Hungria

Onde se hospedar em Budapeste: os melhores bairros

Hungria | 16/05/17 | Atualizado em 01/07/22 | 16 comentários

Tá planejando uma viagem pra Budapeste e não sabe onde se hospedar? Se você acompanha o blog, já sabe que a capital húngara é uma das minhas cidades preferidas. Além de linda, ela é muito barata e vibrante, com bares incríveis e uma vibe descoladinha. E desde que voltei de lá, recebo muitos comentários perguntando onde se hospedar. Aqui tá a resposta!

Mas vamos primeiro entender mais ou menos como a cidade se organiza? Até o século 19, Buda e Peste eram cidades diferentes. Cada região fica de um lado do Rio Danúbio, que corta a capital, e tem perfis distintos: Buda é mais residencial e não tem muitos atrativos além do complexo do Castelo de Buda e a vista linda pra o outro lado. É uma região bem agradável, mas o ideal é se hospedar em Pest, onde tem muito mais coisas pra conhecer (incluindo os maravilhosos bares em ruínas).

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Ela é dividida em 23 distritos (que eles chamam de kerület) e normalmente se usa esses números pra se referir às regiões (em algarismos romanos). Pode parecer meio confuso, mas a vantagem é que é mais fácil falar os números do que pronunciar as palavras em húngaro, né? :P

Como eu comentei nesse post sobre transporte público e endereços, em Budapeste o sistema de transporte é meio antigo, mas funciona bem direitinho. Então se você encontrar uma hospedagem legal que não fique beeeem ao lado da maioria dos pontos que quer visitar, mas tenha uma parada de tram ou estação de metrô por perto, dá uma pesquisadinha só pra saber se a região é segura e se joga.

Leia mais:

Todos os posts sobre Budapeste

Ah, e se quiser usar as estações de metrô como referência na hora de analisar o mapa, sugiro priorizar os arredores da Arany János utca, Bajcsy-Zsilinszky, Opera, Deák Ferenc tér, Oktogon, Vorosmarty utca, Astoria, Ferenciek tere, Kalvin tér e Fovám tér.

Vamos às regiões?

Centro turístico (Belváros e Lipótváros – distrito V)

Nessa região você encontra o deslumbrante Parlamento, entre outras atrações, além de ruas cheias de lojas e o rio maravilindo. É uma área bem movimentada, bonita e com fácil acesso pra outras partes da cidade. Se hospedar à beira do Danúbio é puro luxo; tem uns hotéis com vistas lindas. A parte perto da praça Vörösmarty e da rua Váci é bem turística, com muitas lojas de souvenir e aqueles clássicos restaurantes pega-turista. Mais pra perto da praça Kálvin e da rua Ráday você encontra uns barzinhos legais (com muitos jovens, porque tem uma universidade perto) e o Mercado Central. Foi bem aí que eu morei. :)

Veja todas as opções de hospedagem nesse distrito

Bairro Judeu (Erzsébetváros – distrito VII)

O Bairro Judeu é uma das partes mais interessantes de Budapeste, com muitos restaurantes e bares (em especial os famosos “bares em ruínas”, que eu adoro, e uns mais abertos que bombam no verão, tipo esse acima) e alguns pontos turísticos. É o melhor lugar pra ficar caso você queira curtir a noite da cidade, além de ter opções de hospedagem mais em conta.

Veja todas as opções de hospedagem nesse distrito

Arredores da Avenida Andrássy (Terézváros – Distrito VI)

A Andrássy costuma ser chamada de “Champs Élysées de Budapeste”: como você deve ter imaginado, é uma avenida larga e chique,  e lá você encontra algumas lojas de luxo e a Ópera de Budapeste. No final da avenida fica a Praça dos Heróis (Hősök tere), com o Museu de Belas Artes, o Palácio da Arte e o Parque da Cidade (Városliget). Dependendo da altura em que você ficar, também vai estar perto do Bairro Judeu e de Belváros, mas pode ser mais difícil achar opções baratinhas perto da avenida.

Veja todas as opções de hospedagem nesse distrito

Distrito do Castelo, em Buda (Budavár – Distrito I)

Caso você prefira ficar em Buda, escolha um hotel no Distrito do Castelo, que é a área mais turística de lá e inclui o palácio, alguns museus, a Igreja de São Matias e ruazinhas simpáticas. Mas fique ligado: os preços por aí costumam ser mais altos – tanto de hospedagem quanto de alimentação.

Veja todas as opções de hospedagem nesse distrito

Quer conferir todas as opções de hospedagem de Budapeste, checar os preços e fazer sua reserva com o menor preço? Clique aqui.

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga NADA a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

16 Comentários

  1. Lena

    Boa noite. Adorei o blog. Em março de 2018, eu e meu mar do passaremos 5 dias em Budapeste. Reservei, mas sem compromisso um apart hotel Urca 5 rua Arany janos. Gostaria de saber se é uma boa localização. Quero ficar em um bairro bem localizado com preços de estadia e alimentação mais em conta. Vc pode me dar umas dicas de onde ficar?

