Áustria

Viena: o roteiro do filme Antes do Amanhecer

Áustria | 25/10/13 | Atualizado em 31/10/23 | 37 comentários

Eu fico com um pé atrás pra falar em filme preferido. O tempo passa, a cabeça muda e os filmes que mexem comigo muitas vezes não fazem tanto sentido alguns anos depois. Mas acho que nenhum fez sentido por tanto tempo – e continua fazendo – quanto Antes do Amanhecer. Por isso, fiquei animadíssima ao visitar alguns dos lugares por onde os personagens passam durante o filme (que é o primeiro de uma trilogia), na viagem que fiz a Viena no mês passado.

A verdade é que só me liguei nisso dois dias antes da minha partida, e fiquei acordada até de manhã buscando pela internet as referências e endereços de onde as cenas foram rodadas e organizando meu roteiro. O que salvou foi um site maravilhoso chamado The Worldwide Guide to Movie Locations.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

E a essa altura também percebi uma coincidência: eu ia chegar na estação de trem Westbanhof vindo de Budapeste, assim como Celine e Jesse <3 Como se não bastasse, eu tava viajando sozinha e essa era minha última viagem antes de tomar o caminho de volta ao Brasil; uma espécie de despedida/conclusão dessa jornada de um ano.

Daí que foi inevitável pensar numa frase de Celine que define uma das coisas em que mais acredito nessa vida: “If there’s any kind of magic in this world it must be in the attempt of understanding someone, sharing something” (Se existe algum tipo de mágica nesse mundo, ela deve estar na tentativa de entender alguém, compartilhar alguma coisa).

Depois de um ano morando fora e conjugando incessantemente verbos como conhecer, descobrir, compartilhar e despedir-se, me senti muito sortuda ao poder visitar os lugarzinhos onde Jesse e Celine se conheceram, descobriram, compartilharam e se despediram (sou brega assim mesmo, foi mal aí).

E o melhor é que as coisas tão praticamente iguais, passados quase 20 anos! Olha só:

A estação Westbanhof: onde eles desembarcam

Pra começar, tem a supracitada (adoro usar esse termo, parece tão intelectual, né?) estação de trem Westbanhof. Saí do trem e passei alguns segundos (ou foram minutos?) parada feito besta lembrando da cena em que eles descem do trem, depois de Celine ter concordado em passar a noite perambulando pela cidade com Jesse enquanto o avião dele pra os EUA não sai. A estação mudou um pouco, mas acho que a plataforma é a mesma :) Ela fica na Europaplatz.

~IMG_1535

Hoje

~estação

Filme

A loja de discos: minha cena preferida

Depois de fazer check-in no hostel, meu primeiro destino (a uns 15 minutos a pé de onde eu fiquei :D) foi a (pausa pra tomar fôlego pra palavra enorme) Teuchtler Schallplattenhandlung, a loja de discos onde eles têm aquele momento lindo de ficarsemjeitoporquequeremsebeijar dentro da cabine onde vão escutar uma música de Kath Bloom. A cabine não existe mais (quen), mas fora isso a loja tá igualzinha. E o melhor é que o lugar é massa, com vários vinis e CDs legais e uma dona bem simpática! Comprei um CD usado de tributo a Sinatra que tava por 6 euros e ela foi superfofa e ainda fez desconto de um euro hehe. A loja fica na Windmühlgasse, nº 10.

Procurando hospedagem em Viena? Escolha entre diversas opções de albergues e hotéis na cidade ou saiba mais sobre o hostel onde me hospedei

Hoje

Hoje

Filme

Filme

Leia mais:
Todos os posts sobre Viena

Kleines Café: onde a cigana lê a mão de Celine

Nessa noite que Jesse e Celine passam juntos, eles acabam indo pra um monte de cafés e restaurantes (o que me faz pensar que essa história de Jesse de “não ter dinheiro pra hotel” era balela pra ficar passeando com a boyzinha do trem). O primeiro deles é o fofo Kleines Café, onde eles encontram uma cigana que lê a mão de Celine sob o olhar de ceticismo de Jesse. Não sentei no café porque não tava a fim de consumir nada, mas passei bem uma hora sentada na fonte em frente a ele, lendo e esperando um showzinho de jazz começar nas proximidades. É fácil dar um pulo lá, já que ele fica pertinho de um dos principais pontos da cidade, a catedral de Saint Stephen. O café fica na Franziskanerplatz.

