Aprendizado e trabalho

Onde encontrar bolsas de estudos no exterior

Aprendizado e trabalho | 18/03/15 | Atualizado em 14/03/23 | 110 comentários

Estudar no exterior é massa, né? Ter uma rotina no lugar, conviver com os nativos, conhecer outras linhas de estudo e formas de pensar as coisas…  E se engana quem pensa que essa oportunidade é reservada apenas pra quem pode pagar. Com determinação e as qualificações certas (que você pode correr atrás, se ainda não tiver), dá pra descolar uma ajuda ou bolsa integral. “Mas onde?”, muita gente me pergunta. Infelizmente não tenho como procurar as oportunidades específicas pra cada perfil, mas fiz uma lista de onde encontrar bolsas de estudos, recheada de recursos interessantes.

Leia mais:

Guia completo sobre estudos no exterior

Ah, e lembrando que sempre rola também de pesquisar oportunidades específicas pra universidade escolhida, tá? Foi assim que encontrei minha bolsa pra fazer mestrado em Valladolid, como contei aqui. Sem mais delongas, vamos aos links:

Onde encontrar bolsas de estudos

DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico coordena programas de intercâmbio pra estudantes e pesquisadores brasileiros, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos e realiza palestras e seminários sobre o tema “Estudar na Alemanha”. Eles oferecem bolsas todo ano, com opções pra graduação, pós e doutorado, além de programas interinstitucionais. Veja mais detalhes no site do DAAD.

Chevening

Esse é um programa de ótima reputação, com bolsas concedidas anualmente pelo governo do Reino Unido pra “futuros líderes e formadores de opinião” de vários países, entre eles o Brasil. A concorrência é alta e o nível dos candidatos tem que estar de acordo; além disso, as chances aumentam muito se sua área de estudos estiver entre as prioritárias do programa pra aquele ano. Mas vale a pena tentar, porque a bolsa cobre tudo que você precisa – o que não é pouco, considerando os custos de estudar no Reino Unido.  Veja mais no site do Chevening.

OTS

O Orange Tulip Scholarship (OTS) Brazil concede bolsas de estudo integrais e parciais exclusivamente pra brasileiros que querem estudar na Holanda. Todas as bolsas são para cursos totalmente ministrados em inglês. Existe uma lista de universidades e programas participantes, com cursos de bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado em diversas áreas de estudo.

Leia mais:
Todos os posts do blog sobre estudos no exterior

Study in Holland

Além disso, o site Study in Holland tem uma ferramenta de busca online que mostra diversas opções de bolsas de estudo disponíveis para estudar na Holanda, permitindo pesquisar com base na sua área de interesse, nível de estudos e nacionalidade. Segundo eles, existem mais de 60 programas de bolsas para brasileiros no país. Acesse o Study in Holland.

consultoria para bolsas de estudos no exterior

Campus France

O Campus France é um serviço oficial de informações sobre os estudos superiores na França, ligado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Pra quem quer estudar no país, esse site é uma mão na roda: ele tem várias ferramentas de pesquisa com busca por nível, área de estudos e por região geográfica e também ajuda a encontrar um financiamento, além de trazer guias que explicam os procedimentos pra candidatura e pra tirar o visto. Acesse o Campus France ou vá diretamente na página dedicada às bolsas para estudantes estrangeiros.

International Scholarships

Esta página reúne oportunidades pra estudantes estrangeiros no Canadá. Atualmente, dois programas tão disponíveis pra brasileiros: o Emerging Leaders in the Americas Program e o Canada-Brazil Awards: Joint Research Projects. Acesse o International Scholarships.

Vai viajar pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui pra descobrir como contratar o seu com desconto.

Funding for U.S. Study

O Funding for US Study é um banco de dados de bolsas e ajudas de custo muito útil pra quem quer saber onde encontrar bolsas de estudos pra os Estados Unidos. O site é mantido pelo Institute of International Education (IIE). Lá você encontra programas disponíveis pra estudantes brasileiros pra vários níveis de estudo e áreas de conhecimento. Saiba mais no site Funding for U.S. Study.

Education USA

O EducationUSA é a fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos, com mais de 30 escritórios no Brasil. Eles têm uma página com informações sobre bolsas, mas não têm um sistema de busca muito legal (tem poucos filtros e às vezes não funciona). Acesse a página de bolsas do Education USA.

Instituto Ling

Esse é um programa bem concorrido, que oferece bolsas de mestrado e pós-graduação pra alunos já aprovados para os cursos de MBA, MPA e LLM em universidades “de primeira linha” no exterior (Programas Start MBA/MPA e LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira), jovens jornalistas indicados por profissionais de renome da imprensa brasileira (Programa Jornalista de Visão), alunos aprovados para um Mestrado em Engenharia na universidade IIT (Programa Masters in Engineering IIT) ou jovens indicados por entidades parceiras para participarem do programa de pós-graduação em liderança Global Competitiveness Leadership Program. Saiba mais sobre as bolsas do Instituto Ling.

Comissão Fulbright

O programa oferece bolsas em universidades dos Estados Unidos pra programas de pós-graduação, voltadas pra brasileiros residentes no Brasil. Para alguns programas, como os de Doutorado Sanduíche, Pós-Doutorado e Professor/Pesquisador visitante, é necessário ter a aceitação de uma universidade antes de se candidatar, mas para outros não. Mas no caso do MFA e do FLTA, não. O site mostra os editais abertos no momento e a previsão de abertura dos próximos. Acesse a página da Comissão Fullbright.

Erasmus Mundus

O programa de mobilidade Erasmus, que faz com que os universitários europeus participem de intercâmbios em outros países da União Europeia, tem uma versão mundial: o Erasmus Mundus. São cursos de mestrado com bolsa em diversas áreas e países. A boa notícia é que brasileiros podem se candidatar a qualquer um dos programas de mestrado e doutorado, que normalmente são promovidos por um consórcio composto por mais de uma universidade de diferentes países. Acesse o site do Erasmus Mundus.

Fundación Carolina

A Fundación Carolina tem um dos programas de bolsas mais tradicionais – e competitivos – pra quem quer ir pra Espanha. São bolsas pra pós-graduação, doutorado, mobilidade de professores brasileiros, cursos de verão etc. Tem uns programas bem maravilhosos pra comunicação, e imagino que pra outras áreas também. Veja mais no site da Fundación Carolina.

Study in Sweden

Nesse site você encontra várias informações úteis sobre como se inscrever pra uma universidade sueca, além de ter acesso a uma página dedicada a diferentes oportunidades de bolsas governamentais, concedidas pelas universidades e de outras instituições mundo afora. Acesse o Study in Sweden.

Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores é voltado pra alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados participam de um programa de três semanas nos Estados Unidos que inclui passeios e oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Veja mais no site do Jovens Embaixadores.

CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico concede bolsas em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior. Fora do país, eles têm bolsas pra graduação sanduíche, doutorado pleno, doutorado sanduíche, pós-doutorado, estágio, treinamentos etc. Veja o site da CNPq.

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma agência de fomento do governo federal, oferece bolsas em vários países. Tem opções pra doutorado, doutorado sanduíche, pesquisa pós-doutoral, estágio sênior, entre outros programas. Acesse o site do Capes pra mais informações.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o programa Líderes Estudar, através do qual seleciona jovens brasileiros considerados promissores pra apoiar seu estudo nas melhores universidades do Brasil e do mundo, criar oportunidades para seu desenvolvimento de carreira e os estimular a realizar transformações. Confira o site da Fundação Estudar. Ah, eles também mantêm o site Estudar Fora, cheio de dicas e notícias sobre vagas pra quem quer fazer um curso no exterior.

Santander Universidades

O banco Santander tem vários programas de bolsas pra graduação, pós-graduação estágio e cursos de verão, em convênio com universidades de vários países. Minha bolsa pra Universidad de Valladolid está entre elas. Acesse o site do Santander Universidades.

Governo japonês

O Governo Japonês, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. De acordo com o site, as inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa são em janeiro e fevereiro. Acesse o site.

Study in Australia

No site oficial do Governo da Austrália pra estudantes internacionais você pode procurar cursos, instituições de ensino e bolsas de estudo, além de outras informações sobre estudar e viver na Austrália. Acesse o Study in Australia ou vá direto à parte de bolsas de estudos.

New Zealand Aid Programme

O New Zealand Aid Programme oferece bolsas pra pessoas de países “em desenvolvimento” que sejam motivadas a transformar seu país. O Brasil tá contemplado e os níveis de estudo são variados, de graduação a PhD, mas as áreas prioritárias são desenvolvimento agrícola e energias renováveis.

E você, tem outras dicas sobre onde encontrar bolsas de estudos pra o exterior? Compartilha nos comentários!

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

110 Comentários

  1. Scarlete Carvalho

    Post de grande valia! Muito obrigada mesmo.
    E aproveito para parabenizar você pelo seu site e pela simpatia que transmite nele. O achei mês passado e desde então tenho desfrutado de todos os posts possíveis! Beijão.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Scarlete! Own, que comentário legal :)) Muito obrigada! Fico feliz que o post tenha sido útil. Um abraço e continue vindo por aqui!

      • Abrange Mavimbele

        Olá Luísa! Sou Moçambicano, Estou pesquisando sobre as bolsas de Mestrado nas áreas de Economia e Engenharia, em países Europeus, mas sempre só encontro Bolsas ibe-americanas e Europeus. Pedia que me ajudasse a concretizar o meu desejo, me ajudando a encontrar sites que possa me inscrever para uma bolsa de mestrado.

  2. André Vitor de Oliveira Neves

    Oi, Luisa!
    Primeiramente, parabéns pelo blog e pela iniciativa de dedicar seu tempo a ajudar a divulgar informações tão pertinentes para pessoas que buscam estudar fora, como eu. rs
    Estou no penúltimo ano da faculdade e já estou fazendo planos de, assim que graduar, dar início a uma pós de Jornalismo no exterior. Porém, fico na dúvida se preciso ter um histórico impecável e notas altíssimas para conseguir auxílio (tenho notas boas, porém meu currículo não é perfeito). Pode ser sincera: isso dificulta MUITO minhas chances?
    Um abraço!

