Suécia

Estocolmo: o que fazer em Gamla Stan, a Cidade Antiga

Suécia | 27/11/13 | Atualizado em 03/06/22 | 1 comentário

Gamla Stan é o Recife Antigo de Estocolmo (Definições bairristas, você vê por aqui). Tanto pelo fato de ser a parte mais antiga – dã – e fofinha da cidade, como por estar em uma ilhota (na verdade são algumas ilhotas, e a principal é Stadsholmen). Foi nessa área que a cidade foi fundada no século 13, mas a maioria dos prédios atuais foi construída no final do 18 e começo do 19. E ela é mantida com aquela carinha de viagem no tempo, o que faz das suas ruas estreitas cheias de prédios coloridos em tons pastéis um dos principais cartões postais da cidade e uma das regiões mais gostosas de explorar.

Você provavelmente já viu esses prédios antes ;)

Você provavelmente já viu esses prédios antes ;)

O centro de Gamla Stan é a praça Stortorget e as atrações principais tão todas a alguns minutinhos de distância, já que essa parte da cidade é pequenina. Por ali, você encontra o Palácio Real (Kungliga Slottet), um prédio grandão (são 600 quartos!), mas meio sem graça, que pode ser visitado por dentro. Tem também a bonita Capela Real (Storkyrkan) e o Nobel Museum. Não rolou de entrar no museu, mas deve ser interessante conhecer mais sobre a história desse prêmio, que é entregue anualmente na capital da Suécia (com exceção do da paz, que tem sua cerimônia em Oslo, na Noruega), e do seu criador, Alfred Nobel.

Na frente do Palácio Real, acontece diariamente a troca da guarda, e no verão ela fica mais interessante porque é acompanhada por bandinha e cavalos ;)  Já em Helgeandsholmen, uma pequena ilha junto de Stadsholmen, fica o Parlamento Sueco (Riksdag), que também pode ser visitado.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Entre um ponto e outro, você passa por cafés e restaurantes fofinhos, lojas bem turísticas e galerias. Fiz um free walking tour dedicado a essa região e descobri que na tal pracinha central, Stortorget, aconteceu o chamado “banho de sangue de Estocolmo”. Esse massacre aconteceu em 1520, depois da invasão da Suécia pelos dinamarqueses, quando vários nobres foram mortos a mando do rei Cristiano II da Dinamarca. O pior foi que ele tinha prometido anistia pra esse pessoal, que apoiava Sten Sture, o Jovem, um cara que era favor da independência da Suécia. Depois disso, houve uma guerra civil que acabou levando à separação da Suécia e Dinamarca.

Perder-se por Gamla Stan é uma delícia

Perder-se por Gamla Stan é uma delícia

O mais curioso é que entre a metade do século 19 e a metade do século 20, Gamla Stan era considerada uma “favela”. Muitos dos prédios históricos tavam abandonados, até que o lugar virou uma atração turística, por volta de 1980. As ruas já chegaram a ser asfaltadas, mas depois o pessoal percebeu que seria mais negócio preservar a memória do lugar e colocou paralelepípedos de volta ;) Hoje, as ruazinhas pra pedestres lembram o Vieux Lyon, entre outras partes da Europa que parecem levar a gente numa máquina do tempo até a Idade Média. Muito fofinho!

Procurando hospedagem em Estocolmo? Clique aqui e encontre os melhores hotéis e albergues

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. Eduardo

    Um lugar mesmo espetacular e sua descrição, torna tudo ainda melhor

Deixe o seu comentário