Rio de Janeiro

Rio: Como ir de barca até Niterói e ao MAC

Rio de Janeiro | 13/05/14 | Atualizado em 14/03/23 | 10 comentários

Engraçado quando o que pra muita gente é rotina vira passeio turístico pra quem é de fora, né? É o caso, entre outras coisas, do “passeio” de barca do Rio de Janeiro até Niterói. Quando fui me informar sobre como chegar em Niterói, não imaginava que o percurso seria tão legal.

Como fui durante a semana, fiquei com a impressão de ser a única turista entre um monte de gente que toma esse caminho diariamente, pra trabalhar ou estudar numa cidade ou na outra. E olha, deve ser chato ter que esperar e embarcar com aquela manada de gente dia após dia, mas aquela vista bem que compensa, né?

Leia também:
Todos os posts sobre o Rio de Janeiro
Mais de 40 atrações gratuitas no Rio

pegando a barca para niterói

As barcas são bem grandonas e normalmente têm dois andares, com uma escada ampla no meio. As que eu peguei tinham também decks abertos em cada ponta, então é claro que eu não fui besta e aproveitei pra tomar um ventinho e admirar a vista da Baía de Guanabara, dos morros e da Ponte Rio-Niterói (um apelido, já que o nome de verdade é Presidente Costa e Silva – aquele fofo do AI5, mas felizmente querem rebatizá-la). É tanto céu, tanto mar!

Procurando hospedagem em Niterói ou no Rio? Clique nos links e encontre hotéis e albergues com os melhores preços

como chegar em niterói

Pegar a barca é simples: basta ir até a estação, que fica na Praça 15, bem conhecida. Pra chegar lá, peguei em Ipanema o ônibus 130, que nos deixou pertinho. Segundo pesquisei por aí, se você vier da Zona Norte deve descer na Avenida Rio Branco e tem também a opção de pegar um metrô até a Estação Carioca.

barca para niterói

A passagem custa atualmente R$ 4,80 (ou R$ 3,10 com o bilhete único) e a viagem até a Praça Arariboia, em Niterói, dura cerca de 20 minutos. O tempo de espera pela próxima barca pode ser de 5 a 20 minutos, dependendo da hora. Tem os horários de partida e as tarifas de todos os percursos aqui.

vista no caminho para niterói

vista no caminho para niterói

Chegando na Praça Arariboia, se você quiser ir até o MAC (Museu de Arte Contemporânea), é só pegar outro ônibus (47B), que lhe deixa logo em frente ao museu (veja um mapinha aqui). Depois, pra voltar até a estação da barca, pegue um ônibus na mesma parada, que ele faz a volta.

Também dá pra chegar em Niterói saindo do Rio de ônibus, em vez da barca, se você preferir: de acordo com o site do MAC, tem várias linhas intermunicipais que fazem esse percurso (740D, 750D, 751D, 760D e 775D, mas é bom confirmar direitinho).

museu de arte contemporânea

E o museu em si? Ah, acho que o charme da construção, projetada por Oscar Niemeyer, todo mundo tá careca de conhecer, né? O que eu também sabia, mas ainda assim me surpreendeu, foi que é mega agradável por lá, com aquela vista linda.

Não sou muito chegada em arte contemporânea e pulei o museu em si (também estava querendo ir logo pra praia, mas abafa essa parte), mas foi delícia curtir a vibe por ali. Quer fazer a visita completa? Você encontra endereço, horário de funcionamento e preços de ingressos do MAC aqui.

o MAC foi projetado por nyemeier

como chegar em niterói

Tem alguma dúvida sobre como chegar em Niterói ou dicas de passeios por lá? Fala aí nos comentários!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

10 Comentários

  1. cynthia

    Quando fui pra Belém, era engraçado isso.
    Apesar de (como você) ser de Recife, aqui a gente não tem tanta relação de proximidade com o rio quanto eles tem. Eu pensava que tinha, mas vi o que é ser próximo mesmo do rio lá.
    O povo “nem aí” pra a viagem e eu danada tirando foto, hahaha
    Adoro essas diferenças culturais!!!!!
    E siga postando. Descobri teu blog hoje e tou devorando todo!!!
    beijos!

    • Luísa Ferreira

      Eita, sou doida pra ir pra Belém, e em grande parte por isso! Acho que vou ficar “danada tirando foto” também haha. Bem-vinda ao blog! :))

  2. Bruna Neves

    Lu, adorei teu blog!
    Estou indo ao RJ pela terceira vez esse final de semana e acho que será uma boa idéia “turistar” em Niterói! Obrigada pela dica!
    bjus

    • Luísa Ferreira

      Vai mesmo, Bruna! O caminho já é uma lindeza :) Um abraço e boa viagem!

  3. Rose Lemes

    Adorei as dicas, bem o que eu precisava, mas queria mais uma se não for abuso. Para que praia você foi depois? Gostou, recomenda? como chegou até lá? Obrigada!

  4. Amanda

    Olá, gostaria de saber como funciona o bilhete único e como compra lo.
    Obrigada

  5. Verônica

    Oi Amanda, sou de Salvador e cheguei ontem em Camboinhas(Niterói) e vou trabalhar nas Olimpíadas. no Maracanã, gostaria de dicas de como ir de barca e quais ônibus pegar para chegar no Maracanã. Te agradeço sua ajuda.
    Bj
    Verônica

Deixe o seu comentário