Portugal

O tradicional São João da cidade do Porto, em Portugal

Portugal | 10/10/14 | Atualizado em 29/07/19 | 13 comentários

Fui ao Porto, cidade lindíssima que ainda vai ganhar outros posts aqui no blog, no São João de junho de 2013. Escolhi a data por casualidade e o fato de chegar por lá na mesma época da principal festa da cidade foi o que se poderia definir como serendipity (em uma comédia romântica americana, talvez. hehe). Sim, uma feliz coincidência. Vou explicar por que.

~IMG_8958

O São João da cidade do Porto, em Portugal

Quando comecei a pesquisar sobre o Porto, descobri que o São João é a festa mais importante da cidade – ainda que o santo padroeiro de lá não seja esse, mas quem liga? O importante é a farra :) Que, nesse caso, é boa que só! Sim, eu moro a 130 km de Caruaru, que se gaba ter o maior São João do Brasil.

Cresci dançando quadrilha no colégio, me visto de xadrez todo ano, mas não sou mega fã da festa. Ainda assim, foi muito massa testemunhar um momento importante pra o povo de lá e conhecer suas tradições. Sem falar que muitos turistas aparentemente ainda não sacaram o quanto o babado é divertido!

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Procurando hospedagem no Porto? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços

~IMG_9138

~IMG_9167

Na tarde do 23 de junho, você já vai ver muitas casas enfeitadas com bandeirinhas, barracas de comida e bebida, palcos com shows e alguns arraiais começando a rolar pelos bairros mais tradicionais. Mas o melhor é à noite, junto ao Rio Douro e à linda ponte Dom Luís I, um dos símbolos da cidade.

Acredito que a maioria das pessoas começa o percurso festeiro pela Estação de São Bento, descendo até o Cais da Ribeira. Como vi que esse lado do rio tava bem cheio, preferi pegar o metrô até a estação Jardim do Morro, que fica em Gaia (a cidade-irmã do Porto, do outro lado do rio). Por lá, a multidão tava naquele nível ideal: grande o suficiente pra ficar animado, mas pequena o suficiente pra não matar ninguém sufocado \o/

Bastou sair da estação pra ver muita gente, barracas de comida e uma das coisas mais curiosas dessa celebração: martelos de plástico que são usados pra bater nas pessoas :P Sim, de crianças a adultos, muita gente tem um desses apetrechos nas mãos e sai martelando a galera de torto a direito.

Eu vacilei e não comprei o meu com uma das pessoas que vendiam lá na hora, então fiquei indefesa frente às investidas dos passantes. Mas não priemos cânico: os martelinhos são (quase) inofensivos e normalmente a galera não é sem noção ao ponto de bater com força. A graça é a tiração de onda mesmo, que pelo que li por aí, surgiu em festas universitárias e se integrou à tradição junina.

Leia também:
Todos os posts sobre Portugal

IMG_9195

Outras tradições da festa são as que herdamos por aqui, como fazer fogueiras e soltar fogos de artifício. Não vi as estrelinhas e os traques de massa que tanto divertiram minha infância, mas o espetáculo de fogos sobre o rio à meia-noite foi bem bonitão. Só que tem uma parte controversa: lá ainda se solta balões.

Atualização em novembro de 2018: A princípio, achei a coisa mais linda o mundo ver aqueles balõezinhos todos subindo no céu sobre o rio, mas fiquei preocupada com incêndios. Depois, me dei conta de que existem outros prejuízos ambientais consideráveis. Hoje, penso que a beleza toda não justifica a manutenção da prática, que felizmente já foi proibida no Brasil há um bom tempo.

~IMG_9219

são joão da cidade do porto

Depois dos fogos da meia-noite, você pode pensar que a festa acabou, mas nããão. A galera jovem e disposta segue dali pra Praia dos Ingleses, na Foz do Douro, onde acendem fogueiras e esperam o sol nascer ^^ Eu tava cansada e acompanhada do meu pai, então não era o clima mais badalado. Aproveitei que o metrô tava funcionando e fui embora junto com as pessoas que tavam acompanhadas de crianças, haha.

