França

Aix-en-Provence: o que fazer em um dia

França | 12/02/14 | Atualizado em 03/06/22 | 16 comentários

Na virada de 2012 pra 2013, passei uns dois dias na burguesinha Aix-en-Provence, que é conhecida como “cidade das águas”. Beeem antigamente, ela se chamava Aquae Sextius, devido às termas romanas instaladas lá pelo século 2 a.C. Muitas ruínas das termas ainda estão lá, e o nome atual – que vem do latim e significa “águas na Provença” – atualmente é representado pelo grande número de fontes pela cidade. Entre uma e outra, você dá de cara com o charme da capital histórica da Provença, que perdeu o título pra Marselha no século 18, mas continua sendo o coração da região. E ainda assim, dá pra ver muita coisa em um dia.

Uma das muitas fontes da cidade

Uma das muitas fontes da cidade

Seu centro antigo, onde fica a maior parte das atrações turísticas, é uma delícia pra bater perna; tanto que em nenhum momento precisei usar transporte público. Mas também não dá pra dizer que Aix é parada, já que ela é uma cidade universitária, lar da Aix-Marseille Université (instituição com mais de 600 anos de existência, coisa pouca), e consequentemente abriga muitos jovens ;) Se você gostar de lugares com estilo mais romântico, dificilmente vai deixar de se encantar com Aix, perdendo-se por suas ruelas entre um casarão e outro – alguns deles datados do século 17.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Procurando hospedagem em Aix-en-Provence? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços.

<3

Uma boa forma de começar o passeio é pela principal rua da cidade, a Cours Mirabeau. Ela é uma alameda com árvores dos dois lados e um bom espaço pra pedestres. No verão, as copas das árvores devem ficar lindonas! Além de ser um bom lugar pra dar uma caminhada, sentar e ver a vida passar, a Cours Mirabeau é cheia de restaurantes e cafés simpáticos. Fomos num pub irlandês na noite de Ano Novo e curti um bocado (adoro essa mania dos franceses de pubs irlandeses, em Lyon tinha um monte!). No pouco tempo em que fiquei na cidade, deu pra perceber que à noite muita gente fica passando animada por essa região.

Uma das pontas da Cours Mirabeau

Uma das pontas da Cours Mirabeau

Uma dica daquelas batidas, mas clássicas, é tomar um café no Les Deux Garçons, conhecido por ter sido frequentado por personalidades como Edith Piaf, Pablo Picasso e Jean-Paul Sartre. O café, aberto em 1792, fica no número 53 da Cours Mirabeau. Se o tempo estiver bom, aproveite pra sentar no terraço dele ou de algum outro por perto. Outra opção (Gostosa e barata! Oba!) é comprar uma fatia na Pizza Capri, uma “barraca” de pizza que fica junto do Les Deux Garçons, em uma das ruas que saem da Cours Mirabeau, a Rue Fabrot nº 1. Recomendo sentar pra comer num dos bancos da via <3

IMG_5611

Les Deux Garçons e um pedacinho da pizzaria do lado direito

Voilà, Pizza Capri

Voilà, Pizza Capri

E a alameda é um bom ponto de partida pra várias partes do passeio, podendo ser seguida até a Rotonde, um giradouro com uma fonte no meio, onde fica também o escritório de informações turísticas. Eles têm uma ótima estrutura e atendentes simpáticos; recomendo passar lá se tiver dúvidas (o endereço é place du Général de Gaulle, nº 2).

Outra opção é ir em direção à ponta contrária da Cours Mirabeau e pegar a Rue Thiers até a Place des Prêcheurs, onde fica a Église de Madeleine. Essa praça tem também uns restaurantes e em alguns dias durante a semana rola por lá uma feira provençal (acredito que às terças, quintas e sábados até 13h, mas é melhor confirmar). Ali por perto fica também o Hôtel de Ville (prefeitura), um prédio bonito com uma famosa “torre do relógio”. A Place de l’Hôtel de Ville, uma praça superagradável rodeada por cafés com mesas do lado de fora e barracas de flores. Uma das partes mais gostosas da cidade, com certeza! Recomendo uma olhadela no Google Maps pra dar um gostinho ^^ E mais pra frente tem a Ancien Archevêche (Antiga Arquidiocese), que hoje abriga o Musée des Tapisseries (Museu da Tapeçaria), e a Cathédrale Saint Saveur.

