Dicas Práticas

Cursos online gratuitos de universidades renomadas

Que tal estudar com grandes professores de Harvard, Stanford ou do MIT de graça, de qualquer lugar do mundo, com flexibilidade de horários? Isso é possível graças aos cursos online disponibilizados por essas e outras universidades :) Batizados de MOOCs (Massive Open Online Courses), esses cursos têm se tornado cada vez mais populares. O que não surpreende, já que eles têm tudo a ver com as necessidades do mercado de trabalho atual e das pessoas nascidas em um mundo digital.

E o que isso tem a ver com viagens? Pra começar, esses cursos têm tudo a ver com “abrir as janelas” pra outros conhecimentos, mas também podem te ajudar a se preparar melhor pra conseguir uma bolsa de estudos ou um emprego no exterior, por exemplo. Você pode se acostumar a assistir aulas em outro idioma, adquirir conhecimentos valorizados em seleções (incluindo temas específicos que não são ensinados na sua cidade ou país) e mostrar no seu CV que tem interesse em aprender sempre mais ;)

Sem falar que esses cursos costumam reunir centenas ou milhares de alunos de diversos países, que trocam referências, pontos de vista e materiais aos quais você talvez não tivesse acesso em sua cidade natal. Além de ter aulas com professores que estão a milhares de quilômetros de distância, você discute os assuntos com colegas do mundo todo, ultrapassando os muros das universidades e derrubando fronteiras geográficas. E pra quem vive como nômade digital, não tem nada melhor do que poder estudar de qualquer canto do mundo sem gastar nada, né?

Você pode estudar de tudo nesses cursos: História do Rock, Zoologia, Storytelling, Empreendedorismo Social, Oratória, Genética, Python e quase tudo que puder imaginar. Ah, e quem entende inglês tem muito mais opções, mas tem aulas em português também! Alguns cursos de universidades estrangeiras já foram traduzidos pra o nosso idioma e universidades brasileiras também oferecem aulas do tipo.

Mas como funciona? Normalmente, você escolhe o curso e se inscreve, sendo avisado quando ele fica disponível; daí, pode começar a ver as aulas a qualquer momento e fica livre pra escolher o quanto quer se comprometer com o curso – pode, por exemplo, só ver as aulas, sem fazer os exercícios ou participar dos debates. Obviamente, dessa forma o aprendizado não será o mesmo e também não dá pra conseguir certificado, mas tá valendo.

Em geral, você assiste a aulas em vídeo e lê materiais recomendados, além de resolver exercícios e fazer trabalhos – que podem ser lidos e comentados por outros colegas. Alguns têm deadline pras tarefas, outros não; alguns demandam um comprometimento de uma ou duas horas por semana, outros bem mais… Tudo isso fica disponível nas páginas dos cursos. Ah, e em muitas das plataformas você pode fazer download de vídeos, textos e transcrições das aulas pra ver ou rever depois :)

Tá esperando o quê pra usar esse tempo ocioso do fim de semana pra aprender algo que você sempre quis? Essa lista não pretende ser exaustiva, mas desconfio que, assim como eu, você vai enlouquecer com a quantidade de opções interessantes nessas plataformas:

Coursera

Acho que esse site é o mais conhecido dessa lista – foi nele que eu fiz alguns cursos e me inscrevi em outros tantos que não tive tempo de acompanhar :P São 14 milhões de alunos e mais de mil cursos cursos oferecidos por 122 universidades em 30 idiomas. Você pode procurar aulas pela busca ou pelo catálogo, onde dá pra filtrar os resultados por área de conhecimento. O certificado oficial pra quem completar todas as atividades é opcional e pra obtê-lo é preciso pagar uma taxa.

O site tem versão em português e já destaca na home os cursos mais populares, os mais recomendados e os de língua portuguesa com mais recomendações. Atualmente, nosso idioma é o quarto com o maior número de aulas, depois de inglês, espanhol e chinês. Ah, e eles têm uma comunidade de tradutores voluntários chamada Global Translator Community, cheia de gente que ajuda a tornar o conhecimento acessível a mais pessoas.

coursera

edX

Criado numa parceria entre Harvard e MIT, o edX oferece dezenas de cursos dessas universidades e de outras tantas nos EUA, Austrália, Europa e Ásia. Atualmente, existem 582 cursos no catálogo da plataforma. Eles também cobram uma taxa pra quem quiser o certificado. Por enquanto, o site ainda é todo em inglês e a maioria dos cursos também – ainda não tem nenhum em português, mas achei uns 40 em espanhol.

iversity

Essa é uma plataforma europeia que funciona nos moldes das duas anteriores. O site tem versões em inglês e alemão e por enquanto as aulas só tão disponíveis nessas duas línguas, em russo e em espanhol. Achei muitas opções legais nessa plataforma, especialmente em relação a comunicação e empreendedorismo – como o Start Up Lab da Do School, por exemplo. Pena que muitos dos que eu queria fazer já acabaram, mas vale sempre ficar de olho pra ver se abre de novo :)

Veduca

Essa plataforma brasileira oferece, além dos MOOCs, cursos de extensão, MBA (pagos) e aulas livres/palestras de universidades de vários países. A quantidade de MOOCs ainda é pequena, mas somando com as aulas livres existe uma boa variedade, indo de capacitação em Adwords oferecida pelo Google a aulas de Ciência Política da USP. Entre as universidades brasileiras parceiras da plataforma você também encontra UnB, UFSC, Unesp, Unisinos e Unicamp.

veduca

Future Learn

Essa plataforma britânica tem 64 parceiros que incluem as melhores universidades do Reino Unido e de outros países, além de instituições como o British Council, o British Museum e a National Film and Television School. Eles também cobram taxas apenas pra quem queira certificado. Atualmente, só estão disponíveis cursos em inglês.

Academic Earth

Segundo o próprio site, o Academic Earth foi o primeiro a compilar cursos gratuitos online das melhores universidades do mundo, lá nos idos de 2009. Atualmente, eles têm mais de 500 aulas de MIT, Stanford, Berkeley, Harvard, Princeton e Yale, entre outras universidades. Um recurso interessante do site são as playlists, compilações de aulas interessantes a partir de determinadas temáticas. Eles têm também uma parte com vídeos originais, tipo aulas soltas que pretendem provocar reflexão e debate; entre os temas, você encontra “Como a internet está mudando seu cérebro” e “O custo econômico da obesidade”.

Khan Academy 

Disponível em português e com videoaulas em quase 40 idiomas, o site da Khan Academy também tem uma comunidade de tradutores. O site oferece exercícios, vídeos e tem também um painel de aprendizado personalizado. A plataforma tem um diferencial interessante: ela oferece ferramentas pra pais e professores, que podem observar o desempenho dos filhos/alunos e ver quais são suas dificuldades.

Open Education Database

Esse site é diferente dos outros deste post porque em vez de hospedar as aulas na própria plataforma, ele serve mais como um compilador de links pra cursos online de várias universidades. Depois de buscar um curso no OEDb, você é direcionado à página da instituição em questão, ao iTunes U ou a vários outros sites do tipo. A página também tem informações sobre universidades americanas que têm programas de estudo online (de graduação e outros níveis), incluindo dicas de bolsas de estudo e um ranking das melhores instituições.

open-education

Udacity

Criado por uma galera de Stanford, o Udacity é focado em cursos da área de TI. Eles pretendem ensinar aos usuários as habilidades que os empregadores – principalmente do Vale do Silício – procuram atualmente. Além disso, o site tem parcerias com empresas como Google e Facebook pra oferecer “nanodegrees” pra formar desenvolvedores web, analistas de dados, desenvolvedores mobile etc.

Plataformas das universidades

Além dos sites acima, muitas instituições oferecem cursos em suas próprias páginas. É o caso, por exemplo, de Stanford, MIT, FGV e Unesp.

Você já fez cursos de algum desses sites? Quais? Comenta aí e conta como foi! ^^

Já curtiu a página do Janelas Abertas no Facebook? Clique aqui pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens. 

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso :) Neste post você encontra um código pra ganhar 15% de desconto. Você economiza e ainda ajuda o blog a se manter vivo.

600x80

Posts Relacionados

10 Comentários

  1. Desses só conhecia o EDX (amo, amo, amo) e o coursera. Já completei dois cursos :) Acho que vale a pena, principalmente pra quem já não é mais estudante (meu caso) mas precisa ficar se atualizando. Sem falar que os cursos eram em inglês, então isso me ~forçou~ a voltar a estudar mais o idioma. Adorei o post!

    Obs: quem nunca se inscreveu em mais cursos do que era capaz??!! hahaha

    • Luísa Ferreira

      Hahaha pois é, Thyeme! Eu já me inscrevi em um monte; alguns comecei e parei, outros ignorei, em outros baixei todos os materiais e fiz depois… Meu sonho era ter uns meses livres pra ficar fazendo uma maratona de cursos maravilhosos <3 hahaha. Que bom que curtisse o post :)) Beijo!

  2. asouza

    Muito boa a informação!

    • Luísa Ferreira

      Que bom que você gostou :) Um abraço!

  3. antonio ferreira de farias

    Queria fazer o curso de alemão online gratuito,gostei don conteudo.Obrigado.

    • Luísa Ferreira

      Que bom que você gostou, Antonio! Bons cursos :)

  4. Fillipe

    Bom dia , não conhecia esses sites e acabei por me interessar neles =D
    A minha duvida é no caso dos dados pessoais que eles pedem, poderia confiar ou não ? já que eles pedem ‘tudo’ .
    Fiquei com um pé atrás por conta disso.

    • Oi, Filipe! Considero os sites confiáveis, especialmente Coursera e iVersity, que já uso há muito tempo. Mas aí vai de você decidir :) Que eu me lembre, não são pedidos tantos dados assim… É importante não colocar informações bancárias em lugar nenhum se não tiver intenção de comprar algo. Um abraço!

  5. Samuel Freitas

    Já fiz curso pelo Future Learn e foi excelente!
    Existe também a plataforma da França, a Fun Numerique, que também é excelente. Principalmente pra quem quer aprender francês, lá existem opções com e sem certificado. Sempre estou em algum curso com eles… Com tantas opções, concordo contigo que é difícil acompanhar todas.
    O link é ésse: https://www.fun-mooc.fr/

Deixe o seu comentário