Viajantes

8 vídeos inspiradores do TED sobre viagens

Como não amar o TED? Essa série de conferências dá voz a pessoas com ideias que merecem ser disseminadas, usando um formato leve e dinâmico. Apesar de ter nascido com foco em design e tecnologia, o evento trata hoje de todo tipo de assunto, trazendo pontos de vista inspiradores. E é claro que não podia faltar um monte de conversa sobre viagem por lá, né?

Em um domingo à noite meio preguiçoso, resolvi explorar a biblioteca de vídeos do TED e assisti a mais de 20 vídeos que falam sobre viagens, direta ou indiretamente. Muitos não me chamaram atenção por trazer conselhos bem batidos ou se limitar a anedotas de lugares que o apresentador já visitou, mas outros me fizeram refletir – e querer vir aqui compartilhá-los com vocês.

Dei prioridade aos que estão disponíveis no site oficial, com legendas em português, pra que mais leitores pudessem entender, mas dois deles só encontrei no Youtube. Assistam e depois me contem o que acharam! ;)

1. Pico Iyer – Onde é o lar?

O escritor Pico Iyer tem várias “origens” – o país dos seus pais, aquele onde cresceu, outro onde vive e o lugar onde se sente melhor. Ele fala, nesse vídeo, sobre o conceito de lar, que segundo ele não é apenas o lugar onde você mora, mas sim onde você se torna você mesmo. “Hoje, pelo menos alguns de nós podemos escolher nosso sentido de lar, criar nosso sentido de comunidade, construir nosso sentido de identidade e, assim, talvez ir um pouco além das divisões preto-no-branco da época dos nossos avós”, afirma.

2. Roz Savage – Por que estou atravessando o Pacífico num barco a remo

Roz vivia uma vida bem comum, trabalhando em escritório e acostumada à rotina. Ela convenceu a si mesma de que aventureiros eram pessoas muito diferentes dela. Até que um dia ela decidiu deixar de acreditar nessa história que tinha criado e partiu em uma grande aventura: Roz cruzou o Atlântico sozinha em um barco a remo e depois partiu pra fazer o mesmo no pacífico. Além da superação pessoal, ela usou a empreitada pra militar pela proteção do meio ambiente. “Comece a assumir a responsabilidade por sua felicidade”, diz. Sua aventura pode ser um pouco menos desafiadora, mas ainda assim transformadora. :)

3. Kitra Cahana – Um vislumbre da vida na estrada

Esse vídeo é curtinho e superficial, mas pode ser um gatilho pra pensar sobre muitos temas. A fotojornalista Kitra Cahana percorreu os Estados Unidos acompanhando e documentando a vida de nômades modernos, que vivem em carros, ruas e paradas de ônibus, pegando caronas e comendo sobras de lixeiras, muitas vezes por escolha. São histórias de arte, vícios, perigos, fuga, liberação e rebelião.

4. Aziz Abu Sarah – Para mais tolerância precisamos de mais turismo

Para esse jovem palestino, o turismo é a melhor forma de derrubar muros e criar um jeito sustentável de nos conectarmos e criarmos amizades com pessoas diferentes. Ele criou uma empresa que promove tours voltados pra acabar com barreiras como as que existem entre israelenses e palestinos e acredita que o futuro das viagens está aí. “Imagina se todas as pessoas do mundo viajassem se conectando com outras pessoas?”, questiona. Que ideia linda, né?

5. Jenni Chang e Lisa Dazols – Como é a vida LGBT ao redor o mundo

Jenni e Lisa são lésbicas, são um casal e – o que realmente importa aqui – são curiosas. Tanto que, mesmo sem saber nada sobre filmagem, viajaram por 15 países na África, Ásia e América do Sul procurando histórias de esperança e coragem protagonizadas por pessoas LGBT em diferentes contextos sociais, históricos e legais. O que elas mostram é só uma espiada, mas dá muita vontade de conhecer a história desses Supergays, como elas chamam. ;)

6. Vincent Moon – Rituais musicais escondidos ao redor do mundo

Confesso que esse vídeo me chamou atenção inicialmente porque no final dele tem uma apresentação de Naná Vasconcelos :P #bairrista. Mas na verdade esse meu bairrismo tem tudo a ver com o que Vicent Moon defende. Ele passou anos viajando pelo mundo e gravando filmes pra mostrar músicas tradicionais de cada lugar pra que as pessoas olhem de forma diferente pra sua própria cultura. “Quero que pensem: ‘meu avô é tão legal quanto Beyoncé’”, explica. Massa, né? Entre outras manifestações musicais, ele registrou Gaby Amarantos, músicas tradicionais da Geórgia, uma banda de rock da Armênia, rituais de funerais na Indonésia, Umbanda no Brasil e uma cerimônia de Ahayuasca no Peru. “A mídia de massa faz um trabalho horrível em representar o mundo”, conclui. Temos que concordar.

7. Judith Fein – Criando conexões na estrada e na vida

A fala da travel writer Judith Fein gira em torno das conexões que construímos com as pessoas, nas viagens e no dia a dia. “Não somos só turistas quando viajamos, mas também embaixadores. Pode ser que você seja a única pessoa do seu país com quem aquela pessoa vai ter contato”, observa. Por isso, ela defende que viajar é uma via de mão dupla e que é muito importante parar, observar e tentar se conectar às pessoas, mesmo sem um idioma em comum. Ao enxergar o outro e trocar experiências, você pode expandir sua mente e transformar sua vida numa viagem. Outro vídeo que apresenta uma ideia parecida é esse de Lavinia Spalding, que vai um pouco adiante: além de se conectar às pessoas, defende, escreva sobre elas e mostre a ainda mais gente que o mundo é uma grande família.

 8. Daniela Papi – O que há de errado com as viagens para fazer trabalho voluntário?

Viajar pra fazer trabalho voluntário pode ser incrível, tanto pra você quanto pra quem você ajuda. Mas já parou pra pensar que esse tipo de viagem também pode prejudicar as populações locais? Daniela Papi já foi voluntária em vários países e percebeu que há muita coisa errada na forma em que costumamos encarar essa atividade. “Estamos oferecendo soluções de curto prazo pra problemas complexos e ficamos desapontados quando não conseguimos resultados de desenvolvimento a longo prazo”, aponta. Assista ao vídeo e veja as soluções que ela propõe pra esse problema.

~

E aí, qual foi teu vídeo preferido? Tem outros (do TED ou não) pra indicar? Compartilha nos comentários!

Vai viajar pra o exterior? Não deixe de fazer um seguro viagem! Contrate o seguro que eu sempre uso e confio :) Aqui neste link, você descobre como pedir o seu com 15% de desconto e ainda ajuda o blog a se manter.

600x80

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário