Viagem pra Dentro

Abrir as janelas: o que isso significa?

Você chegou aqui agora ou já acompanha o Janelas faz tempo? Sabe o porquê do nome do blog? Deixa eu te contar: quando resolvi criar esse espaço pra compartilhar dicas e mimimis sobre viagem, lá em 2012, não queria um nome diretamente ligado a turismo. Nada contra, é claro. Mas minha intenção era falar não só de coisas práticas, mas também de viajar como um processo amplo que envolve muito do que somos como pessoas. E aí, escolhi as janelas como uma metáfora pra se abrir pra o mundo.

As viagens são apenas uma parte dessa abertura, mas eu acredito que podem ser uma parte bem importante, se a gente deixar. São um impulso pra gente sair da zona de conforto, com perdão do clichê, e essa foi a maior motivação pra meu primeiro intercâmbio: me forçar a perder o medo de coisas que fogem ao meu controle.

Depois, fui percebendo quantos significados cabem dentro desse conceito de abrir janelas. Virou quase um mantra pra mim, pra tentar colocar em prática no dia a dia. E como não podia deixar de ser, quis compartilhar isso aqui nesse espacinho :) Alerta: post piegas adiante.

abra as janelas da mente.

Abrir as janelas é tentar deixar de lado nosso umbiguismo e se abrir pra o novo. Novas experiências, novas pessoas, novas possibilidades e o que me parece ainda mais importante: novas perspectivas. Tentar desapegar daquela velha opinião formada sobre tudo. Ou seja: um esforço enorme, mas importantíssimo.

abra as janelas e deixe o sol entrar.

Abrir as janelas também é não se fechar. Numa vibe Los Hermanos, aquela coisa de deixar a primavera entrar, deixar que o sol te veja, sabe? :P Deixar as pessoas entrarem nas nossas vidas, lembrar que tem um sol brilhando lá fora e um mundo todo de possibilidades apesar dos problemas. Sair da prisão das nossas próprias angústias e preocupações, onde às vezes nos metemos, e deixar o vento circular, arejar, dar mais energia. É como sair pra rua depois de passar um dia trancado em casa, no escuro. É respirar.

abra as janelas e acorde seus desejos.

Abrir as janelas também é, como lembra esse neon laranja que aparece lá no topo do post, acordar seus desejos. É abrir espaço pra os sonhos que povoam suas noites, dar vida a eles, deixá-los existir plenamente. Respeitar o que você quer, suas vontades mais profundas, e transformar seus sonhos em planos e ações à luz do dia.

abra as janelas do outro.

É como diz Céline em Antes do Amanhecer: “If there’s any kind of magic in this world it must be in the attempt of understanding someone, sharing something.” Abrir as janelas também tem a ver com olhar pra o outro e ver o que tem dentro dele. Tem a ver com empatia. Com aproveitar as oportunidades pra trocar, aprender e se deslumbrar com o mundo inteiro que existe em cada um de nós.

Vamos nessa? <3

 

*A foto em destaque é uma obra de Regina Parra. Batizado de Atrás das Janelas, o luminoso foi instalado no topo de um edifício no Centro de São Paulo e reproduz um trecho do poema O Jardim Adormecido, de Mahmoud Darwish. Peguei a imagem daqui.

Já curtiu a página do Janelas Abertas no Facebook? Clique aqui pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens. 

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

600x80

Posts Relacionados

6 Comentários

  1. Thay

    Olá Luisa, tudo bem? Encontrei o seu blog essa semana pesquisando sobre Recife, estou de mudança para a cidade no final de dezembro, estamos indo eu e meu marido, ele recebeu uma proposta de trabalho na cidade e resolvemos aceitar.
    Bom estou super curiosa de como será morar aí, pois acredito ser bem diferente de nossa cidade. Estou meio perdida em relação a bairros melhores para se morar, você teria alguma dica pra me passar?
    Muito legal seu blog, parabéns!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Thay! Espero que vocês gostem do Recife :) De onde vocês são? Em que bairro seu marido vai trabalhar? O lugar ideal pra morar depende muito disso. Um abraço!

  2. Thay

    Nós somos de Florianópolis, SC. A empresa onde ele vai trabalhar na realidade fica em Jaboatão, se não me engano em Cajueiro Seco, estamos pensando em morar em Candeias ou piedade, mais vamos conhecer um pouco esses bairros antes de fechar alguma coisa. Será que vale a pena morar em Recife ou o trânsito para Jaboatão é muito pesado?

    • Luísa Ferreira

      Oi, Thay! O trânsito é pesado mesmo. Acho que Piedade seria a melhor opção, porque também deve ser mais barato do que Boa Viagem. Tem bons prédios por lá, algumas zonas residenciais mais agradáveis e a praia! ;)

  3. Thay

    Ah que legal, nós alugamos agora no início um Flat em Piedade, e assim que nos mudarmos, procuro um apartamento com mais calma! Brigadão pelas dicas viu Luísa? Beijão!

    • Luísa Ferreira

      Massa! :) Boa sorte por aqui! Um abraço

Deixe o seu comentário