Dicas Práticas

Guias turísticos com dicas descoladas de moradores: CITIx60

Dicas Práticas | 05/03/15 | Atualizado em 16/03/15 | 2 comentários

Não por acaso, minha principal fonte de informação sobre os destinos que vou visitar costumam ser blogs, porque gosto de ter uma ideia da pessoa por trás das dicas e recomendações e porque é neles que encontro os lugarzinhos mais especiais, mais atuais e menos “turísticos”. Mas não ignoro a utilidade dos guias de viagem, que quando bem feitos trazem as informações de forma concisa, organizada e prática. O que dizer, então, dos guias da série CITIx60, que mal conheço e já considero pacas? ;)

Me apaixonei por esses livrinhos de cara, quando vi que as capas deles são mapas ilustrados fofíssimos que podem ser desdobrados pra ver por inteiro. E gamei mais ainda ao ler sobre a proposta: em cada guia, 60 pessoas da “cena criativa” local indicam o que a cidade tem de melhor em cinco categorias: arte e design, arquitetura, comida, entretenimento e compras.

~IMG_0572

~IMG_0579

~IMG_0583

As publicações são da viction:ary e têm formato de bolso (superprático pra levar na hora de viajar), e suas 100 e poucas páginas são recheadas de preciosidades. Comprei logo três edições: Londres, Berlim e Nova Iorque. E o melhor é que dá pra pedir daqui do Brasil, pelo site da Amazon. Além desses três destinos, eles têm também guias de Tóquio, Barcelona e Paris.

Nas primeiras páginas, já encontramos uma listinha de 10 coisas que tornam a cidade especial, com dicas específicas sobre cada uma. Em Berlim, você vai encontrar arquitetura, pontos históricos, arte de rua, mercados, lojas de livros e discos, alimentação, pães, festas que rolam até tarde, lazer em geral e souvenirs pouco convencionais. Em Londres, essas dicas iniciais incluem museus e galerias, estúdios de tatuagem e lugares pra tomar cervejas de produção local. No de NY tem espaço pra moda, shows ao vivo e esculturas ao ar livre :)

~IMG_0566

Depois, somos apresentados às pessoas que deram as indicações, com um resuminho sobre cada uma, e aí chegamos às fotos dos lugares indicados, com pequenos textos explicativos, informações de serviço e aspas da galera dizendo por que cada canto foi recomendado.

Entre as dicas, você encontra alguns pontos já bem conhecidos como o Central Park e a High Line em NY, o mercado de flores Columbia Road em Londres e o Neues Museum em Berlim, mas da maioria nunca ouvi falar. Alguns achadinhos são o Postman’s Park, em Londres (quem é fã de Closer vai reconhecer), um punhado de bares incríveis em Berlim e restaurantes nova-iorquinos superfofos que vão além dos já tradicionais Eataly, Burguer Joint, Magnolia Bakery etc.

~IMG_0569

~IMG_0582

Ah, e no final ainda tem mapinhas de algumas regiões indicadas em “zoom”; dicas de hotéis, albergues e apartamentos descolados; e folhas de papel liso, quadriculado e com linhas pra você fazer suas anotações. Muito amor, né? <3

Os livrinhos são ideais pra quem já conhece as cidades ou vai passar bastante tempo em cada uma, mas acho massa também pra quem tem pouco tempo em cada canto, já que sou super a favor de riscar da lista um museu ou monumento considerado “obrigatório”, mas que não lhe interessa tanto, e substitui-lo por um café ou mercado legal :D

Ah, as publicações são em inglês, tá? Mas mesmo se você não for tão desenrolado no idioma, vale a pena dar uma olhada. O ruim de ser em papel é que logo mais muitos dos lugares devem deixar de existir ou perder a graça – mas isso é mais um motivo pra comprar a passagem a-go-ra, né? hehe.

~IMG_0575

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso e confio :) Aqui neste link, você descobre como pedir o seu com 15% de desconto e ainda ajuda o blog a se manter.

600x80

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Gosto de ler outros blogs e sites, principalmente sobre viagens, estou aproveitando algumas de suas dicas, obrigada.

Deixe o seu comentário