    • Luísa Ferreira

      Oi, André! Primeiramente, obrigada :) hehe. Sobre as chances, é muito difícil falar. Depende da bolsa, dos avaliadores, dos critérios, dos seus concorrentes… O que eu sei é que a) sempre dá pra se tornar um candidato mais atraente (fazendo cursos, trabalhando, desenvolvendo “projetos paralelos”) e b) tentar não tira pedaço ^^ Transforme esse objetivo num motor pra te fazer melhorar sempre e no caminho com certeza vais colher bons frutos! Um abraço :)

  3. Suzana

    Ótima lista! Está faltando falar um pouco do Erasmus Mundus, e do futuro Erasmus for All. Foi com a bolsa do Mundus que pude fazer meu mestrado na Europa! Parabéns pelo trabalho… vou compartilhar!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Suzana! É verdade; ano passado achei que o Erasmus Mundus tinha acabado, mas acabei de achar mais infos :) Vou acrescentar, valeu! :D E obrigada também por compartilhar ^^ Um abraço

    • Oi, onde você se inscreveu para mestrado pelo erasmus? entro no site mas acho muito confuso, não acho onde me inscrevo etc, podes me ajuda?

      Obrigado

  4. ana

    Oi luísa! Estou indo agora pelo csf para Espanha, e esta na hora de escolher as unis. Soube que você passou um tempo em valladolid e queria saber o que vc achou. Eu vou colocar ela como primeira opção, mas tem mt gente dizendo que a cidade tem poucos jovens e é bem pacata. É assim mesmo?

    • Luísa Ferreira

      Oi, Ana! Eu não colocaria Valladolid como primeira opção, se você achar que tem chances de ir pra outra cidade um pouco maior como Sevilha, por exemplo. Mas apesar de ser pequena, ela tem uma comunidade universitária/internacional bem animada! :) Se você for pra lá, vai se divertir sim, com certeza. Um abraço!

  5. Matheus Martins

    Primeiramente, boa tarde, Luísa. É a primeira vez que venho ao seu blog e estava navegando um pouco e já adorei! Mas, me desculpe pela ignorância, é que eu estou por fora desse assunto de estudar fora e eu tenho muita vontade, atualmente estou no 1º ano do ensino médio e eu realmente quero. Mas pela olhada básica que eu dei, os sites que tu citou acima, são só para ensino superior em diante, não é? Me disseram que bolsas no ensino médio, somente se a escola disponibilizar (claro que todos nós queremos ir de graça, haha) Tu poderia dar uma clareada na minha mente? Adorei o seu blog. Obrigado e abraços!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Matheus! Existem programas pra o Ensino Médio também, mas só conheço o Jovens Embaixadores (pra estudantes de escolas públicas) e os programas do Rotary (que não sei bem como funcionam, mas imagino que você tem que fazer parte). Acredito que viajar pra escolas públicas americanas pra fazer um ano ou um semestre do high school e se hospedar em casa de família tem um custo relativamente baixo, mas infelizmente não sei muito sobre o assunto porque só comecei a fazer intercâmbio (e pesquisar sobre isso) na faculdade. Mas acho massa você estar interessado desde cedo, boa sorte! ^^ Obrigada pelo comentário :)

  6. lilia fernanda costa santos

    OI LUISA .queria uma informaçao como poder conseguir uma bolsa de estudos na coimbra meu sonho,so que estou cursando ainda o primeiro simestre de farmacia,e parabens pelo blog

    • Luísa Ferreira

      Oi, Lilia! Tens que procurar no site da universidade mesmo, deve ter informações sobre possíveis bolsas da própria uni e de outras instituições portuguesas. Como eu digo no post, uma busca do tipo “bolsa de estudos + universidade de coimbra” pode trazer resultados úteis :) Boa sorte!

  7. anifo

    oi luisa, tenho de agradece-te pelo blog e pela iniciativa de dedicares seu rico tempo apostar e ajudar a divulgar informações tão pertinentes para pessoas que buscam estudar no exetrior, acredito que antes nau tinha visto um blog igual k ajuda indiretamente na busca dakilo k procuro duma forma objetiva.
    tnks

    • Luísa Ferreira

      Muito obrigada, Anifo! :D Fico muito feliz por achares os posts úteis. Volte sempre! :) Um abraço

  8. Rafaela Souza

    Olá Luisa, não consigo encontrar programas de bolsas que selecionam estudantes da área da saúde a maioria que pesquisei abrange somente estudantes da área de tecnologia e engenharia.Caso voce conheça pode me dê um help estou a procura de intercambio em Portugal ou Espanha. Bjs ameii seu blog ;*

    • Luísa Ferreira

      Oi, Rafaela! Não conheço nenhum específico de saúde, mas certamente existem alguns programas. Tecnologia e engenharia costumam ter mais oportunidades mesmo, mas já encontrei várias bolsas pra minha área também (comunicação). Fica de olho nesses sites, que acho que você encontra alguma coisa! :) Um abraço e obrigada pela visita!