Hoje

Hoje

Filme

Filme

Café Sperl: onde eles fazem as ligações telefônicas imaginárias

Pertinho da loja de discos, fica o segundo café onde eles vão naquela noite, o Café Sperl. Lá, acontece outra das minhas cenas preferidas: cada um deles finge que tá ligando pra o melhor amigo na França/nos EUA pra contar sobre essa noite inesperada. Esse café é daqueles antigos, cheio de pompa e ao mesmo tempo simples, com vários senhores mais velhos tomando café e lendo o jornal. Tomei um expresso e comi um apfelstrudel <3 <3 <3 olhando pra o sofazinho onde eles sentaram no filme – que permanece exatamente igual. O endereço é Gumpendorferstrasse, nº 11.

Hoje

Hoje

Filme

Filme

Riesenrad: a roda-gigante onde rola o primeiro beijo

A roda-gigante Riesenrad é um dos símbolos da cidade, mas eu confesso que nunca tinha ouvido falar na dita cuja. E fiquei muito feliz ao saber que o parque de diversões por onde Jesse e Celine passeiam e a tal roda onde eles dão o primeiro beijo é permanente – e antiquíssimo, por sinal. A Riesenrad é tipo um London Eye humilde, hehe. Ela é composta por cabines onde entram várias pessoas por vez e a vista lá de cima não é das mais maravilhosas, mas a atmosfera vintage é um charme. Ela fica no parque de diversões Prater (tem uma estação de metrô bem do lado, a Praterstern).

Hoje

Hoje

Filme

Filme

Albertina Palais: onde Jesse recita o poema sobre o tempo

Uma das paradas deles se repete em dois momentos do filme – que não faz muito sentido em termos temporais e geográficos, se você for ver direitinho, já que eles fazem um ziguezague danado. É o pátio em frente ao museu Albertina Palais, tipo uma varanda onde eles param pra conversar na bancada num momento e depois vão de novo e sentam no pé da estátua central. É lá que Jesse recita uns versos de W. H. Auden sobre o tempo: “But all the clocks in the city Began to whirr and chime: O let not Time deceive you, You cannot conquer Time.” O museu fica na Albertinaplatz nº 1.

Hoje

Hoje

Filme

Filme

O bom é que todos esses lugares são fáceis de chegar e provavelmente você vai passar perto deles de todo jeito. Pra mim, reviver esse filme com meus próprios passos num momento tão especial da minha vida foi bem legal. Tanto que voltei no trem assistindo ao filme no computador, hehe. E você? Já viu de perto os cenários do seu filme preferido? Conta aí!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

37 Comentários

  1. Juliana Selem

    Amo esse filme e adorei o post! Com certeza vou seguir os passos deles quando for a Viena! Obrigada por deixar os endereços! :)
    Eu fiz a mesma coisa com o “Meia-Noite em Paris!” Passei horas sentada naquela escadinha onde o Owen Wilson fica esperando o carro passar hehehe

    • Oi, Juliana! Sempre bom receber comentarios seus :)) se fizer o roteiro mesmo me conta depois! ^^ E Paris é um prato cheio pra essas coisas, né? (Ate pra “Antes do Pôr do Sol”, hehe). Abraço!

  2. Rodolfo

    Que fera, Luisa! Esse tipo de post que deixa a Internet massa :c) Quem curte o filme e for passar por Viena vai gostar muito de ler isso.

    • :)) Brigada, Siri! Fiquei feliz com o comentário :)

  3. Eu já amava o blog e passei a amar mais ainda depois desse post. Muito obrigado, Luisa, com certeza irei fazer esse roteiro quando for a Viena. :)

    • Que massa, Ryan! :)) Fico feliz. Faz mesmo e vem contar depois o que achou ;) Valeu pelo comentário! Um abraço.

    • Oba! É sempre um prazer estar na Viajosfera :) Um abraço, Natalie!

    • Adorei a tag no seu blog, Fernanda! :) também fui em locações de alguns outros filmes, mas nenhum tão especial quanto esse ^^ Obrigada pela visita! :)

  4. Sam

    Achei seu blog hoje e to amando. Tive um ataque de inveja agora, mas já passou, hhahaha esse filme é maravilhoso!

    • Hahahaha que bom que você gostou, Samanta! Fica com inveja não, se joga também :D E volte sempre! Um abraço

  5. Roberto

    Como dizem aqui….. “codio”, Muito bom, pelo menos no google earth, vi os locais. Muito bom. Obrigado por compartilhar…. quem sabe um dia…. abração

    • Que bom que você gostou, Roberto! Espero que você possa ver tudo ao vivo em breve :) Um abraço!

  6. Viviane Cruz Lopes

    Encontrei seu blog justamente procurando os pontos onde a historia de Jesse e Celine acontecem. Estou passando uma temporada na Polônia e estou programando uma viagem para o proximo fim de semana para Viena(que tanto sonho em conhecer por causa do filme hehehe) Adorei as dicas e já anotei tudo… só gostaria de saber onde vc ficou,hostel? perto do centro? pode passar endereço,preços e o que vc acha importante eu saber? Enfim…qualquer dica fico satisfeita.
    Estou no aguardo..Bjos:)

      • Viviane Cruz Lopes

        Pôxa Luísa valeu demaisssss!!!
        Só tenho mais 4 meses aqui na Polônia então vou aproveitar pra conhecer os paízes visinhos,afinal de contas a gente nunca sabe quando será a última oportunidade:))
        Beeeeeijos!!!

        • De nada, Viviane! Pois é, tem que aproveitar mesmo! :D Boa viagem e um abraço!

  7. Ednilson Silva

    Excelente seu blog Luisa e muito legal a postagem, gostei muito desse filme e só assisti há alguns dias, dá uma tremenda vontade de conhecer os lugares por onde Jesse e Celine viveram essa história incrível! parabéns pelo blog..

    • Luísa Ferreira

      Oi, Ednilson! Que bom que você gostou do blog e do post, fico feliz! O filme é lindo, né? Espero que você possa conhecer todos esses lugares – e muitos outros – em breve! Obrigada pelo comentário :) Um abraço

  8. Marie

    Querida. Fiz o roteiro junto com voce em um momento muito parecido com o que vc passou ao visitar os lugares do filme. Estou me despedindo de Viena amanha e nao poderia deixar de te agradecer. Um beijo!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Marie! Que coisa boa :)) Espero que o passeio também tenha sido bem especial pra você. Obrigada pelo comentário! Um abraço :)

  9. Cristina marioto

    Em setembro estarei fazendo os dois roteiros de viagem do filme, antes do por do sol e antes do amanhecer……

    • Luísa Ferreira

      Que ótimo, Cristina! :) Aproveite muito ^^

  10. Cristina marioto

    Fiquei 4 noites em Viena do dia 15/09 até dia 19/09 no dia 16/09 fiz esse roteiro meu coração quase explodiu, loja de disco, roda gigante, a cafeteria que, o restaurante, a estatua onde eles namoram, foi um dia de sonhos pra mim.

    • Luísa Ferreira

      Meu coração também ficou na boca em muitos momentos, Cristina! Que bom que você conseguiu fazer o roteiro e se emocionou também :)) Obrigada por vir aqui contar! Um abraço

  11. Rita de Cássia

    Oi Luísa. Estava pesquisando sobre filmes e viagens e acabei encontrando esse texto sobre um dos meus filmes preferidos, gostei muito, fiquei realmente feliz com a possibilidade de conhecer os lugares vistados por Jesse e Celine. Sua viagem deve ter sido sensacional e agradeço por te-la dividido através desse texto. Parabéns!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Rita! Que bom que você gostou do post! ^^ O que tornou a viagem realmente especial foi o filme, que continua sendo meu preferido. Espero que você também possa conhecer os lugares muito em breve! Um abraço e obrigada pelo comentário :)

  12. Que espectacular!! Eu adoro este filme! e o antes de anoitecer também é espectacular, rodado em 2 semanas durante 4 horas por dia. Você sabia?
    e o terceiro filme, já viu?

    Adoro o percurso pelas cenas do filme, gostava de um dia poder fazer o mesmo! :)

    • Oi, Tânia! Vi o terceiro filme sim, mas infelizmente não gostei tanto… Por mim, a história teria acabado no final lindo do segundo mesmo :) Mas é questão de gosto, né? :P E os dois primeiros são só amor pra mim <3 Que bom que você gostou do roteiro, espero que um dia possa fazê-lo! :D Um abraço

  13. Pollyana

    Oi Luísa… Esse é um dos meus filmes favoritos, seu post é inspirador!
    Conhecer Viena é um sonho distante pra mim, mas sei q um dia vou conseguir viajar ate lah… um bjo

    • Pollyana, que bom que você gostou do post! <3 Vai conseguir sim!! Espero que seja lindo quando você for :) Um abraço

  14. diego

    Cheguei aqui pois estava assistindo ao filme pela enésima vez e fui procurar o poema de W. H. Auden inteiro. Não encontrei, mas o que achei foi melhor ainda. Muito legais as fotos comparando o filme e a tua experiência. Obrigado.

    • Que massa que você acabou chegando por aqui, Diego! :) Obrigada pelo comentário. Um abraço!

  15. GUILHERME CAMPANHOLI

    Faltou o cemitério… uma das primeiras paradas deles na cidade. Muito legal o roteiro

  16. Mateus Mazzini Bressan

    Que relato empolgante, gostaria de fazer o mesmo algum dia. Tive a oportunidade de fazer o roteiro de ANTES DA MEIA NOITE, fui no mesmo mercadinho, assisti o por do sol no mesmo porto, fiquei hospedado no mesmo quarto do hotel das últimas cenas, etc.

Deixe o seu comentário