Idiomas

Dicas pra estudar espanhol online de graça

É meio doido pensar que, apesar de estarmos rodeados de hispanohablantes, grande parte dos brasileiros não fala nada de espanhol (não além do portuñol velho de guerra, pelo menos). Tá certo que somos um país enorme e que o ~imperialismo ianque~ impõe o inglês como língua internacional, mas vale a pena fazer um esforcinho pra desenrolar o idioma de nossos companheiros de continente (e de muita história, lutas e cultura), né?

Já falei aqui sobre várias formas de estudar línguas online de graça e fiz posts focados em dicas pra aprender ou praticar francês e alemão, mas percebi que ainda não tinha feito o mesmo pra o idioma de Cervantes, que me levou a viver experiências incríveis em Buenos Aires, Sevilha e Valladolid.

Confira, então, alguns recursos disponíveis na nossa querida internet, no maravilhoso esquema 0800, pra você ir além da enrolación:

Aulas online

Não conheço tantos sites com lições gratuitas de espanhol, mas existem algumas opções que podem te ajudar a começar ou a revisar algum assunto. Se você já entende inglês, uma boa opção é o BBC Languages, que tem aulas pra iniciantes, frases úteis pra viagens, um guia básico da língua, links úteis e outros recursos. Já o Practica Español, da Agência EFE, tem uma versão voltada pra o público brasileiro, com dicas de gramática e vocabulário, notícias e músicas.

Apesar do layout feioso, achei o Bom Espanhol interessante também. Ele tem páginas de vocabulário, frases úteis e gramática, além de aulas e uma série de recursos úteis como fórum pra tirar dúvidas, conjugador de verbos, músicas com a letra, joguinhos… O Espanhol Grátis, também meio tosquinho, é outra opção que inclui aulas simples online, assuntos de gramática, exercícios, textos, diálogos e outros materiais.

Sites de notícias

Como o espanhol é parecido com o português (mas não tão parecido que não seja preciso estudá-lo, hein :P), depois que você adquire um vocabulário básico não é assim tão difícil ler textos no idioma, especialmente aqueles mais curtos e sobre assuntos cujo contexto você já conhece. Uma boa forma de praticar é ler notícias em sites de jornais como El País e El Mundo, BBC Mundo ou publicações de países latino-americanos.

Você também pode buscar os sites de revistas focadas em coisas que você curte. Alguns exemplos são as versões espanholas da National Geographic e da Vogue e a Traveler da Condé Nast, mas as opções são quase infinitas.

Outro bom recurso pra explorar diferentes meios de comunicação é o site Kiosko.net, que tem índices divididos por categorias. Ah, e quem tem interesse por temas de direitos humanos, recomendo também a leitura de Periodismo Humano, jornal online alternativo que foi um dos objetos de pesquisa do meu mestrado.

periodismo-humano

Leia mais:

16 razões para aprender novos idiomas

Livros

Existe um punhado de livros em espanhol nas principais listas de clássicos da literatura – desde nomes como Miguel de Cervantes a escritores mais atuais como Gabriel García Marquez. Não faltam grandes nomes de vários países, como os argentinos Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, a nicaraguense Gioconda Belli, os chilenos Isabel Allende, Pablo Neruda e Roberto Bolaño e o espanhol Carlos Ruiz Zafón. Pra quem ainda tá num nível intermediário, recomendo apostar em contos e crônicas.

Não conta pra ninguém, mas muitos desses livros podem ser encontrados pra download gratuito pela internet :B (e alguns estão sob domínio público, como Don Quijote). Ou por preços baixinhos em sites como Estante Virtual e livrarias. Uma dica é baixar a amostra do eBook no site da Amazon pra ver se o nível de dificuldade do livro tá adequado pra você antes de comprá-lo.

TV e rádio

Já tá desenrolando na leitura, mas não entende PN quando alguém desembesta a falar em espanhol perto de você? Não se desespere: de fato, a compreensão oral pode ser bem mais complicada. Pra melhorar nesse aspecto, como sempre, é preciso prática.

