Pernambuco

Pernambuco: praias e história no Cabo de Santo Agostinho

Pernambuco | 04/06/16 | Atualizado em 03/06/22 | 2 comentários

Quando alguém de fora me pergunta que praias conhecer no Litoral Sul de Pernambuco, sempre indico o óbvio: Porto de Galinhas e suas vizinhas (Muro Alto, Maracaípe e companhia) e a deliciosa Praia dos Carneiros. Mas ainda mais pertinho, a uns 40 km do Recife, ficam as praias do Cabo de Santo Agostinho.

Eu conhecia a região dos finais de semana em família quando criança, mas em um passeio com o pessoal da Luck Viagens a convite do Sheraton Reserva do Paiva descobri que ela é mais interessante do que eu me lembrava. Adoro essas (re)descobertas :)

O carro da Luck passou pra pegar a gente lá no Sheraton, onde me hospedei por um fim de semana, e em poucas horas fizemos um percurso bem legal. O hotel fica na Praia do Paiva, já no Cabo, e pode ser um bom ponto de partida pra explorar a região.

Uma das primeiras paradas foi no Mirante do Paraíso, de onde se vê a praia do Paraíso e o Porto de Suape. Bonitão!

cabo-praias3

transfer-luck-turismo

Leia também:

Guia completo sobre Pernambuco

De lá, fomos pra região da Vila de Nazaré, com direito a uma parada pra ver essas falésias gatinhas que eu nem sabia que existiam por ali :) Com tempo limpo dá pra ver até Olinda pra esquerda e Maracaípe pra direita, além de ruínas de um forte e um farol.

cabo-praias5

cabo-praias2

cabo-praias7

Fomos, então, até a vila de Nazaré, onde ficam as ruínas do Convento Carmelita, construído em 1731, e a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, de 1597, que é pequena e bem simples, mas simpática. ^^

Tava rolando uma missa quando chegamos, e saindo de lá muita gente ia pra as barracas logo em frente comprar passas de caju, licores caseiros e compotas, que encontramos em várias outras ruazinhas nessa região. Aquela vibe meio interiorana gostosa, diferente das partes mais badaladas do litoral :)

cabo-praias8

cabo-praias9

cabo-praias10

cabo-praias14

cabo-praias15

cabo-praias11

cabo-praias12

cabo-praias13

E então o passeio terminou na Praia de Calhetas, que já ganhou post aqui no blog e é conhecida por seu formato de coração. A praia é superpequena, tem uma tirolesa divertidinha e as águas são gostosas, mas em finais de semana ela costuma ficar lotada.

cabo-praias18

cabo-praias21

cabo-praias23

Logo em frente fica o Bar do Artur: antigo, famoso, grande e com comida razoavelmente boa, pelo que me lembro da última vez em que comi lá (porque nesse dia ainda tava supercheia do café da manhã do hotel, então não coube mais nada no bucho).

A estrada que dá acesso a Calhetas é esburacada, mas tá melhor do que alguns anos atrás, quando era tudo de barro e ficava intransitável depois de dias de chuva.

cabo-praias22

cabo-praias20

cabo-praias19

Pra quem quer conhecer a região, que abriga um total de nove praias, vale a pena se informar sobre os passeios de buggy, lancha e catamarã oferecidos pelas agências de receptivo. Outra atração popular entre os turistas é o banho de argila, que supostamente faz bem pra pele :P

O passeio foi uma cortesia da Luck a convite da assessoria de comunicação do hotel Sheraton Reserva do Paiva. Todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram interferência do estabelecimento. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias e patrocínios.

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Nossa, seu blog foi uma descoberta. Adorei as informações desse post. Muito legal indicar lugares que não são só praias nesses destinos mais “praianos” hahaha.

    Obrigada pelas dicas!

    Beijos,

    Dayana
    http://www.lolepocket.com.br

Deixe o seu comentário