Dicas Práticas

Turismo cervejeiro: 6 blogs pra planejar seu roteiro

Dicas Práticas | 13/10/15 | Atualizado em 31/01/24 | 8 comentários

Que os enólogos e a galera do “você precisa fazer isso” que me desculpem, mas eu (ainda) não sou fãs de vinhos e não visitei nenhuma vinícola em minhas duas visitas ao Chile, nem quando fui à Serra Gaúcha. Por outro lado, não faltaram rótulos de cerveja diferentes nessas viagens, viu?

Nem bares legais, cervejarias e otras cositas más relacionadas ao suco de cevada. Felizmente, o recente boom de cervejas artesanais tá facilitando o turismo cervejeiro. E eu, que apesar de não-entendedora adoro conhecer novas brejas, fico é feliz ;)

Como mostra essa matéria, há alguns anos começaram a se popularizar no Brasil os tours cervejeiros, que já são comuns na Europa e nos EUA há mais tempo. São passeios que levam você a fábricas, bares e restaurantes onde é possível degustar as cervas e saber mais sobre seu processo de fabricação.

Mas mesmo sem um pacote específico, o que não falta hoje é informação pra montar seu próprio roteiro cervejeiro quando viajar. Pra dar um gostinho, separei alguns blogs que podem servir de fonte pra vários destinos:

Maria Cevada

Essa foi uma das minhas principais fontes quando montei meu roteirinho cervejeiro por Gramado e Canela. Ele não é focado em viagens, mas é claro que quando os autores tão num novo destino eles aproveitam pra explorar – e registrar – as opções cervejísticas do lugar. Eles têm posts sobre bares, restaurantes, festivais e etcéteras no Rio, em Ribeirão Preto, BH, Porto Alegre, Buenos Aires, Paris, Amsterdã, Bruges…

mariacevada

Destino Cervejeiro

Apaixonado por cerveja, Johnnie morou na Irlanda e viajou pela Europa documentando suas visitas a grandes cervejarias e produtores artesanais. O que fazer com esse conteúdo? Criar um blog e dividi-lo com o mundo, é claro ;)

Se você tá planejando uma viagem pelo Brasil, Chile, EUA, Bélgica, Alemanha, Canadá, Holanda, Inglaterra, República Tcheca, Portugal, Argentina, Austrália, Espanha, França ou África do Sul, dê uma olhada na página, que traz ainda informações básicas sobre a bebida e dicas tipo “como pedir cerveja em outros idiomas”.

destino-cervejeiro

Viajante Cervejeiro

Depois de trabalhar por anos na área de cervejas especiais, o paranaense Edson resolveu fazer disso sua vida 24 horas por dia, sete dias por semana. Desde maio de 2014 ele tá viajando de carona pelo Brasil, se hospedando na casa de amigos e pessoas que conhece pelo caminho com uma missão deliciosa: visitar bares, restaurantes e cervejarias com rótulos interessantes. É claro que o resultado é um ótimo compilado de informações sobre a bebida, né? Dá uma olhada lá!

viajante-cervejeiro

Pra ver no Mundo

O Reino Unido super combina com uma breja, né? O casal João e Natasha, que mora em Londres, gosta tanto da bebida que promove até um tour de pubs chamado “A rota da cerveja artesanal em Londres”, pra evitar que os lugares charmosos que servem as craft beers passem despercebidos na sua visita à cidade.

Ah, e além de bebedora de cerveja, Natasha é sommelière em formação. Se não rolar de você fazer o tour, vale acessar esse link pra ver todos os posts que eles já fizeram apresentando alguns dos lugares pra beber boas cervas em Londres. Atualização em dezembro de 2019: esse blog se chamava Pra Ver em Londres, mas foi transformado no Pra Ver no Mundo. Você encontra os posts deles sobre cerveja aqui.

praveremlondres

Destemperados

Já falei aqui que sou food hunter do Destemperados, uma plataforma que reúne relatos sobre experiências gastronômicas Brasil afora. E é claro que o site não se resume a comida, né? Se você buscar por tags como Cervejas e Cervejas Especiais, encontra algumas dezenas de posts sobre bares legais. Se estiver com viagem marcada pra alguma cidade, vai na busca e escolhe o lugar pra ver o que tem de interessante pra comer e beber por lá.

destemperados-cerveja

Apartamento 81

Suria Rocha é publicitária e Beer Sommelière. Ela mora em São Paulo e além de explorar bares e rótulos locais, fala de tudo que tem a ver com cerveja – até cosméticos que a têm como ingrediente – e traz informações úteis tipo respostas pra 10 perguntas sobre cerveja que você sempre quis fazer.

A quantidade de posts viajantes vem aumentando, incluindo destinos como Berlim, Bruxelas, Buenos Aires e até o parque de Harry Potter em Orlando. Atualização em dezembro de 2019: aparentemente esse blog saiu do ar. :(

mariacevada

E você, onde pesquisa informações cervejeiras quando vai viajar? Compartilha tua mina de ouro aí nos comentários! Tou à procura de blogs gringos também :)

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Oi, Luisa!

    Uma honra ser indicado nessa lista ao lado de blogs tão legais. Brigadão!
    Adorei a ideia do post, aliás! =)

    Cheers!

    • Luísa Ferreira

      Que nada, João! Parabéns a vocês pelo trabalho :) E valeu pelo comentário ^^ Um abraço!

  2. Manuella Trindade

    Dá uma olhada no instagram da @donamallte ! Bem recifense acho que você vai gostar :)

    • Luísa Ferreira

      Que massa, Manuella! :D Valeu pela dica, vou seguir ^^

  3. Suria Rocha

    Olha só,
    Obrigada Luísa, só agora vi que vc tinha colocado o apê aqui nessa lista <3
    Sim, a lista de viagens já cresceu bastante desse post pra cá, uma honra aparecer aqui!
    beijão

    • Oi, Suria! Eu vi os posts da Europa, adorei! :) Valeu pelo comentário <3 Um abraço e continue cervejando por aí! :D

  4. Boa noite
    Parabéns pela matéria, achei superinteressante porque foi dessa forma que montei um roteiro durante 2 anos para viajar à Europa ano passado.
    Como este site foi um dos que me ajudou, gostaria de compartilhar a minha experiência como agradecimento, e aqui deixo o site que criei para que também ajude outras pessoas a montar roteiros cervejeiros pelo mundo.

    http://www.eurobeertrip2018.com.br

    Agradeço novamente.
    Att

Deixe o seu comentário