E você, já conferiu o São João da cidade do Porto? Me conta aí o que achou!

Tags:

Posts Relacionados

13 Comentários

  1. LAFS

    Luisa, adorei seus comentários sobre a cidade do Porto, pois revivi momentos muito felizes que passei por lá.
    Continue escrevendo com esta simplicidade e objetividade . Agrada-me muito.
    Abs,

    • Luísa Ferreira

      Que bom, LAFS! Obrigada pelo comentário :) Um abraço!

  2. Mariana

    Eu tava fazendo intercâmbio em 2013 no Porto e peguei o São João tbm! Foi incrível! EU já sabia que era bem tradicional mas não tinha ideia do quanto, nesse dia eu voltei de viagem e fui direto pras ruas e comprei meu martelinho! Gente, amei essa tradição deles, haha.. martelei todo mundo que passava por mim! E quando deu meia noite na ribeira e teve aquela explosão de fogos de artifício tocando Adele eu fiquei maravilhada. Achei engraçado pq as músicas que tocam são músicas normais, daí dá um ar de balada porém junina. Passei pela frente de uma vizinhança que tava tocando Ivete Sangalo beeeeem alto e tinha um monte de pessoas embaixo dançando, foi bem engraçado e legal. Ai como eu amo o Porto, saudade daquela cidade <3

    • Luísa Ferreira

      Deve ser uma delícia fazer intercâmbio no Porto, Mariana! <3 Uma amiga também morou lá e amou :) Queria ter comprado o martelinho, haha. Vacilei mesmo ;) Um abraço!

  3. Porque Foz do Douro se chamava São João da Foz de onde veio antepassado meu para o Brasil.
    Tenho no meu site mais sobre o Porto donde veio outro antepassado.
    Aqui no Brasil visite na terrinha de antepassado meu uma grande festa de São João em Minas Gerais, em Morro do Ferro, pertinho de Oliveira-MG.
    Vou postar isto no site dos meus antepassados do Porto.
    abraços.

  4. Kelly Galvão

    Exatamente agora estou assistindo na multi show uma reportagem sobre Porto, que lugar lindo!!!!!! Corri aqui na internet para pesquisar e achei esta reportagem, amei vou continuar acompanhando. Abraços!!!!!

    • É lindo mesmo, Kelly! Me surpreendi :D Obrigada pelo comentário! Você já viu os outros posts sobre o Porto aqui no blog? Um abraço!

  5. Regina Maria Oliveira

    Gostei dos comentários, fiquei babando, sonhando com uma oportunidade de ir a Porto neste período de São João e poder ver um amor que tenho por lá.

    • Oi, Regina! Que bom que você gostou do post :) Espero que você possa realizar esse sonho! Quem sabe este ano? Um abraço :)

  6. eliana romao

    É encantatório presenciar de perto, entre o brilho e emoção que vem dos fogos que iluminam o céu, os festejos juninos em Porto, Portugal. São João, padroeiro da cidade, é celebrado com muita gente que se ajunta à margem do rio doutro para ver, viver e proclamar viva a São João. Se em tanto dali inspira o que ocorre no Brasil, é bom conhecer, embora no nosso pais, quadrilhas, trajes, forró só aqui mesmo.

    • Oi, Eliana! É muito encantador mesmo, uma coisa linda! :D Também acho que não há nada como nosso forrozinho, mas o São João do Porto sem dúvidas é muito especial :) Obrigada pelo comentário!

  7. Beatriz

    Queria saber as comidas típicas de portugal, na festa junina? Por favor.
    Pois estou fazendo trabalho do colégio, e não achei nada relacionado.

    • Oi, Beatriz! Uma leitora me escreveu uma vez com essa dúvida e perguntei a uma amiga que fez mestrado em alimentação em Portugal, que respondeu o seguinte: “Comida típica do São João é sardinha na brasa. Esse é o período em que a pesca é liberada, então é fartura de peixe. Enquanto a gente celebra o tempo de colheita do milho, eles celebram a pesca da sardinha. Além disso, caldo verde, broa (a broa daqui, feita com cereais) e embutidos são comidos também.”
      Espero que ajude :)

Deixe o seu comentário