Paraná

Foz do Iguaçu: visitando o Templo Budista

Paraná | 05/05/17 | Atualizado em 05/01/23 | 4 comentários

Eu não tenho religião, apesar de acreditar em Deus e em outras formas de energia. Mas dentre as crenças, religiões e filosofias que conheço, o Budismo sempre me chamou mais atenção. Por isso, fiquei curiosa quando soube que em Foz do Iguaçu existe um Templo Budista, considerado o segundo maior da América Latina. O lugar fica meio afastado do Centro, mas é fácil chegar lá de carro ou de ônibus e é uma ótima opção de passeio no caminho pra Usina de Itaipu, que fica lá pertinho. Ah, e a melhor parte: a entrada é gratuita.

Leia mais:
Onde ficar em Foz do Iguaçu: de resorts a opções gratuitas
Visitando o lado argentino das Cataratas
Tudo sobre o lado brasileiro das Cataratas

templo-budista-foz5

Construído em 1996 por comunidades chinesas que vivem por ali, o lugar é basicamente um jardinzão com mais de 120 estátuas (com destaque pra um Buda sentado amarelo e simpaticíssimo) e o templo em si, que é bem modesto.

Os jardins são bem cuidados, as estátuas bonitas e a localização garante um ponto extra, já que ele fica numa região alta e dá direito a uma vista da cidade. Sobre a vista: não espere nada deslumbrante, mas achei interessante ter uma perspectiva diferente da área por onde tinha circulado nos últimos dias. :)

templo-budista-foz6v2

templo-budista-foz4v2

templo-budista-foz3

Dá pra explorar o lugar com tranquilidade em cerca de uma hora, tempo que você provavelmente vai passar caminhando tranquilamente pra lá e pra cá, tirando fotos e, pra entrar na vibe, refletindo sobre a vida. ;) Acho até que tem muito a ver com as energias que eu tava sentindo em Foz, depois de ver aquele mundão de água caindo das cataratas e me lembrar que somos grãos de areia nesse mundo.

E falando em fotos, fique ligado: é permitido fotografar do lado de fora, mas não dentro do templo propriamente dito. Também vale lembrar que esse não é um ponto turístico qualquer e é bom não fazer muito barulho e arruaça, né? Outra coisa: se estiver indo no verão, como eu, capriche no protetor solar, porque o sol não costuma perdoar.

templo-budista-foz11v2

templo-budista-foz12

Achei um passeio agradável, especialmente se você já estiver indo pra o lado de lá ou tiver tempo sobrando, mas senti falta de mais informações sobre as estátuas, por exemplo. Sei que algumas representam diferentes virtudes e vi umas plaquinhas, mas não achei nada que aprofundasse muito o significado de cada figura.

templo-budista-foz2v2

templo-budista-foz8v2

templo-budista-foz7v2

Minha parte preferida foi essa plaquinha aí embaixo, que diz pra recitar o mantra Namo Amituofo pra “eliminar aflições e sofrimentos e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios”. Não custa tentar, né? :P

templo-budista-foz10v2

Tem também uma lojinha de souvenirs, e um dos funcionários foi bem solícito pra falar sobre o significado dos itens vendidos ali. Seria interessante se houvesse um pequeno tour guiado pra entender melhor sobre o que tá exposto no templo e sua relação com filosofia budista, mas acredito que a intenção deles seja manter o local como espaço de contemplação mesmo. :)

Você já foi no Templo Budista de Foz, ou em algum dos outros que existem no Brasil? O que achou? Conta aí nos comentários!

Leia também: Onde ficar em Foz do Iguaçu: de resorts a opções gratuitas

Serviço

Templo Budista de Foz do Iguaçu
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3524-5566
Horário: de terça a domingo das 9h30 às 16h30
Ingressos: entrada gratuita
Como chegar: de carro é bem fácil, joga no Waze ou segue as placas e arrasa. ;) Tem estacionamento gratuito. De transporte público você pode pegar o ônibus 103 no Terminal de Transporte Urbano (TTU) no Centro de Foz, que passa a cada 40 minutos e leva uns 30 minutos pra chegar ao templo.

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Angelita Aparecida Pereira

    Gostei uito do seu blog.
    Sou budista, sigo a filosofia De Nitirem Daishonin.
    Acredito que o tmplo budista não tem o foco na visitação e turismo, pois seria contraditório. Mas creio que isso poderia ficar claro nas informações no lugar.
    Vamos conhecer Foz em Outubro e o templo ja esta na minha lista de prioridades para conhcer e meditar!
    Abraços

    • Oi, Angelita! Que bom que você gostou do blog, obrigada :D
      É que o lugar recebe muitos turistas, tem lojinha etc., então fiquei com a impressão de que esse teria se tornado um dos focos deles (obviamente não sendo o original), sabe? Como forma de divulgação da filosofia, talvez. Mas concordo com o que você disse. Por isso comentei no final que “que a intenção deles seja manter o local como espaço de contemplação mesmo”. Vou deixar mais claro, obrigada pela observação! :) Espero que você goste de Foz! Um abraço

  2. jessica eduarda

    mds, eu estou fazendo um trabalho sobre o local e encontrei seu blog, amei, viagem é minha paixão. Já vou explorar seus posts sem dúvidas.

    • Que massa, Jessica! :) Seja bem-vinda por aqui! Um abraço e boas viagens

Deixe o seu comentário