  9. Olá Luísa, estou amando seus post, eu queria achar uma bolsa para ir pro exterior estudar idioma, só que não faço ideia de onde encontrar informações para me ajudar, você sabe sobre isso, um site para me informar?! Obrigada ☺

    • Luísa Ferreira

      Oi, Vitoria! Obrigada :) Você quer ir pra que país? Podes colocar no Google “bolsas de estudos + italiano + Itália” ou algo assim, tanto em português quanto no idioma do país :) Pra Espanha sei que existem bolsas da La Rioja, dá uma busca que você acha! Pra Alemanha talvez tenha algo no DAAD. Boa sorte! :D

  10. Liliane

    Olá Luísa. Parabéns pelo blog, por dividir sua experiência com as pessoas…. e muito legal sua experiência.
    Tenho 30 anos, me formei em 2010 e já fiz um pós-graduação. Voltei a estudar inglês e comecei a estudar inglês. Já fiz 2 viagens para a Europa, uma para os Estados Unidos e no final do ano irei novamente. Quanto mais eu viajo, mais eu quero ter experiências no exterior. Acredito que isso nos torna sempre pessoas melhores. Estou pesquisando e pensando em fazer um curso no exterior, ou de línguas ou algo diferente que me auxilie para minha profissão. Porém a bolsas que encontro são sempre para estudantes de mestrado, graduação, etc… Você conhece formas ou canais para poder me ajudar com esse tipo de informação? Eu graças a Deus tenho condições de fazer algumas viagens, porém não tenho condições de bancar algo muito caro. Tens alguma dica?

    Abs.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Liliane! Obrigada :) Não é tão fácil achar bolsas pra cursos de idiomas; as que eu conheço são de alemão do DAAD (mas acredito que já é necessário ter um nível básico ou intermediário do idioma) e as de espanhol da universidade de La Rioja. Podes também procurar opções de escolas mais baratas e acomodação alternativa, como alugar um quarto em um apartamento de estudantes por conta própria. E outra opção é procurar summer schools, cursos realizados no verão na Europa e nos EUA focados em áreas específicas, com curta duração e às vezes com bolsa :) Tem também algumas dicas aqui neste post: https://www.janelasabertas.com/2014/04/22/dicas-intercambio-barato/ Um abraço!

  11. primeiro, é de parabenizar o vosso site por estar a disponibilizar informações uteis.
    Neste momento estou a procura das instituições de ensino superior que oferecem bolsas de estudo na área de medicina para estudantes africanos com dificuldades em custear os estudos superiores.
    Eu, simão, sou paí de uma filha que terminou recentemente o 12 ano de escolaridade.
    A filha chama-se Símia Monteiro Nancassa, nacionalidade Guineense, residente em cabo verde na cidade da Praia. almeja sempre fazer o curso de medicina.
    Aguardo com satisfação a vossa resposta atempada.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Simão! Infelizmente não conheço :( Se encontrar alguma coisa comento aqui de novo, tá? Boa sorte na sua busca! Um abraço

  12. carla

    Olá Luisa!
    Sou estudante de direito, cursando já o penúltimo semestre, e só agora me chamou a atenção a possibilidade de fazer uma pós fora.. sei que é bastante difícil, imagino que para minha área seja ainda mais. Pesquisando na internet sobre requisitos para ingressar em uma Universidade fora, vi que conta muito o currículo acadêmico. Pois bem, não fiz estágios em minha área pois passei em um concurso ainda no início da faculdade e o trabalho me impossibilitou de realizar estágios. Seria possível conseguir uma bolsa nessas condições? tenho notas boas (porém não as melhores!) e pretendo publicar artigos..será que de alguma outra forma eu poderia melhorar meu currículo?

    • Luísa Ferreira

      Oi, Carla! Depende muito do curso e da bolsa. Algumas instituições valorizam outros tipos de experiências. Não sei se você tem uma ideia da área específica em que gostaria de se envolver, mas seria ótimo fazer atividades focadas nela, como cursos de extensão, monitoria, pesquisa acadêmica etc. Como você tá terminando o curso, acho que intercâmbio de graduação pode ser mais difícil, mas ainda dá pra investir no currículo pra apostar num mestrado ou especialização :) Até trabalho voluntário pode contar pontos. Boa sorte!

  13. Lara Benício

    Oi Luísa queria saber se você poderia tirar minhas dúvidas sobre quais pós-graduação de acordo com as profissões são mais populares no exterior? Ou quais empregos as pessoas que vão trabalhar fora encontram? Tipo se eu fazer letras vou encontrar trabalho fácil no exterior?

    • Luísa Ferreira

      Oi, Lara! Infelizmente não tenho como te informar isso, até porque “exterior” é muito amplo, né? :/ A realidade de cada país é diferente. O ideal seria você procurar pessoas que morem nos países pra onde gostaria de ir e pesquisar na internet pra ter uma ideia melhor :) Um abraço!

  14. Mayara Oliveira

    Olá, Luisa, tudo bem?
    Estava procurando bolsas / cursos de pós graduação na área de comunicação em Portugal e acabei caindo no seu blog. Dei uma lida em tudo mas gostaria de mais infos…você conhece algo pra essa área que conceda bolsas de estudos?

    Obrigada desde já ;)

    • Luísa Ferreira

      Em Portugal com bolsa não conheço, Mayara :/ Só os programas do Santander pra graduação mesmo. Boa sorte!

  15. Maitê Paes

    Oi, Luiza! Tudo bem? Acabo de achar seu blog, por intermédio e recomendação de uma amiga, e já estou amando! Parabéns pelos posts, são de grande ajuda! Também estou na área de comunicação, mas sou de publicidade. Tenho tido certa dificuldade em achar bolsas específicas para esse campo da comunicação e gostaria de saber de você quais, da lista acima, seriam mais adequadas? Obrigada pela ajuda!

    • Luísa Ferreira

      Oi, Maitê! Muito obrigada pelo comentário, que bom que você gostou do blog e que os posts têm sido úteis! :D Depende muito do país e da área de estudos (pode ser algo indiretamente relacionado a publicidade, talvez) que te interessam. Infelizmente não tenho indicações específicas, porque isso é muito pessoal :) Dá uma olhada nos links do post e busca no Google pelas universidades onde você gostaria de estudar! Um abraço

  16. Livia Gomes

    Olá, Luísa! Acabo de me formar em Letras – Inglês e estou buscando bolsa de mestrado no exterior. Sem dúvida seu post me ajudará deveras!

    Att,

    • Luísa Ferreira

      Oi, Livia! Que ótimo, espero que consigas algo massa! :) Um abraço e obrigada pelo comentário

  17. giseine

    ola,gostaria de informacoes como conseguir bolsa de estudo no exterior pra minha filha na area de Administracao.Ela graduou o ano passado e tem ingles avancado.Ela estudou em Londres por 15 anos e depois voltamos ao Brasil onde ela fez a faculdade
    Ela tem interesse em fazer MBA fora mas o valor fica impossivel.
    obrigada Gi

    • Luísa Ferreira

      Oi, Giseine! Não tenho como informar sobre bolsas específicas para cada caso, infelizmente. Você e sua filha podem seguir as dicas do post para procurar oportunidades que interessem a ela :) Um abraço!

  18. Timoteo Victor Imbali

    Estou muito satisfeito com estas informações. Apesar de, muitas delas não são acessíveis a nós que somos da Guiné-Bissau, mas vou continuar tentando até o dia da minha oportunidade.

    • Luísa Ferreira

      Oi, Timoteo! Que bom que você gostou das informações. Boa sorte!

  19. Marina

    Obrigada pelas dicas! :)
    Beijo grande.

    • Luísa Ferreira

      Por nada! :D

  20. Nanda

    Olá
    Tenho 31 anos, formada em ADM, trabalho na área Adm assistente, porem sempre tive vontade de ir para Itália, vc sabe tem alguma dica para estudar lá ou trabalhar? Eu não tenho outro idioma, acha que tenho chance ainda?
    Devo fazer algum curso aqui antes ou estou velha?

    Desde já Obrigada,

    • Luísa Ferreira

      Oi, Nanda! Não tenho dicas específicas para a Itália, mas para trabalhar o ideal é que você fale pelo menos o básico ou intermediário de italiano (quanto melhor seu nível, melhores as oportunidades). Também não sei te informar as regras sobre trabalho na Itália :/ A questão da idade, no entanto, não me parece um empecilho :) Um abraço!

  21. leitinho jose Daniel

    gostaria de continuar com meu sonho de fazer o metrado em Saude Publica mas nao formas entermo de finaciamento para pagar o curso, porque sou orfao e nao trabalho. peco ajuda duma forma gratis.

  22. Ingrid Idalgo

    Olá, parabéns e muito obrigada pelas dicas do blog!

  23. Amadu Corca Bari

    eu preciso de sa so como e que eu posso fazer escricao de mestrado para este pais eu vivo ca am bissau eu tenho graduacao na engenharia informatica …

  24. jmariatari

    olá!
    sou formado em matemática, não perdi a vontade de estudar estudar no exterior,principalmente na espanha, trabalho como professor. como devo fazer para conseguir uma bolsa de estudo neste país, as notas tem ser altissimas? sou muito persistente e sou um indio.
    muito obrigado.
    um grande abraço.

    • Olá! :) Os critérios de admissão dependem muito da universidade e do programa de bolsas buscado. Neste post e nesses outros (https://www.janelasabertas.com/2014/08/26/estudos-exterior-post-indice/) você encontra dicas pra saber como começar a procurar (por exemplo, acessando os sites de universidades espanholas e procurando os programas de pós-graduação na sua área; procurando no google por “beca máster matemática” etc.), mas tudo vai variar de acordo com sua área e seus objetivos!

  25. Lívia Nornyan

    Postagem muito valiosa…obrigada!

  26. FERNANDA

    Estou concluindo o curso de Direito e já possuo outras duas graduações e pós nas mesmas. Gostaria de fazer assim que terminar este curso uma pós ou um mestrado em Direito Constitucional ou Direito Internacional. Você tem uma dica de onde posso me inscrever e tentar um? De preferência gratuito e no exterior….Ah… Ainda bem que existem pessoas que não são egoístas e passam para os outros o que aprendem. Obrigada!!

  27. Thais

    Muito Obrigada , Luisa, por facilitar e muito a minha procura por bolsas. Ja morei for a duas vezes e vou planejar a minha Terceira vez para 2017. Estou a procura de mestrado em engenharia, voce tem algum pais em mente para me indicar ? No mais , beijos e parabens !

