Suécia

Estocolmo: museu Skansen, uma viagem ao passado da Suécia

Suécia | 02/12/13 | Atualizado em 14/03/23 | Deixe um comentário

Tem certos momentos em que eu me sinto uma criança, e não me envergonho disso ;) Foi o caso quando fui no Skansen, um museu + jardim zoológico ao ar livre que fica na ilha de museus de Estocolmo, a Djurgården. Essa ilha também abriga museus como o do Vasa, um famoso navio que afundou logo após sua construção (post sobre ele em breve) e o Museu Nórdico, entre outros. Mas olha, se você tiver a sorte de pegar um dia bonito, corra direto pra o Skansen!

~IMG_1233

Ele foi o primeiro museu a céu aberto do mundo, fundado em 1891, e serviu de inspiração pra vários outros parecidos na Suécia e em outros países. A ideia do fundador, Artur Hazelius, era recriar a cultura tradicional rural da Suécia, com o objetivo de manter as tradições modificadas pela industrialização. Pra fazer isso, ele literalmente transportou pedaços desses ambientes rurais pra capital! São 150 construções que foram desmontadas de várias regiões do país e depois montadas novamente, peça por peça.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

~IMG_1240

É possível passar horas perambulando pelo imenso terreno, esbarrando em jardins fofos, casas totalmente mobiliadas, partes de fazendas, escolas e lojas típicas de várias regiões do interior da Suécia do século XVI à metade do XX. E o lugar é totalmente interativo :)

Dá pra entrar nas casas, comprar comida na padaria e até conversar com os habitantes desse mundo de antigamente, que ficam por lá vestidos com as roupas típicas e exercendo atividades manuais tradicionais com couro, tecido, vidro etc. Entrando na escolinha, por exemplo, você pode bater um papo com o cara vestido de professor, que explica como era a vida nas escolas no século XIX.

~IMG_1326

~IMG_1245

O Skansen inclui também um zoológico dedicado principalmente a animais da Escandinávia, como bisão, ursos, alces, linces, raposas, lobos e renas. Preciso confessar que achei legal ver renas pela primeira vez na vida, depois de crescer vendo desenhos animados de Rudolph no Natal, hehe. Tem também cavalos, bodes, gansos, patos e outras tantas espécies selvagens. Pra quem vai com crianças, o passeio é um prato cheio, incluindo também um mini zoológico infantil e vários espaços de alimentação.

Quer curtir Estocolmo sem pegar filas? Clique aqui e compre seu ingresso online para o ônibus Hop on Hop off e para o passeio de barco

Procurando hospedagem em Estocolmo? Clique aqui e encontre os melhores hotéis e albergues

~IMG_1298

Como se não bastasse, o espaço em si é bem bonito, arborizado e bem cuidado, mas se você for do tipo preguiçoso prepare-se pra andar um bocadinho em um terreno irregular. O lado bom é que rola uma vista bonita lá de cima! :) Obviamente, já que o museu é aberto o ideal é visitá-lo em épocas de clima ameno.

Ouvi dizer que no inverno muitas das casas ficam fechadas, e o lugar deve ficar com uma cara meio triste. Ainda assim, pode valer a visita: no Natal, eles têm uma feirinha natalina que supostamente é bem legal. Reserve umas três ou quatro horas – ou mais se estiver com crianças – e se jogue nesse tour pelo passado ^^

~IMG_1273

~IMG_1252.2.jpg

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário