Ceará

Onde comer em Fortaleza: frutos do mar, sorvete e feijoada

Ceará | 06/07/15 | Atualizado em 01/07/22 | 5 comentários

Eu só tinha visitado Fortaleza quando criança. Quando finalmente voltei lá, no começo do ano, peguei as dicas de uma amiga fortalezense – que basicamente consistiam em comida, comida e mais comida :P Fui de um canto pra outro enchendo o bucho e curti tudo que provei. Aqui vai uma pequena compilação dos cantos mais tradicionais e delícia que conheci por lá:

Onde comer em Fortaleza

Café Passeio

O Passeio Público é um dos lugares preferidos dessa minha amiga na capital cearense e não é difícil entender o porquê. Essa praça arborizada, chamada oficialmente de Praça dos Mártires, é a mais antiga da cidade e foi revitalizada em 2007 depois de muitos anos abandonada. O lugar é superagradável, tem vista pra o mar e o que é melhor: abriga o Café Passeio, um restaurante charmosinho com mesas externas e uma feijoada delícia aos sábados.

Eles têm self service de terça a domingo na hora do almoço, sendo que o do sábado é dedicado a esse prato delícia. Coisa mais gostosa comer e tomar uma cervejinha sentindo a brisa e ouvindo um chorinho ali! Não tirei foto da comida, mas pode ir na fé ;)

IMG_0095

IMG_0079

Serviço:

Rua Dr. João Moreira s/n, Praça do Passeio Publico
85 3063-8782

Coco Bambu

O Coco Bambu é bem conhecido: o restaurante já tem várias unidades no Ceará, em São Paulo, Brasília, Bahia, Maranhão e Piauí. Eu escolhi a da Beira Mar, que é bem grande e bonitona, e como tava sem fome não pedi nenhum prato, mas é claro que não ia deixar de comer, hehe. Provei o pastel de camarão, que achei apenas ok, e o de lagosta, que achei bem maravilhosinho.

Tomei também uma caipirosca, porque ninguém é de ferro – e porque ela vinha nesse copo-coquinho fofo que você vê aí embaixo (maturidade: não trabalhamos). O cardápio traz uma variedade enorme de pratos, principalmente com frutos do mar, e ouvi falar muito bem do Camarão Internacional e do Camarão Jangadeiro. Ah, e os pratos parecem grandes, acho que servem umas três pessoas.

IMG_0207

coco_bambu

Serviço:

Av. Beira Mar, 3698
85 3198-6000

Leia mais:
Roteiro pelo centro de Fortaleza

Sorveteria 50 Sabores

O Coco Bambu também tem sobremesas com cara boa, mas de lá eu preferi ir conhecer outro clássico da capital cearense: a sorveteria 50 Sabores. Apesar do nome, o número de opções é bem maior do que isso, incluindo alguns sem glúten, lactose ou açúcar. Dá pra ver a lista de sabores aqui e ir ficando com água na boca, mas chegando lá você encontra plaquinhas que incentivam a provar quantos você quiser – e quem é doido de ignorar esse conselho, né? ;)

Eu experimentei o de tapioca, um dos mais recomendados, mas não curti muito. Acabei pedindo uma bola de chocobrownie, sorvete de chocolate com pedaços de brownie, enquanto minha amiga escolheu um que parecia um pavê – se eu não me engano, o sabor era “biscoito”, mas tem também um que se chama “pavê” e deve ser igualmente deli. Amei minha opção, mas confesso que gostei ainda mais do dela (e roubei um pouquinho, é claro).

Deus sabe o que faz: se tivesse uma dessas perto da minha casa, seria difícil resistir à tentação de tomar tooodos os sabores, tipo brownie com doce de leite, chocolate crocante, baunilha flocada, banana caramelada, frutas vermelhas, iogurte com morango, negresco, torta de maçã, torta de limão… <3 Eu fui na unidade da Beira Mar, mas tem sete outras pela cidade.

IMG_0229

IMG_0240

Serviço:

Av. Beira Mar, 2892, Lj 01 – Meireles
85 3032.0050

Chico do Caranguejo

Outra “instituição” fortalezense é o Chico do Caranguejo, uma das barracas da Praia do Futuro. Dito isso, um parênteses: a estrutura da Praia do Futuro é bem diferente do que eu esperava, com essas “barracas” que mais parecem resorts, haha. Tem piscina, toboágua, loja, playground… o.O As quintas-feiras à noite são o auge da animação por lá – o dia já foi instituído na cidade como “Dia do Caranguejo” e no Chico tem shows de humor e música ao vivo. Durante o resto da semana, o lugar funciona das 8h às 17h.

Fui numa segunda pela manhã e encontrei o lugar razoavelmente cheio, mas o atendimento foi bom e apesar do clima chuvoso deu pra aproveitar ;) Comemos caranguejo, é claro, e ele foi simplesmente o melhor da minha vida <3 Preparados com leite de coco, os carangas são super carnudinhos e fáceis de abrir. O cardápio tem mais um monte de petiscos e pratos, além de sucos, váárias opções de drinks, vinhos e coisa e tal. Comam por mim! <3

Procurando hospedagem em Fortaleza? Clique aqui e encontre hotéis, pousadas e albergues com os melhores preços.

IMG_0257

IMG_0267

Serviço:

Av. Zezé Diogo, 4945 – Praia do Futuro

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Que maldade esse post hahaha apenas com água na boca. Mas adorei e tô salvando aqui pra minha próxima viagem pra Fortaleza. Já estive lá três vezes, mas nunca fui além dos pontos de turista principiante haha Beijos

    • Luísa Ferreira

      hahaha acho que tua próxima visita merece ser dedicada ao turismo comilônico, então! :D beijo!

  2. Poxa! E eu perdi a chance de acrescentar essa lista.. haha
    é fato.. quando pensamos em coisas legais além do turismo básicão, sempre passamos pela gastronomia.. :)
    Excelente post

    • Luísa Ferreira

      Haha fica pra próxima, Priscilla ^^ Valeu! Um abraço

  3. Renata Salerno

    ótimas dicas, o Coco Bambu realmente é excelente para jantar, próximo da maioria dos hotéis da cidade para ir apé.

    Visite também http://www.viagem360.com

Deixe o seu comentário