Pra quem tá começando, recomendo recursos como o site News in Slow Spanish, que traz (como o nome diz) uma compilação de notícias em espanhol falado bem devagar, pra quem tá aprendendo mesmo. O site tá em inglês, mas dá pra mexer nele mesmo sem saber o idioma.

E quando você já estiver desenrolado nos paranauês, pode partir pra os sites de canais de TV hispânicos normais, como RTVE, Canal Sur, La Sexta e TeleMadrid. Eles têm alguns vídeos que você pode ver online, e as imagens dos VTs também ajudam na compreensão quando o repórter falar rápido demais. ;)

Séries 

Pra uma pegada mais de entretenimento, a dica é acompanhar séries (que delícia, hein? poder passar o dia no Netflix sem culpa, porque tá “estudando” :P). Pra quem tá no comecinho, costumo indicar a série Extr@, uma sitcom criada pra o ensino de idiomas. Como falei em posts anteriores, ela é meio tosquinha, mas gostei muito de ver alguns episódios quando estudava francês e alemão porque as situações e o vocabulário são simples, então eu conseguia entender um bocado de coisa – e no começo, esse estímulo é muito importante. Dá pra colocar legendas, tá?

E, mais uma vez, se você já tem um nível mais alto pode apostar em séries normais. Amigos me indicaram as argentina Los Simuladores (disponível no Youtube) e Estocolmo e a mexicana Club de Cuervos (ambas da Netflix). Sem falar em Narcos (apesar da pronúncia meio bad de Wagner Moura :P) e Pablo Escobar (produção colombiana que também conta a história do famoso traficante). Outras que falam sobre tráfico de drogas e também tão na Netflix são El Cartel e La Reina Del Sur.

club-cuervos

Filmes

Sua vibe é mais cinema mesmo? Então o que não faltam são ótimos filmes em espanhol, de diversos países. Algumas sugestões que achei na Netflix são os argentinos O Segredo dos Seus Olhos, Elefante Branco e Tese sobre um Homicídio e os espanhóis A Pele que Habito e Tudo Sobre Minha Mãe, mas óbvio que opção não falta hoje em dia, né :)

Palestras do TED

Sabe quando a vida tá corrida (tipo sempre) e você só tem aquela meia horinha de almoço pra manter o idioma em dia? Nesses casos, uma dica é ver palestras da série de conferências TED, que são curtinhas e quase sempre interessantes. Esse perfil do Youtube do TED em espanhol tem todo tipo de assunto pra escolher, de tecnologia a arte, e nesse Tumblr você encontra alguns vídeos das versões independentes do evento, os chamados TEDx.

TED-espanhol

Música

E eu não podia deixar de mencionar, é claro, um dos métodos mais clássicos pra aprendizado de idiomas “por osmose”: música. Quem nunca adquiriu vocabulário em inglês ouvindo uma Britney Spears da vida, né? :P Nessa área não tenho tantas dicas legais, já que na época em que estudava espanhol eu ouvia basicamente Alejandro Sanz (não me julguem, músicas bregas são as melhores pra cantar), Julieta Venegas e Calle 13. Mas você pode dar uma conferida em rádios online tipo a TuneIn e explorar o Spotify, o Youtube… E também compartilhar aqui nos comentários os artistas hispânicos que você recomenda <3

Outros recursos

Pra conferir várias dicas de dicionários, fóruns, gramáticas, aplicativos e plataformas pra intercâmbio de idiomas, dê uma olhada nesse post em que compilei recursos pra o aprendizado de várias línguas na internet, no esquema 0800 que a gente ama. ;)

Você tem outras dicas? Já usou algum dos recursos acima? Conta aí nos comentários!

Crédito da foto em destaque: Pexels – licença Creative Commons Zero (CC0)

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube

2017_01_04-728x90

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário