Chile

Valparaíso: visitando a casa de Pablo Neruda

Chile | 18/01/13 | Atualizado em 03/06/22 | Deixe um comentário

“Sinto o cansaço de Santiago. Quero achar em Valparaíso uma casinha para viver e escrever tranquilo. Tem que possuir algumas condições. Não pode estar nem muito em cima, nem muito embaixo. Deve ser solitária, mas não em excesso. Vizinhos, tomara invisíveis”. Essa é uma parte do pedido que Pablo Neruda (1904 – 1973) fez a duas amigas, em 1959.

Depois de viajar o mundo como diplomata, o poeta encantou-se por essa peculiar construção, que havia sido iniciada por um espanhol e estava abandonada há alguns anos, e se mudou pra o lugar que seria seu refúgio e também um espaço pra receber amigos.

~~100_6607

a fachada da casa, com sua peculiar arquitetura

Neruda dividiu a casa de cinco andares com um casal de amigos e, além de concluir sua construção, decorou o espaço de forma bem peculiar. O passeio é um mergulho na intimidade do poeta, conhecido por sua vida boêmia e romântica, mas garanto que a visita é uma delícia mesmo pra quem não é seu fã. Colecionador de artigos excêntricos trazidos de várias partes do mundo, Neruda deixou marcas em cada canto da casa – e me deixou sonhando em, um dia, viver em um lugar assim, tão cheio de poesia.

Procurando hospedagem em Valparaíso? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços.

nube

La Nube, com a maior cara de confortável :)
Foto: Divulgação/Fundación Neruda

Na sala, um cavalo de madeira retirado de um carrossel. No cômodo ao lado, uma poltrona preta ao lado da janela era o xodó de Neruda, que a apelidou de La Nube (a nuvem).  No escritório, uma foto do poeta americano Walt Whitman, que Pablo definia como “seu pai na poesia”. E por toda parte da casinha, vista através de amplas janelas ou pequenas escotilhas de navio (!), a charmosa Valparaíso.

Leia mais:
O que fazer em Valparaíso
La Chascona, casa de Neruda em Santiago
Roteiro por Santiago, Valpo e a Região dos Lagos
Todos os posts sobre o Chile

bar

Bar pra receber os amigos
Foto: Divulgação/Fundación Neruda

O museu fica aberto de terça a domingo, das 10h10 às 18h (de março a dezembro) ou das 10h30 às 18h50 (janeiro e fevereiro) e é possível alugar audioguias. Confirme os horários de funcionamento antes de ir, porque podem ser alterados a qualquer momento. Ah, também vale dar uma passada na lojinha, com postais, camisas, canecas e outros souvenirs interessantes.

E você, já foi nessa casa de Pablo Neruda ou em alguma outra? Conta aí nos comentários o que achou!

~~100_6600

Vista de uma das muitas janelas da casa <3

 

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário