala e cuia na casa de Alane e aprender a amar aquela cidade, tomar tinto de verano e sangria, ir à “praia” (de rio) tomar sol, ir à praia tomar uma caipiroska superfaturada no bar, ir à praia fazer botellón à noite, encontrar meus amigos-irmãos latinoamericanos, ficar enlouquecida com o máster e poder encontrar amigos logo ali no quarto ao lado pra espairecer… e tantos etc <3 Valla, um beijo!

La Antigua e um dos meus pedacinhos preferidos da cidade <3

La Antigua e um dos meus pedacinhos preferidos da cidade <3

Posts Relacionados

19 Comentários

  1. rejane

    poxa, lu, chorei como se fosse eu que estava deixando a cidade. não sei se isso é bom ou ruim. bj

    • own, mas não é pra chorar! se bem que nos últimos momentos acho que não vou conseguir evitar… beijo!

  2. Oi Luisa, quero te agradecer pela força com a questão do seguro viagem, consegui fazer ontem e deu tudo certo! agora vamos esperar! =) brigadão! ps: aproveite o finalzinho! =) bjos

    • Que bom! :) Espero que você não precise usá-lo! hehe. Obrigada e boa viagem! :D beijos

      • Ed Salles

        Olá, lu !

        Preciso da sua ajuda de como se especializar no exterior. Quero me planejar. Add o meu [email protected]

  3. Natália Nery

    Estava dando uma bobeada, procurando a melhor forma de ir de Madrid para Valladolid, quando achei esse blog e pirei. Sou de Recife e estou indo fazer meu primeiro intercâmbio, 6 meses em Valladolid :) Já li rapidamente aqui todos os posts, o que me tranquilizou bastante, mas tenho muitas dúvidas ainda na minha cabecinha: apartamento, custo de vida, essas coisas…

    • Que massa, Natália! :) Espero que você curta muito. Faz uma listinha das tuas dúvidas? Eu tava querendo mesmo escrever um post com coisas mais práticas pra ajudar quem vai pra lá, então seria legal ter mais ideias do que abordar ;) Só pra adiantar, os aluguéis lá custam entre 150 e 250 euros. Se você for estudar na UVa, eles ajudam a encontrar apto, mas eu também posso te indicar o meu (tenho o e-mail do dono, que é um fofo). Um abraço!

      • Natália Nery

        Ai, muito obrigada, recebi uum e-mail das relaciones internacionales com um apê, mas to achando um pouco longe e velho, gostaria sim do contato com o proprietario do teu. É mobiliado, com internet e perto dos principais pontos? Universidade e festas? Mais uma vez muito obrigada mesmo.

        Date: Fri, 15 Nov 2013 02:10:03 +0000 To: [email protected]

        • Oi, Natalia! Vou te mandar por e-mail agorinha. Um abraço! :)

  4. Vanessa De Paula Santos

    Oi, Luisa. Descobri seu blog no fim de 2013 enquanto procurava informações de como ir de Madrid a Valladolid e li todos os posts sobre a cidade com muita curiosidade, pois ia fazer um curso de espanhol para estrangeiros em lá e não sabia quase nada sobre a cidade. Seus textos me deram uma boa base e segurança para ir conhecer a cidade e, agora que acabo de voltar de lá, relê-los me enche de alegria e de saudades, consigo entender um pouco de todos os seus sentimentos descritos neste post. A cidade é mesmo encantadora, conquistou meu coração também. Obrigada por compartilhar suas experiências para nos ajudar. Um abraço!

    • Que alegria ler isso, Vanessa! :) Fico muito feliz por ter ajudado de alguma forma e por sua experiência em Valladolid ter sido tão boa. Fui reler agora o post e deu mais saudade também, hehe. Muito obrigada pelo comentário! Um abraço :)

  5. Rafaela Soares

    Oi Luisa! Tudo bom? Estou pretendendo passar seis meses em Valladolid ano que vem! Descobri seu blog recentemente e gostei muito de suas dicas. Minha maior preocupação é o alojamento. Seria possível você me dar mais detalhes sobre o apartamento que você morou durante sua estadia? Obrigada!!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Rafaela! Eu posso te passar o contato do proprietário por e-mail, você quer?

  6. Rocha

    Luisa,
    Muito bacana o seu blog!
    Estou analisando cursar mestrado em direito na Espanha e considero a UVA como uma das opções.
    Você teve dificuldades em revalidar seu título quando voltou ao Brasil?
    No geral, gostou da experiência acadêmica aí?
    Abraço!

    • Oi, Rocha! Não tentei revalidar meu título ainda, porque o processo é caro (na UFPE, pelo menos, custa uns R$ 700 pra analisarem) e não senti essa necessidade ainda. Não sei se é fácil ou não porque pra mim o objetivo era mais a experiência em si do que o diploma, já que não tenho intenção de dar aulas, prestar concurso ou cursar doutorado no Brasil. Se você tem realmente essa preocupação, o ideal é se informar antes pra ver os requisitos específicos e compará-los às condições do curso na UVa. No meu caso, acredito que a questão da carga horária talvez fosse um problema, porque apesar de ter feito uma dissertação completa etc., meu curso teve só um ano. Sobre minha experiência você encontra mais informações neste post: https://www.janelasabertas.com/2014/02/06/faq-mestrado-na-universidad-de-valladolid/ Um abraço!

  7. Isadora Kretzer

    Oiii, estou indo fazer intercâmbio para a espanha e estou an escolha da cidade ainda, e Valladolid é uma das opções que desejo..

    Gostaria de saber como era seu custo de vida lá? Quanto de aluguel pagava?
    Era fácil viajar de lá para outras cidades da espanha e outros países? Ou nao tinha muiso voos?

    Fico no aguardo!!!!! Obrigadaaa

  8. Natalia Gallego Mendonça

    Boa noite Luisa, ano que vem irei para Valladolid fazer um semestre de Arquitetura na universidade Miguel Servantes com mais duas amigas, gostaria de saber de você o custo de vida ai, como água, luz, internet, comida, transporte…e também sobre aluguel de apartamentos, estou vendo em vários sites, mas nenhum tive confiança…

    • Oi, Natalia! Meu aluguel era uns 200 euros (quarto em apto compartilhado), eu fazia tudo a pé (a cidade é bem pequena, mas se você morar mais perto do centro talvez queira pegar ônibus pra faculdade, porque acho que arquitetura é mais longe; não sei te dizer quanto é a passagem pq nunca usei) e vivia bem (com saídas e compras) com uns 500 euros por mês. Sobre aluguel de apto, você pediu indicações à universidade? Fui pra um apartamento onde uma amiga tinha ficado e era excelente; não sei se o dono ainda tá alugando, mas o nome é Joaquin e o e-mail dele é [email protected]. Um abraço! :)

Deixe o seu comentário