    • Oi, Thais! Que bom que as dicas foram úteis! :D Conheço muita gente da área de engenharia que fez mestrado ou doutorado na França e na Alemanha; tenho a impressão de que são países fortes na área. No entanto, pra conseguir bolsa acredito que você precisa ter um bom nível dos idiomas, mesmo que a maioria das aulas seja em inglês. Talvez cidades grandes na Alemanha, como Berlim, sejam uma exceção – muitos cursos são completos em inglês e exigem só um nível básico de alemão. Boa sorte! :)

  28. Luís Felgueira

    ola Luisa, muito legal você dividir tudo que sabe com a gente eu visito seu blog periodicamente, eu sou LUIS, estudante de jornalismo e como estou formando já venho buscando bolsa de mestrado e pós-graduação em alguns lugares especial Canadá, tenho muita vontade e venho juntando meios para fazer um curso de inglês ou seja tenho usado o curso lá fora para ver uma bolsa, o que você aconselha? ou tem alguma coisa a dizer, já fiz muita coisa na faculdade desde pesquisa extensão, fiz um documentário, faço estágio uma forma de conseguir a carta de recomendação e também completar os dois anos de experiência, já fiz freelancers e tantas outras coisa o que você fala a cerca disso ou quais minhas chances? de conseguir uma bolsa e sem esquecer que tenho um índice de rendimento acadêmico bom. diante das suas experiências?

  29. Eliene

    Boa noite Luisa, sou Eliene e em julho de 2017 irei no formar em Psicologia. Tenho planos em fazer mestrado em Portugal. Gostaria de saber quais os programas de bolsas para a Universidade de Lisboa, Porto e Coimbra? Como é o processo de candidatura e seleção?

  30. Alexandra Gappo

    Luisa! Gostaria de uns conselhos seus. Seguinte: Me formei lá na Unicap em Jornalismo, uma turma depois de Lorena Tapavicsky. Bom, mesmo formada há quase 4 anos, só consegui decidir fazer uma pós-graduação agora. Estou correndo atrás de mestrados na nossa área… mas nada aqui na UFPE me entusiasma. Enfim, gostaria de uma ajuda quanto a mestrado ou pós-graduação fora do pais, pode ser na America Latina mesmo … e queria uma ajuda sua para desmistificar essa história de que para conseguir bolsa de estudos no exterior você precisa ser a reencarnação de Einstein. Desde já, valeu pela ajuda! Beijos

    • Oi, Alexandra! Haha, precisa mesmo não! :) Tem que pesquisar muito, analisar os pré-requisitos de cada bolsa e se preparar, mas não é impossível. Às vezes a gente ouve um monte de “nãos”, mas não dá pra desistir :) Tem um post aqui no blog sobre bolsas pra jornalistas, você já viu? Se tiver alguma dúvida específica me diz! :) Beijo

  31. wilder

    olá, Luisa! :)

    sim, amei o teu blog, bom espirito de ajuda da tua parte para estudantes que querem estudar fora e ter um curricolo invejoso. olha sou de são Tomé e Principe, estou a estudar em portugal e procura de bolsa de estudo. mas tu sabes algum link desta aréa?
    obrigado! :) abraços!

    • Oi, Wilder! Não conheço programas específicos por aí, sinto muito :( Boa sorte! E obrigada pelo comentário :)

  32. Camila Lizie

    Luisaaa! Muito obrigada pelas informações. Estou no processo de bolsas em universidades espanholas e preciso de um super help seu! Entrei em contato com a empresa que faz a tradução dos documentos e me informaram que precisam desses carimbos:
    1) reconhecimento de firma da pessoa que o assinou;
    2) legalização no Ministério de Relações Exteriores do Brasil;
    3) legalização na Embaixada ou no Consulado da Espanha;
    4) tradução juramentada. Na tradução juramentada deverão constar essas legalizações, portanto, não pode ser feita antes.

    Fiquei em dúvida sobre o nº 1. Como assim alguém da minha universidade terá que reconhecer firma?

    Você pode me falar melhor como foi esse processo de tradução juramentada de seus documentos acadêmicos?

    Muuuuuitoo obrigadaaaa! Um beijo :)

    • Oi, Camila! Eu perguntei em que cartório o pessoal que assinou os documentos tinha firma reconhecida e fui lá reconhecer :) Pra legalização, felizmente o pessoal do Consulado Honorário aqui no Recife me ajudou (eles fizeram a parte deles e também a do Ministério das Relações Exteriores, me cobrando uma taxa). Pra tradução juramentada procurei no site da Jucepe a listra de tradutores; deve ter no seu Estado algo parecido. Pode preparar o bolso, porque com esses carimbos todos o números de páginas aumenta :/ Um abraço!

  33. Olá, muito útil sua lista, parabéns.

  34. diana pessoa

    muita gratidão pelo post! amei o blog! que felicidade encontrar alguém compartilhando tanta coisa boa com tanto carinho, e ainda minha conterrânea! =) abração

    • Oi, Diana! Feliz fico eu com esse comentário :) Espero que as dicas sejam úteis pra você! Um abraço

  35. Dienquesan Agostinho Pereira Lima

    Ola, eu terminei o curso de medicina geral e estou fazendo pós em anestesiologia, mas quero uma bolsa de estudo para especialização em genecologia ou neurocirugia, você me pode dar uma dica

  36. Nesta Wasse

    Oi querida Luisa Ferreira!
    Escrevo de Moçambique. Continuar com os meus estudos superiores no exterior sempre foi meu maior sonho mas nao tenho condicoes e nao sabia onde buscar informacoes. Gostaria de saber como posso conseguir uma bolsa pra fazer Psicologia clinica ou um outro curso relacionado com saude. Aguardo a resposta. Bjs

  37. Madamudje Marqueza

    oi:
    sou mocambicano, sou formado em agro-pecuaria curso tecnico profissional mais gostaria de continuar com os meus estudos, licenciatura em ciencias agrarias para exterior , quem pode ajudar-me. o meu muito obrigado.

