Dicas Práticas

Como usar o Google Flights para encontrar passagens aéreas

Tá planejando uma viagem e procurando passagens aéreas ou quer só passar o tempo inventando viagens imaginárias? Vai no Google Flights! ;) Esse buscador de voos maravilindo chegou ao Brasil há poucos meses e me conquistou: ele mostra o valor das passagens já com todos os impostos e taxas e te leva direto aos sites das companhias aéreas, pra fechar a compra sem taxas extras. Além disso, a ferramenta tem vários recursos inteligentes que justificam meu caso de amor. Nela você pode, por exemplo:

Ver os melhores preços no calendário

Fica muito mais fácil viajar barato quando você tem flexibilidade de datas, pra aproveitar promoções ou encaixar o itinerário com a variação de preços. Mas pode ser um saco comparar vários dias diferentes quando o buscador só mostra alguns dias antes e alguns dias depois, né? No do Google, você vê todos os dias de uma vez direto no calendário que aparece quando você vai dizer a data em que quer viajar :)

calendario

Selecionar um destino pelo mapa

E se sua flexibilidade for em relação ao destino? Aí é só clicar em “Expandir mapa” pra ver os preços de passagens pra vários lugares além da cidade selecionada :) Isso é uma mão na roda pra quem quer ir passear por vários países europeus, por exemplo, já que dá pra ver os valores pra vários aeroportos ao mesmo tempo e escolher o melhor ponto inicial pra eurotrip. Depois, basta clicar na bolinha vermelha pra ver mais detalhes.

mapa

Usar diversos filtros de busca

Como padrão, o buscador seleciona os melhores itinerários com base em preço, duração, número de paradas e alguns outros fatores, como taxas de bagagem e cortesias. Mas você também pode selecionar algum desses itens como prioridade, como na imagem abaixo:

filtros2

Também dá pra personalizar a busca com diversos filtros: número de escalas, valor máximo, companhia área (ou aliança de companhias, o que é útil pra quem quer acumular milhas), horários, duração máxima e aeroporto de conexão. Ah, e também é possível pedir pra ele mostrar resultados de outros aeroportos próximos, clicando no “+” ao lado do nome da cidade no campo de busca.

filtros

Buscar vários trechos

Outra facilidade é procurar múltiplas paradas de uma vez. Basta clicar em “várias cidades” e colocar as datas de cada trecho, até o limite de cinco voos, e nos resultados aparece o preço total das passagens. Fiz o exemplo abaixo meio aleatório, já que nesse caso seria possível gastar menos com os trechos internos (usando companhias low cost e outros tipos de deslocamento), mas dá pra ter uma ideia, né?

varias-cidades

Procurar por região

Pra quem tá realmente em dúvida sobre o lugar que quer conhecer, dá até pra buscar por região :) Por exemplo, se você escolher “América do Norte” no campo de destino, o Google sugere cidades populares no continente, mostrando o preço e fotos.

região

Usar o “Estou com sorte”

E se você realmente não faz a menooooooor ideia de pra onde ir, pode clicar no botão “Estou com sorte” e conferir a sugestão da ferramenta. Teoricamente, o destino é indicado de acordo com seu histórico de navegação, preço e rota a partir da sua cidade de origem. Quando testei deu Miami, e você?

estoucomsorte2

Ver dicas de opções melhores

Ainda não se convenceu de como esse buscador merece seu amor? Olha pra isso: muitas vezes ele dá dicas de mudanças que podem ajudar a economizar ainda mais, em banners que aparecem junto com os resultados. Por exemplo, fiz uma busca pra NY e ele me sugeriu voltar um dia depois pra economizar R$ 185.

dica

E quando fui procurar voos pra Santiago, a dica foi comprar passagem na classe executiva, porque a diferença de preço era razoavelmente pequena.

dica2

Monitorar preços

Pra amarrar esse caso de amor, ainda tem mais: se você quiser esperar um pouco pra ver se o preço de uma passagem diminui ou se ainda não tem certeza sobre a viagem, dá pra monitorar o voo. Basta clicar em “Salvar”, embaixo do botão de comprar, pra consultar a opção facilmente na página. Além disso, se o valor mudar, o Google Now (app pra Android e iOS) te avisa :D

salvar

Ver informações sobre a aeronave

Ah, e quando você clica num voo pra ver mais detalhes dá pra conferir até informações sobre a aeronave, como o espaço para as pernas e a disponibilidade de wi-fi, tomada, vídeo etc. Acho moderno.

detalhes-aeronave

Um arraso, né? <3 É sempre bom continuar de olho em promoções, através de sites como o Melhores Destinos, mas esse buscador é uma mão na roda. Como não amar?

Já curtiu a página do Janelas Abertas no Facebook? Clique aqui pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens. 

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

600x80

Posts Relacionados

19 Comentários

  1. LAYS

    Olá,
    Achei realmente muito interessante a ferramenta, mas estou com dificuldades por exemplo para encontrar os melhores preços no calendario. Eu clico mais nao aparece nada e então tenho que ficar vendo data por data.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Lays! Aqui quando eu coloco o nome das cidades e origem e de destino e clico na parte da data pra selecionar o dia de partida já aparece o calendário com as datas… Será que é problema do navegador? Um abraço!

    • Luísa Ferreira

      Massa, Josiane! Boas viagens ;)

  2. Thiago Ferreira

    excelente dica, belo post, parabéns !!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Thiago! Que bom que gostou, obrigada! :)

  3. Rodrigo

    Alguem de fato ja conseguiu utilizar a ferramenta com sucesso? Pergunto pois em 90% das vezes pesquiso as passagens pelo Google Flights, mas JAMAIS consigo de fato encontrar o preco anunciado.. sempre qdo sou redirecionado ao site da cia (ou qdo entro direro no site da cia aerea) nao encontro os valores mostrados na ferramenta do Google

    • Luísa Ferreira

      Oi, Rodrigo! Eu cliquei pra ir até o site das companhias aéreas algumas vezes e encontrei o preço sim… Acabei de fazer outro teste e também deu certo. Coloquei Recife – San Diego de 25/09 a 09/10 e quando fui pra página da American Airlines o valor estava igual (na verdade, 90 centavos a menos).

  4. Renata

    Também não consigo achar os voos com os valores mencionados. Sempre que vou para a pagina da companhia aérea o valor é bem mais caro do quê o informado.

    • Luísa Ferreira

      Que estranho, Renata :( Quais foram os trechos e datas que você pesquisou?

  5. Tatiana

    Relamente Rodrigo. Estou com a mesma dúvida que voce. Pesquiso os preços e quando sou direcionada para o site da CIA Aérea ao finalizar a compra o preço muda para mais pois são inclusas mais taxas. unca consigo o voo com o mesmo preço do google flights.

  6. Barbara

    Oii luisa adorei o blog!
    queria tirar uma dúvida!
    o preço que aparece é o preco final mesmo: chegando no embarque näo terei que pagar nada a mais:

    • Luísa Ferreira

      Oi, Barbara! Obrigada :) Segundo o Google, ele mostra o valor das passagens já com todos os impostos e taxas – o que o diferencia de outros buscadores. Quando eu fiz o teste, fui direcionada às páginas das companhias aéreas pra fechar a compra sem taxas extras além do valor indicado, mas recomendo que você confirme antes de finalizar a compra :D Depois de efetuada a compra e emitida a passagem, a companhia não cobra mais nada ;)

  7. Priscila

    Sempre faço pesquisas pelo google flights, uma vez consegui comprar pelo mesmo preço que aparecia, porém hoje ao realizar pesquisa para vários destinos, os valores não coincidiam.

    • Pois é, Priscila! Parece que nem sempre ele tá desempenhando o que promete. Ontem procurei pra minha mãe uma passem Recife-Miami-Recife e o valor que apareceu lá foi exatamente o que constava no site da TAM, mas bastante gente tem se queixado de diferenças nos preços :/

  8. Emmanuel Luiz

    Prezados,

    todo o horário (incluindo os das escalas) são de Brasília ou em relação ao fuso horário do País de escala.

    obrigado!!!

    • Oi, Emmanuel! O horário de cada voo corresponde ao horário local na cidade em questão :) Um abraço!

  9. rosana de carvalho prado

    como faço para cancelar a inscrição no google flights?

    já fiz a viagem e continuo recebendo um numero enorme e emails

    • Oi, Rosana! Acho que no próprio e-mail que você recebe tem a opção de cancelar o alerta, embaixo… Se não, você tem que acessar o site (logada na sua conta Google), aí clica numas três barrinhas que tem do lado esquerdo, seleciona “preços rastreados” e aperta na parte “notificações por e-mail” (se estiver azul, quando você clicar vai ficar cinza).

Deixe o seu comentário