Programa Erasmus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Protocolo Erasmus, Ação Erasmus ou ainda Programa Erasmus foi estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior entre estados membros da União Europeia e estados associados, e que permite a alunos que estudem noutro país por um período de tempo entre 3 e 12 meses.

Objetivo[editar | editar código-fonte]

O objetivo do programa ERASMUS é encorajar e apoiar a mobilidade académica de estudantes e professores do ensino superior, dentro da União Europeia, nos países do Espaço Económico Europeu, como a Noruega, Islândia e o Liechtenstein assim como países candidatos (como a Turquia).

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O programa deve o seu nome ao filósofo holandês Erasmo de Roterdão (em neerlandês Erasmus), conhecido oponente do dogmatismo, que viveu e trabalhou em vários locais da Europa para expandir o seu conhecimento e ganhar novos conhecimentos, e que deixou a sua fortuna à Universidade de Basileia. E.R.A.S.M.U.S. é também uma sigla para European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (ou, em português, Esquema de Ação Regional Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.