  38. justino jose

    oi:
    sou mocambicano estudante em cartografia e pesquisa geologia e engenharia civil, terminarei o meu curso daqui a dois anos. apos terminar gostaria de continuar com o mestrado no exterior e presciso de ajuda

  39. Abrange Mavimbele

    Olá Luísa! Sou Moçambicano, Estou pesquisando sobre as bolsas de Mestrado nas áreas de Economia e Engenharia, em países Europeus, mas sempre só encontro Bolsas ibe-americanas e Europeus. Pedia que me ajudasse a concretizar o meu desejo.

  40. Mari

    Estou rumo ao 2 período da faculdade de Fonoaudiologia e será que você poderia me informar qual programa eu poderia me inscrever?

  41. Elviane Pereira Sanches

    Olá Boa tarde
    Sou a Elviane Pereira Sanches tenho 18 anos sou caboverdiana nesse momento estou desesperada porque terminei os meus estudos secundários é não tenho como prosseguir com uma licenciatura….
    Me ajudem porque nesse país não nos dão oportunidades me ajudem por favor…

  42. Muito obrigada por essas informações, são de grande valia para mim! Sempre sonhei e ainda sonho em estudar fora, mas minhas condições financeiras ainda não me permitiram realizar esse sonho. Como ainda não tenho proficiência em inglês terei que aguardar e me dedicar mais um pouco para concorrer a uma dessas vagas, mas com toda certeza esta em meus planos agarrar essas oportunidades. Parabéns pelo trabalho!

    • Oi, Sheyla! Que bom que as informações foram úteis pra você :) Com foco no que você deseja alcançar fica mais fácil se dedicar e correr atrás da qualificação necessária! Um abraço e boa sorte

  43. Lívia Vilela

    Oi Luísa!
    Me formei em Medicina Veterinária em Julho e sempre sonhei em fazer mestrado fora do Brasil. Como não tenho condições de ir por conta própria, pretendo tentar uma bolsa. Também não tenho inglês fluente, então lendo suas dicas, dei preferência para países que não utilizam o mesmo como idioma principal. Não sei se pesquisei da maneira correta, mas não achei nenhuma bolsa de mestrado voltada para meu curso. Fiquei um pouco desanimada.. Pode me dar algumas dicas específicas para procurar na minha área?
    Obrigada e parabéns pelo blog, tem ótimas informações!

  44. Alana Shelda Gomes

    Maan, que post maravilhoso <3 Obrigada e parabéns!

  45. Mariana Ouro

    Olá, eu gostaria de terminar meu ensino médio na Espanha, porém achei muito caro o pacote.. e não estudo em escola da rede pública.. você conhece algum programa que tenha bolsa para o ensino médio da Espanha?

    • Infelizmente não, Mariana! :/ Só conheço pra graduação e pós-graduação. Boa sorte na procura!

  46. Michelly Taehyung

    Amei o post!! Queria fazer faculdade de psicologia na Coréia do sul, mas não entendi como fazer minha inscrição. pode me ajudar?

    • Oi, Michelly. Você está consultando o site de alguma faculdade específica?

  47. Jéssica

    Post sensacional!

    • Que bom que você gostou, Jéssica! :D Espero que seja útil. Um abraço!

  48. julia

    oi luisa, minha mae tem 38 anos graduação e pos em medicina e ela quer uma bolsa para estudar em uma universidade dos estados unidos, em NY ou na california, vc sabe me indicar algum site que alem da bolsa de auxilio para a familia do medico?

    • Oi, Julia! Os critérios de cada bolsa variam de acordo com o programa e a instituição. Você ou sua mãe têm que olhar os sites das universidades que a interessem e entrar em contato com elas para saber esses detalhes. Um abraço!

  49. IMPORTANTE
    A UniAR é uma empresa que tem como objetivo, viabilizar o ingresso de estudantes brasileiros nas melhores Universidades da Argentina, sobretudo, no curso de Medicina. Na Argentina as Universidades não têm vestibulares, o ingresso é direto. As Universidades públicas da Argentina são de excelência, entre elas a UBA, que é pública, gratuita e ganhadora de 5 prêmios Nobel. A UBA foi classificada como a melhor Universidade da América Latina pelo Ranking Mundial, ficando inclusive à frente da USP. Então, não perca mais tempo!