    • Oi, Lena! A Arany Janos Utca é uma ótima localização :) Sobre preços mais em conta, recomendo o Erzsébetváros (bairro judeu), mas você pode dar uma olhada no Booking em todas essas regiões que indiquei, e caso encontrem algo interessante com bons preços nessas áreas vale a pena reservar. Dá pra caminhar por boa parte da cidade e os preços de alimentação são bem razoáveis fora das zonas mais turísticas (como a rua Váci), então vocês não devem ter dificuldade de encontrar bons restaurantes com bons preços. Um abraço!

  2. Lena

    Esqueci de mencionar, vou ficar no Central Studio ó utca. O que vc acha da localização dele? Obrigada. Lena

  3. Mariane

    Boa noite!!!
    Suas dicas são otimas…
    estou indo para Budapeste dia 7 de janeiro, e ficarei por lá 6 noites… estou super ansiosa, mas com medo do frio… rsrsrs
    Vou ficar no hotel City Hotel Matyas, na Rua Marcius 15 8….
    SERÁ QUE VOU CONSEGUIR ME DIVERTIR E CONHECER A CIDADE BEM??? :)

    • Oi, Mariane! Pelo que vi no mapa seu hotel é bem afastado das atrações da cidade… Não teria como se hospedar em alguma dessas regiões que indico no post, ou perto delas? Sobre o frio, nunca estive por lá nessa época, mas imagino que seja tão gelado quanto bonito :) Vais precisar de mais disposição e fazer umas pausas dentro de cafés, restaurantes e museus, mas vai dar pra aproveitar, sim! :) Um abraço e boa viagem

    • Paulo

      Me leva juntoooooooooooooooooo..

  4. FLAVIA

    Oie !Tudo bem contigo?? To escolhendo um apartamento em buda super me guiando por tuas dicas… tava perdida ! kkkk Filtrei pelo bairro judeu sempre de olho nos arredores que falastes ( me guiando pelas estações citadas no teu post) e achei esse apartamento super bonitinho e aparentemente super bem localizado. Queria tua confirmação se de fato ele tá num lugar legal e se é segura a região pra andar a pé de madrugada, pois por perto tem vários barzinhos !
    O nome é Panna’s Studio e ele fica na 1077 Budapeste, Josika utca 4.– 450 m da estação de metrô ‘Vörösmarty utca’ -. E ai? Pego? :) beijos e obrigada desde já.

  5. LUIZ ALBERTO ALBUQUERQUE

    Luísa, parabéns pelo site, muito boas dicas. Em abril/maio eu e minha esposa vamos fazer Budapest, Viena e Praga (+ algumas cidades na República Tcheca).
    Encontrei um apto muito bem avaliado e com ótimo preço, CorviNext City Center Apartments, exatamente ao lado da estação Corvin-negyed do metro.
    Vale a pena? e quantos dias inteiros – 3 ou 4?
    Obrigado, abraço

    • Oi, Luiz Alberto! Essa localização não é a mais incrível, mas é boa! Tem um shopping junto da estação com vários serviços úteis, e com o metrô vocês se locomovem facilmente. Também dá pra ir andando até o centro numa boa, se vocês tiverem disposição. Em três dias dá pra ver tudo num esquema mais corrido, mas se tiverem mais tempo vale passar quatro pra curtir com mais calma (especialmente se esse frio for embora logo e vocês conseguirem pegar tempo bom pra descansar nos parques e curtir os bares e cafés ao ar livre). Um abraço e boa viagem! :)

      • Luiz Alberto

        Obrigado, Luísa! Seguindo sua sugestão, vamos ficar 4 dias para aproveitar bem. Algum bate-volta de Budapeste que valha a pena?

        Cordial abraço

        Luiz Alberto

        • Joia! :) Tem uma cidadezinha lá perto chamada Szentendre que é uma gracinha e fácil de chegar, mas bem pequenina. Vale a pena ir no meio da tarde, passear, jantar num dos restaurantes simpáticos de lá e voltar. Boa viagem!

  6. Carolina

    Olá Luiza, parabéns pelo blog!!! Estou indo para Budapeste em outubro e estou querendo ficar no La Prima fashion Hotel , você conhece? Ou teria um outro melhor para me indicar. Obrigada, Carolina..

  7. Isabela do Lago Silva

    Oi Luísa, tudo bem? Parabéns pelo ótimo blog. Você poderia tirar algumas dúvidas minhas? Estou indo para Budapeste estudar por 6 meses da Eotvos Lorandy University, e estou tentando encontrar algum lugar para morar. Você conhece o bairro que a universidade de encontra? Se eu não me engano é no distrito XI.
    Gostaria de saber quanto são os alugueis pela região.
    Aguardo suas dias, obrigada.

    • Oi, Isabela! Infelizmente não conheço o suficiente pra saber preços atuais de aluguéis :/ Morei em Budapeste há muitos anos. Recomendo que você procure sites de busca de imóveis que sejam usados lá, ou grupos de Facebook de expatriados em Budapeste ou algo do tipo, pra ver o quanto o pessoal está pedindo atualmente por apês nessa região que você está buscando :) Boa sorte!

Deixe o seu comentário