Aprendizado e trabalho

Como estudar francês online de graça: recursos úteis

Aprendizado e trabalho | 27/01/14 | Atualizado em 03/06/22 | 22 comentários

Quer estudar francês online, no conforto da sua casa, sem gastar nada? É mais fácil do que você imagina! Sou apaixonada por essa língua, que já estudei por muitos anos, mas tenho bem mais dificuldade de manter o contato com ela do que com inglês e espanhol, que estão mais presentes no meu “consumo cultural”.

Por isso, de tempos em tempos faço umas aulas de conversação pra desenferrujar, além de recorrer a vários recursos gratuitos disponíveis na internet. E é isso que vou falar aqui!

Recursos para estudar francês online

Canais de Youtube em francês

Existem muitos canais no Youtube voltados pra quem quer estudar francês online de graça, como o Inner French, que tem aulas do idioma mesmo e é bem legal! Mas caso você já tenha um nível básico ou intermediário, vale conferir canais sobre outros assuntos que lhe interessem também.

Alguns exemplos são o Le coin d’Elodie, de uma youtuber que fala de moda, beleza e decoração; Isadora et Marisa, que compartilham receitas saudáveis; e Bruno Maltor, que tem um canal sobre viagens.

TV 5 Monde

O site da TV 5 Monde, televisão francesa de transmissão global, traz na página Apprendre le Français uma série de exercícios classificados por nível, de A1 a B2, usando como base reportagens da emissora. Acho bem interessante pra ter contato com materiais reais, em vez daqueles produzidos especificamente pra cursos de língua.

Eles têm também várias séries de exercícios, como a seção Première Classe, pra iniciantes (A1), uma parte de treinamento pra o teste TCF e exercícios usando reportagens, entrevistas e propagandas.

Se você já tiver um entendimento do idioma, pode ainda conferir a página pra professores de francês, com vídeos e dicas. E principalmente pra os mais avançados, o site normal da TV5 tem vários recursos que não são voltados pra o aprendizado de línguas, mas são ótimos pra estudar francês online.

estudar francês online de graça

O site do canal TV5 Monde tem várias seções específicas pra quem tá aprendendo francês

Bonjour de France

O site Bonjour de France é outra opção bem legal de recurso pra quem quer estudar francês online. Ele traz centenas de exercícios divididos por categoria e nível. Dá pra praticar gramática, compreensão oral, vocabulário, conjugação, expressões idiomáticas, entre outras categorias, que servem tanto pra iniciantes quanto pra avançados. Tem também uma parte de preparação pra o DELF, com dicas e exercícios.

Leia mais:
Guia completo sobre estudos no exterior
Guia completo sobre aprendizado de idiomas
Como estudar idiomas de graça na internet

Música francesa

Acho que uma das formas mais clássicas de aprender línguas é ouvindo música, né? Quem nunca traduziu uma música de cantor pop na adolescência?

Entre os artistas franceses que já escutei, meu preferido é Bénabar, cujas músicas têm letras meio irônicas. Acho bem legal pra praticar o idioma porque é como se cada uma fosse uma historinha e porque dá pra entender bem o que ele diz.

Tem também Zaz, que canta num estilo meio jazz e é mais famosinha aqui no Brasil, e Paris Combo, que se descreve como “world music” e tem músicas bem gostosas. Uma indicação de uma amiga foi Juliette Katz, que é mais romântica. E não podemos nos esquecer, é claro, da galera das antigas, como a celebradíssima Edith Piaf. O Spotify também tem ótimas playlists de música francesa – pesquise por “french music” ou “musique française”.

Séries e filmes em francês

Outra forma gostosa de estudar francês online é assistir a séries e filmes no idioma. De preferência com a legenda em francês ou mesmo sem legendas, caso você já consiga entender bastante coisa. Se tiver tempo e disposição, uma dica é ver o mesmo episódio com legendas e depois, já sabendo o que acontece, ver de novo sem as legendas.