  50. Gerlayne

    OI luisa! Tenho 20 anos , terminei ensino médio em 2015. E meu sonho sonho e estudar no EUA queria muito uma bolsa de Graduação para Direito. Preciso ter alguma formação pra conseguir uma bolsa??
    Parabéns pelo blog :)

    • Oi, Gerlayne! Bolsas pra graduação nos EUA não são fáceis, porque o sistema de ensino superior deles é pago, e em geral custa uma fortuna. Jovens americanos costumam fazer empréstimos e passam o resto da vida pagando :( Mas vale a pena pesquisar. Existem site especializados em estudos nos EUA, como o https://studyusa.com/pt/school-search e muitos outros. Provavelmente você precisará fazer o TOEFL (falei da prova aqui: https://www.janelasabertas.com/2014/05/18/como-preparar-toefl-ibt/) e alguma prova como o SAT, que é tipo o vestibular deles. Mas os critérios de admissão de cada universidade e programa de bolsas podem variar. Boa sorte! :)

  51. Elaine

    Bom dia, meu filho quer tentar bolsa em uma Universidade americana, so que ele estudou em escola particular, não participou de nenhum programa do governo, aprendeu inglês sozinho, ele entrou em um site e lá diz que o estudante tem de ter uma viagem para fora do país para ajuda humanitária, como no caso ele irá concorrer com os estudantes que fazem parte do programa jovens embaixadores, será que ele teria chances de conseguir, essa viagem para ajuda humanitária é um diferencial? Ele quer fazer graduação em engenharia Obrigada pelo post.

    • Oi, Elaine! Pra que programa seu filho vai se inscrever? Essa questão de pré-requisitos e “diferenciais” depende do que cada instituição tá procurando. Um abraço!

  52. MONTEIRO GUILHERME

    Olá, pessoal procuro uma bolsa de mestrado, sou Angolano e vivo em Angola, não tenho condições para suportar um mestrado no exterior, gostaria a vossa ajuda por favor. Sou licenciado em Ciências de Educação, na opção de História.
    Obrigado um abraço
    Monteiro

  53. Boa tarde, Sou Moçambicano, sempre pesquiso sobre as bolsas de Mestrado na área de Computacao – tecnologia e electronica na Europa. peso uma ajuda para realizar o meu sonho. sou licenciado de fisica

  54. Jose Manuel Chiteve Muchanga

    Oi Luísa!
    Me formei em Economia e Gestão sou de Moçambique, e sempre sonhei em fazer Doutoramento no Exterior. Como não tenho condições de ir por conta própria, pretendo tentar uma bolsa. Também não tenho inglês fluente, então lendo suas dicas, dei preferência para países que não utilizam o mesmo como idioma principal. Não sei se pesquisei da maneira correta, mas não achei nenhuma bolsa de mestrado voltada para meu curso. Fiquei um pouco desanimada.. Pode me dar algumas dicas específicas para procurar na minha área?
    Obrigada e parabéns pelo blog, tem ótimas informações!

    • Oi, José! Infelizmente não tenho dicas específicas para sua área. Não sei como você pesquisou, mas além desses sites de instituições que oferecem bolsas você pode procurar primeiro uma série de cursos que lhe interessem (colocando no Google sua área e termos como “mestrado” e similares ou procurando listas de boas universidades nos países pra onde quer ir) e depois fuçar o site da universidade ou até entrar em contato com eles pra saber se tem bolsa. Também pode procurar no Google tipo “bolsas de estudo estrangeiros espanha”, por exemplo, pra ver se aparece alguma instituição independente ou do governo. Pode ser que não exista mesmo nada pra sua área nos destinos onde você quer ir, mas vale perder umas horas procurando mais a fundo :) Boa sorte!

  55. yuri gonçalo

    ola Luisa estou procurarando licenciatura em gestao financeira em portugal, breasil ou africa do sul sera que podes me ajudar?

  56. Real

    Olá Luísa, meu nome é Real sou Angolano já terminei o plano curricular de medicina aguardando defesa final, quero fazer especialidade em pediatria e me sub especializar em cuidados intensivos. Tens algumas recomendações para mim?

  57. Debora

    B día! Cual link para ganha bolsa de graduação Virgínia ou Washington medicina? Eu não encontrei forma de tentar bolsa gratuito

  58. aelson

    Olá Luísa !! O meu filho estuda música na Universidade Mozarteum na cidade de Salzburg na Áustria; estamos custeando tanto estudos com moradia. Eu gostaria de uma informação: Você sabe me informar qual a instituição, um projeto, ou um melhor meio que possa nos ajudar com uma bolsa de estudos para o meu filho? Obrigado.

    • Oi, Aelson! Infelizmente não conheço instituições que concedam bolsas na Áustria. Já que seu filho já está estudando lá, provavelmente a melhor fonte de informação seria a própria universidade. Boa sorte com a busca! :) Um abraço

  59. Estella

    Olá Luísa, gostei muito do post, parabéns e obrigada! Eu estou com uma dúvida, você poderia me ajudar? Eu tenho vontade de cursar um mestrado no exterior, mas sempre que pesquiso sobre o assunto, vejo que um dos pré-requisitos é ter bacharelado, e eu estou cursando uma licenciatura. Não existe a possibilidade de conseguir um mestrado fora tendo apenas licenciatura? Desde já obrigada!

    • Oi, Estella! Você já entrou em contato com as universidades que lhe interessam perguntando isso? Acredito que falar em “bacharelado” um pré-requisito padrão, até porque o termo “licenciatura” (e a diferenciação entre os dois diplomas) não existe em muitos países da mesma forma que no Brasil. Se seu curso tiver a carga horária requerida pela universidade do exterior, acredito que isso não será um problema :)

Deixe o seu comentário