Place de l'Hôtel de Ville ^^

Pausa pra café na Place de l’Hôtel de Ville ^^

IMG_5523

Pra quem é fã de Cézanne, outra dica é explorar a cidade seguindo os passos do pintor. É possível visitar lugares que marcaram a vida dele, como seu atelier, que fica no nº 9 da Avenue Paul Cézanne e é mantido como na época em que ele morreu. No escritório de informações turísticas o pessoal tem muita informação sobre esses passeios. As informações práticas estão aqui :)

Como se não bastasse, Aix-en-Provence é um ótimo ponto de partida pra explorar a Provença. Dá pra fazer bate-volta pra várias cidadezinhas por perto ou ir até a costa mediterrânea e visitar Marselha, por exemplo, que fica a uns 40 km. Uma boa opção de chegada e saída na cidade, pra quem não tiver alugado carro como eu, é o trem. Tem inclusive um TGV (trem de alta velocidade) Mediterrâneo, que conecta a cidade a várias outras nas redondezas. E aí, já começou a planejar a viagem? ;)

Leia mais:

Aix-en-Provence – Hotel

Côte d’Azur – Um dia em Antibes e Cannes

De Nice a Mônaco: Villefranche-sur-Mer, Saint-Jean-Cap-Ferrat e Èze

Nice – Roteiro

Nice – Hotel

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

16 Comentários

  1. Sou suspeita pra falar de Aix ) O post ficou excelente! Os dias da feira são esses mesmos que você citou, e sim, a noite na cidade é bastante animada, e são varios pubs irlandeses espalhados por aqui, a festa de Saint Patrick também lota a cidade! Que bom que gostou, tomara que possa voltar pra ver o Cours Mirabeau sob a sombra dos platanes!

    • Oi, Natalia! Que delícia deve ser morar em Aix :) Espero que eu possa voltar sim! E que bom que você gostou do post, obrigada :) Aproveite muito por aí. Um abraço!

  2. Marta Alencar Souza

    Estive em Aix en provence em janeiro adorei. Fiz alguns dos programas sugeridos e percebi q algumas ruas têm o nome em dois idiomas. Um deles é o francês. Por quê? E qual é o outro id7oma? Obrigada, Marta.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Marta! Acredito que é Provençal, o dialeto regional de lá :) Saudade de Aix ^^ Um abraço!

  3. Adorei! :)

    Vou ler os outros posts sobre a Provence e Côte d’Azur. Moro em Barcelona e estou indo de carro em uma semana! :)

    • Luísa Ferreira

      Oi, Mayra! Que bom que você gostou do post :) Espero que você aproveite muito essa região delícia <3 Um abraço!

  4. Isabela Zaparoli

    Ameeeeeei seu post sobre a cidade!!! Além de me apaixonar pela cidadee sua história, sou estudante de arquitetura e estou pesquisando sobre um projeto em Aix-en-Provence, por isso acabei caindo aqui.. Enfim, amei tudinho!!! Parabéns e sucesso <3 <3 <3

    • Oi, Isabela! Que massa que você gostou :D Muito obrigada pelo comentário! <3 Boa sorte na sua pesquisa e volte sempre ;) Um abraço!

  5. Luciana Campanatti

    Amei o post e todas as dicas, estarei indo de férias em maio agora e com certeza as dicas irão me ajudar muito! Depois te conto! Muito obrigada!!!!

    • Oi, Luciana! Que bom que você gostou do post :D Espero que suas férias sejam incríveis! Aproveita :)

  6. Elma da Penha Hortolani

    Olá Luiza.
    Amei seu post, informações preciosas. Conheço apenas Paris, porém meu sonho é visitar outros lugares, entre eles Aix-en-Provence.
    Muito obrigada e abraço!

    • Oi, Elma! Espero que você realize logo esse plano :) A França é cheia de lugares especiais! Recomendo muito circular de carro pela Côte D’Azur também (tem post com meu roteiro aqui no blog). Um abraço e obrigada pelo comentário!

  7. Maria lopes

    Oi luiza,
    Queria fazer um bate volta de Marselha pra Aix mas vou estar com malas, bem pesadas e não da pra conhecer a cidade desse jeito. Vc sabe se existe algum depósito de malas ou qualquer lugar de confiança pra colocar as malas enquanto eu aproveito a cidade??
    Espero retorno
    Xoxo

    • Oi, Maria! Infelizmente não sei, porque já fui lá há alguns anos e não reparei nisso :/ Mas as estações de trem costumam ter, sugiro pesquisar isso! :) Um abraço e boa viagem

Deixe o seu comentário