Alemanha

Berlim: Galpões abandonados viram arte e diversão no Raw Tempel

Alemanha | 25/08/16 | Atualizado em 03/06/22 | 2 comentários

Um parque de diversões pra adultos. Li essa definição em algum lugar e não consigo pensar em forma melhor de descrever o RAW Tempel, esse espaço maravilhoso que representa um bocado do que é a cultura alternativa berlinense. Localizada entre os bairros cheios de hype Friedrichshain e Kreuzberg, essa área com mais de cinco hectares é formada por diversos galpões antigos, reaproveitados pra diversas funções, sempre com um toque de arte e ousadia.

raw-tempel4

raw-tempel5

raw-tempel3

Leia mais:

Todos os posts sobre a Alemanha
Berlim: explorando uma cidade que se transforma
Tempelhof: o aeroporto transformado em parque
Prinzessinnengärten: um jardim comunitário e oásis urbano

Originalmente, o lugar – que fica ao lado das vias férreas da estação Warschauerstraße – pertencia à oficina de manutenção ferroviária RAW Franz Stenzer (nome de um político comunista que foi morto no holocausto). Depois da queda do muro, as estruturas começaram a ser ocupadas por artistas locais, e em 1999 uma associação sem fins lucrativos, a RAW-Tempel e.V., alugou vários galpões e deu um propósito mais concreto pra o lugar.

raw-tempel12

De lá pra cá, o RAW se estabeleceu como um centro criativo que une pessoas em torno de um ideal de paraíso criativo. E se tornou, assim, um point pra encontrar gente interessante, sair à noite, frequentar durante o dia ou simplesmente explorar como curioso, que foi o que eu fiz – incluindo uma pausa pra tomar uma cervejinha sob o sol, que ninguém é de ferro. ;)

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

raw-tempel10

raw-tempel2

No espaço, você encontra diversos ateliês, galerias, eventos culturais, oficinas, seminários, peças de teatro, shows, galerias, rampas de skate, um muro de escalada, uma escola de circo e dança, bares, boates, cafés, barracas de comida de rua, exposições, cursos… Tudo isso num ambiente cheio de grafittis lindões, colorido e bagunçado, daquele jeito vintage-charmoso que é a cara de Berlim.

raw-tempel9

raw-tempel6

raw-tempel8

raw-tempel11

raw-tempel1

Endereço: Revaler Straße 99. Metrô linha U1 – estação Warschauerstraße.

Procurando hospedagem em Berlim? Clique aqui para comparar preços e reservar os melhores hotéis, albergues e apartamentos

600x80

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Tags:

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. Daiana Araújo

    Muito legal este artigo, adorei!!!

Deixe o seu comentário