Algumas sugestões de séries de TV pra estudar francês online enquanto se diverte são Dix pour Cent, Les Revenants, Family Business, La Mante, Plan Coeur e Au Service de la France. Quase todas estão disponíveis na Netflix. A primeira eu maratonei e adorei! Ah, e também tem a Un gars, une fille, que você encontra no Youtube.

E não faltam bons filmes em francês, né? Alguns exemplos são Azul é a cor mais quente, O fabuloso destino de Amélie Poulain, Intocáveis, O Escafandro e a Borboleta, Entre os muros da escola, Jules e Jim, Albergue Espanhol, Os sonhadores, Eu não sou um homem fácil, Amour, Tomboy, Oito Mulheres, Caché e Monsieur & Madame Adelman.

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Tem também a série Bref, em que fiquei absolutamente viciada enquanto morava em Lyon. São miniepisódios sobre a vida de um cara que narra situações que aconteceram com ele de um jeito bem interessante. A série foi mini fenômeno na França e hoje está disponível no Youtube.

Ela é engraçada e é uma excelente forma de aprender expressões informais, mas tem um porém: se você estiver nos níveis mais básicos, pode ficar desestimulado, porque o narrador fala MUITO rápido. A série tem episódios curtíssimos, tipo três minutos, e bem acelerados. Eu adorava porque me forçava a melhorar a escuta, ainda que às vezes precisasse assistir o mesmo episódio umas três vezes pra entender tudo (mas quando entendia, ficava mó feliz!).

Dicionário de francês online

Le Dictionnaire é meu dicionário preferido pra estudar francês online. Na página, tem também vários outros links úteis, que levam a sites de enciclopédias, palavras cruzadas, dicionários de gírias etc. Outro bom site é o Le Conjugueur, do jornal Le Figaro, que uso muito pra conferir a conjugação dos verbos.

estudar francês online de graça

Le point du FLE

Esse O site Le Point du FLE tem muuuitas fichas e atividades pra estudar francês online. A navegação não é das melhores, mas ele traz uma quantidade enorme de explicações e exercícios de gramática e vocabulário. É uma compilação bem rica mesmo!

BBC Languages

Se você já entende bem inglês, a página BBC Languages é interessante, apesar de estar desatualizada há um tempo. Ela oferece, por exemplo, várias listas com explicação de gírias e vocabulário informal dividido por temas, aulas em vídeo pra iniciantes, frases básicas pra viagens, palavras cruzadas com áudio, entre outros recursos.

Mais recursos para estudar francês online

Fora isso, tem também os sites de jornais em língua francesa, como Le Monde, Le Figaro e Le Monde Diplomatique, a revista de cultura descoladinha Les Inrockuptibles, além de mil e outras fontes de leituras e vídeo como vários episódios do fofíssimo Tin Tin, criado pelo belga Hergé.

E você, como faz pra estudar francês online? Usa outros recursos que não mencionei aqui? Me conta nos comentários!

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

22 Comentários

  1. Adílson de Andrade

    A mágica de receber ao compartilhar…Que sua vida seja envolvida por essa “magia”!
    Obrigado pelas dicas de buscas de aprendizagem da lingua francesa !

    • Luísa Ferreira

      Muito obrigada pelo comentário, Adílson! ^^ Um abraço!

  2. Cunha

    Olá Luísa,

    Acabo de conhecer seu blog e achei muito interessante. Todos os posts que li até agora de fato me interessam, me identifiquei muito :)
    Gostaria de te fazer uma pergunta: Cursei francês durante um tempo e tive que parar devido a correria do dia-a-dia. Sempre quis voltar, mas a verdade é que não consigo conciliar mais os meus horários com os horários das escolas de idiomas. Assim resolvi aprender através de um curso online gratuito de uma universidade americana. Estou gostando bastante, mas gostaria de saber sua opinião a respeito. Você também aprende assim, a distancia, em cursos online? Qual a sua opinião a respeito dos cursos online?

