Rio de Janeiro

Rio: a trilha da Pedra Bonita e sua vista deslumbrante

Rio de Janeiro | 27/02/16 | Atualizado em 06/06/17 | 8 comentários

Quando pesquisei, li muita gente falando que a Trilha da Pedra Bonita, que dá acesso a uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro, era “fácil” e “supertranquila”. Só se esqueceram de dizer pra quem :P Pra sedentários como eu, o nível é pelo menos “médio” (como diz a classificação oficial), já que o percurso é íngreme e o calor do verão carioca não ajuda. Mas quem dera todas as dificuldades da vida tivessem uma recompensa assim!

De lá de cima da Pedra Bonita dá pra ver a Barra e o Recreio, parte da Zona Sul, o Cristo lá longe e a vizinha Pedra da Gávea bem pertinho.  E, de um ponto intermediário, os mais aventureiros (e menos pirangueiros) podem pular de asa delta ou parapente.

Procurando hospedagem no Rio de Janeiro? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços

A trilha começa na Estrada das Canoas, em São Conrado, e chegar lá sem carro não é a coisa mais fácil do mundo, mas rola sim. ;) De ônibus, peguei a linha 448 (Maracaí X São Conrado) e desci bem na entrada da subida pra o estacionamento. Pra saber por onde passa esse ônibus e que outro ônibus você pode pegar pra ir da sua hospedagem até lá, use sites e apps como o Vá de Ônibus e o Moovit). O caminho até lá já é uma delícia, todo arborizado, mais friozinho que lá embaixo e com casas incríveis pra invejar!

O lado ruim é a tal subida pra o estacionamento, que é ainda mais íngreme que a trilha e me fez começar o percurso ~oficial~ já meio cansada. :P Dá pra pegar o mesmo ônibus do outro lado pra voltar, mas ele demora cerca de meia hora pra passar, então se prepare pra esperar sentada no meio-fio que nem essa galera aí da foto (e euzinha, que tava sentada do outro lado).

trilha-pedra-bonita4

trilha-pedra-bonita7

No começo da trilha, você encontra uma guarita onde faz “check-in” informando o número de pessoas que estão no seu grupo, além de uma placa com informações básicas sobre a trilha. Meio escondida ao lado da guarita fica a escadinha de pedras que dá acesso ao início do percurso, que tem 1.257 metros de extensão.

A partir daí, a subida leva entre 25 e 50 minutos, dependendo do seu ritmo. Quando eu fui lá,  num domingo, tinha bastante gente, entre grupos organizados, pessoas desavisadas que paravam várias vezes se queixando do esforço e uma galera profissa que subia rapidinho como se não fosse nada. :P

trilha-pedra-bonita8

Já perto do final do percurso, o pessoal que descia ia motivando os que subiam, avisando que depois de um trechinho mais complicado com alguns degraus mais altos o topo da pedra – e sua vista deslumbrante – já tava bem próximo.

E aí minha vontade era de passar horas sentada na pedra, vendo aquele azulzão se espalhar do mar até o céu, enquanto uma galera tirava selfies e fazia até mini piqueniques. Pena que o sol a pino nos fez estilar depois de uns 20 minutos, mas não sem antes pensar várias vezes em como essa cidade é abençoada.

trilha-pedra-bonita3

trilha-pedra-bonita2

trilha-pedra-bonita6

Pra descer, todo santo ajuda, mas é bom ter cuidado pra não tropeçar em alguns trechos com galhos e raízes ou escorregar em pedacinhos meio lamacentos. Levei uns 25-30 minutos pra chegar de volta lá embaixo.

A maior parte do caminho é coberta por árvores, mas em alguns trechos (e principalmente lá em cima) o sol pode ser inclemente. Por isso, não se esqueça de levar bastante água e protetor solar. Um repelentezinho não faz mal, e chapéu e canga podem tornar o tempo passado lá no topo mais agradável. ;)

trilha-pedra-bonita8

Você já fez essa trilha? Achou supertranquila ou sofreu um pouquinho? Conta aí nos comentários!

Já curtiu a página do Janelas Abertas no Facebook? Clique aqui pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens. 

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

600x80

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Amei esse Post! Sou louca pra conhecer esse lugar, mas acabo nunca viajando pro Rio. O que eu mais gostei é que foi bem explicado como chegar lá sem carro, pra quem viaja sempre meio mochila nas costas é uma beleza <3

    • Pois é, até meus amigos cariocas não sabiam como chegar lá de transporte público, tivemos que pesquisar um pouco :P Espero que consigas ir pra o Rio em breve! Eu iria mil vezes haha. beijo!

  2. Lívia

    Boa tarde Luísa!
    Amei vc ter compartilhado sua experiência…
    Estou indo pro Rio no início de novembro (primeira vez que vou hehe) e um dos lugares que faço questão de conhecer é justamente Pedra Bonita, pois me encantei com as fotos e sou apaixonada por todo espetáculo da natureza…
    Enfim, queria saber quais são os melhores dias e horários pra ir sem Guia, preferível ir quando tiver mais gente né?! Já li que ir com pouca gente é perigoso, e só vou eu e meu namorado e fico meio receosa…
    Obrigada desde já!!

    • Oi, Lívia! Que bom que gostasse :D A vista é muito linda mesmo! Eu fui lá num sábado, então tinha bastante gente desde a hora em que cheguei até quando fui embora. Acredito que durante o fim de semana seja sempre assim. Só evitaria descer depois de escurecer :) Um abraço!

  3. Cora

    Amei seu post! Vc tem um jeito de escrever que transmite, de certa forma, uma paz…parabens!

    • Oi, Cora! Que delícia esse comentário :) Muito obrigada e volte sempre! <3

  4. Adriana

    Adorei seu post. Estou indo para o Rio é pretendo fazer esta trilha. Meu medo é meu sedentarismo não permitir.

    • Oi, Adriana! Vai devagarinho, sem se cobrar, no seu tempo. :) Boa sorte!

Deixe o seu comentário