    Abs

    • Luísa Ferreira

      Oi, Flaviane! Que bom que você gostou, obrigada :) Eu já fiz cursos online, mas não por muito tempo, porque não tenho muita disciplina hehe. Mas dependendo do curso, acho bom sim! Pelo menos pra revisar e manter a língua, podem ser muito úteis, mas é preciso ter mesmo o compromisso de levar a sério mesmo sem ter horário de aula e sem estar pagando, né? ;) Qual é o curso que você tá fazendo? Um abraço!

  3. Bruna

    muito bacana….

    • Luísa Ferreira

      Valeu, Bruna! Espero que seja útil :)

  4. Larissa

    Você não tem noção do quanto isso vai me ajudar! Gratidão *-*

    • Luísa Ferreira

      Que bom, Larissa! Fico muito feliz :) Um abraço!

  5. Madalena xingo luis Araúlo

    Ola pessoal eu gosto muito destá língua quero me juntar a vices !j’adore francais

    • Luísa Ferreira

      Moi aussi, Madalena! :)

  6. Raffaella Lengs

    voce é muito fofa! brigada pelas dicas

  7. Naiara

    Olá Luisa, eu tenho um inglês bom e com isso pude aprender francês (ainda estou aprendendo) com um curso pelo youtube “Learn french with Vincent” o curso é muito bom!!! E vai do básico ao avançado, adicione essa dica para quem já fala inglês pode aprender francês, me ajuda muito estou na unidade 8 e já vejo muita diferença. Obrigada pelas suas dicas maravilhosas que me ajudarão com certeza aprender cada dia mais até que eu possa atingir a fluência tão desejada.

    • Oi, Naiara! Que massa, valeu pela dica! :) Vou dar uma olhada e acrescentar ao post sim :) Boa sorte pra você nessa caminhada francófona! :)

  8. Eliana Santod

    olá, Luísa.
    Acabei de conhecer seu blog, achei muito interessante e produtivo.

    Até mais!

    • Oi, Eliana! Que bom que você gostou :D Obrigada pelo comentário! Volte sempre ^^ Um abraço

  9. Daniele

    Oi Luisa,
    agradeço por dicas tão valiosas. Eu, baixei um aplicativo chamado ” Fun easy learn Français”, bem básico mesmo, tipo aqueles cursos preparados. Para mim, que não sabia nadinha mesmo, tem sido interessante. Agora, partirei para outras plataformas. Abçs

  10. Veridiana

    Primeira vez que eu ouvi falar sobre essa página de idioma achei por a caso, algum tempo tento aprender árabe sozinha mas acho complicado .
    Pois os mesmo não utilizam apenas o árabe junto misturam outros idiomas tipo francês isso dificulta muito o aprendizado .
    Aprender sozinha não é fácil, muito complicado para aprender o árabe vc tem que falar inglês,francês tmbm vou tentar aprender aqui o francês espero encontrar ajuda para meu aprendizado espero não estudar mais tão só pois eu já tenho dificuldade por conta dá idade bjs obrigada

    • Oi, Veridiana! Imagino que seja bem difícil mesmo aprender árabe, mas o francês também é lindo, vale a pena estudar :) Boa sorte! Um abraço

  11. JURANDY BRITO DA SILVA

    Estou impressionado com a sua disposição, sua disponibilidade, sua presteza, e, não podia faltar, sua qualidade de conteúdo. Meu muito obrigado fica aqui registrado pois sua página é auto suficiente: ela contém tudo para o START de quem quer aprender francês online. Muita luz pra sua vida, viu?

    • Que comentário lindo, Jurandy!! Muito obrigada por tirar um tempinho pra dar esse feedback :) Ele dá muita motivação pra continuar trabalhando no blog. Um abraço e sucesso aí nos estudos! ;)

Deixe o seu comentário